Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou desde 01jan a habitar numa casa que não sabe o que é o Sol.
    Está 100% virada a norte, a única exceção é uma das janelas da cozinha a nascente.
    A casa tem cerca de 40 anos e foi sendo "renovada" esporadicamente, mas de uma forma um pouco descuidada, por exemplo substituíram as janelas de madeira por umas de alumínio, mas o trabalho está muito mal feitinho, porque aquilo agora com este frio parece mais um ar condicionado a fazer frio no máximo, tal é a ventania gélida que os frisos de alumínio me bufam.
    Tem uma salamandra que queima muito bem mas com tantas fugas de ar e entradas de ar frio, queimar lenha ali é o mesmo que queimar dinheiro porque em meia hora a temperatura conseguida desaparece do local e impera o reino do gelo ali dentro.

    Para já, para conseguir pelo menos estar ali dentro comprei uns emissores termicos para os quartos, e só não durmo em cima deles porque são duros, tomar banho faz vir as lágrimas aos olhos de tanto frio, e aconteceu no fim de semana, de vir cá para fora porque está mais quentinho do que lá dentro.

    Isto vai ser giro morar ali 2 anos, vai vai....
  2.  # 2

    Fiz uma é espécie de vistoria aos principais problemas e uma ideia de resolução para os mesmos, e cá vai:
    - As janelas de alumínio bufam ar gélido pelos frisos de todos os lados.
    -> Ideia de resolução: aplicar um fio de silicone transparente na união entre a mármore e o alumínio para selar aquelas entradas de ar.
    ? Como resolver o ar frio que entra na calha onde as janelas correm ?
    - A porta da rua também bufa a imitar as janelas mas já tem silicone.
    -> Ideia de resolução: Aplicar na calha onde a porta bate quando fecha, aquela espuma autocolante de calafetar.
    ? Será suficiente ?

    - O facto da casa ser 99% virada a norte , não tem grande solução,
    E o facto de não ser minha nem eu ter grande orçamento para estar a mexer muito também é um pouco impeditivo de atingir grande melhorias, mas não custa tentar,

    Alguem tem dicas ou experiencia em algo semelhante que possa partilhar?
    Obrigado desde já pela vossa atenção,
  3.  # 3

    Colocado por: JPedroMendesgiro morar ali 2 anos,


    Mas está de castigo? ...



    Colocado por: JPedroMendesqueimar lenha ali é o mesmo que queimar dinheiro

    Não aquece? Encha bem no início e depois é ir metendo uma cavaca de cada vez, mesmo assim não consegue ter calor em casa?
    Algo não está bem.
  4.  # 4

    Colocado por: tozepalmaNão aquece?

    aquecer, aquece,
    mas a temperatura não se aguenta dentro de casa,
    Exemplo prático: Ontem acendi a salamandra por volta das 17:00, esteve a queimar sempre alimentada cavaca a cavaca até perto das 23:00, antes de me deitar enfiei lá umas cavacas para aquilo ter o que moer o mais possível, de noite levantei me eram 03:45 e estava já murtiça, e a casa estava agradável (nada de especial mas ao menos não fazia chorar de frio)
    De manha ao levantar às 7:00 foi como voltar à estaca zero, um frio imperial de novo…
    isto tem sido recorrente… ou seja, aquilo aquece mas não aguenta a temperatura
  5.  # 5

    Tem de meter ai uns sensores de temperatura. não tem um termometro ou uma estação meteo !!? Pelo menos para ter noção das temperaturas..
    A casa é uma moradia? sabe se isolar termicamente sobre a laje de tecto, vai sentir uma grande diferença, o custo dessa intervenção deve rondar os 5€/m2, ou menos se for você a executar.. é o upgrade mais barato e com melhor retorno que poderá ter. e sem intervir no interior e/ou exterior.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasTem de meter ai uns sensores de temperatura. não tem um termometro ou uma estação meteo !!?

    Não tenho mas quero ter. Aquelas de 10€ do leroy serve?

    Colocado por: Pedro BarradasA casa é uma moradia?

    É sim, num só piso,

    Colocado por: Pedro Barradasisolar termicamente sobre a laje de tecto

    Qual o melhor material a aplicar aqui?
    neste momento essa lage serve de arrumos… e bastante útil mesmo… teria de tirar tudo dali ou depois de aplicado esse isolamento poderia voltar a colocar lá as tralhas?
  7.  # 7

    Pode, utiize XPS com encaixe (floormate), presumo que o pavimento da laje esteja mais ou menos regularizado. aplique pelo menos 60mm de espessura, depois meta uma protecção qq para não ofender o material, pode ser contraplacado. Ou nada, se as cvisitas forma muito esporádicas.

    Colocado por: JPedroMendesQual o melhor material a aplicar aqui?
    neste momento essa lage serve de arrumos… e bastante útil mesmo… teria de tirar tudo dali ou depois de aplicado esse isolamento poderia voltar a colocar lá as tralhas?


    Colocado por: JPedroMendesNão tenho mas quero ter. Aquelas de 10€ do leroy serve?

    sim, ou do AKI, LIDL, ou do ALDI...
    Lei mais aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/42107/estacoes-meteorologicas/
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradasutiize XPS com encaixe

    Isto aplicado nos quase 100m2 de lage atira-se para perto dos 500eur... não é nenhum exagero, posso pensar nisso, mas não me apetecia.... o que é certo é que em eletricidade e lenha vai dar quase ao mesmo....

    mas isto NÃO DESCARTA o reforço do isolamento das janelas e portas, pois não?
  9.  # 9

    Vai ter outro conforto, somente com essa operação... é a solução com melhor relação custo/ benefício
    Nas janelas e portas, só substituindo.. vai gastar muito mais....10x ou mais.. e continua com as perdas energéticas enormes no tecto....
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 10

    para colocar o xps (floormate) é so limpar a lage e pousar,
    ou precisa de um material para colar / fixar ?
  11.  # 11

    Colocado por: JPedroMendespara colocar o xps (floormate) é so limpar a lage e pousar,

    Certo.
  12.  # 12

    E se for com aquela manta de lã? já me disseram que também funciona.
    (Lã de rocha / Lã mineral / Lã de vidro - quem é quem, não percebo do assunto)

    Qual a diferença para o xps? em termos de funcionamento e preços já agora ;)
  13.  # 13

    Pode utilizar la de rocha com papel kraft, tem de meter 100mm ( é ligeiramente mais barato). mas depois não é adequada a estar no piso de um sotão utilizável, muito menos onde meta pesos em cima. Se quiser pode meter o XPS 60 nas zonas que tem arrumos/ pesos em cima e precise de andar e a manta no restante espaço. Os rolos de manta atravessam facilmente uma abertura de sotão de 45x60cm... as placas de XPS, tem 600 a 625 x1200mm, pelo que deve ver quais as condicionantes de acesso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPedroMendes
  14.  # 14

    Se a casa é arrendada, pondere mudar de casa
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPedroMendes
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPode utilizar la de rocha com papel kraft

    Vou tentar calcular um mix de Lã mineral com Xps
    E fazer como diz, a lã para uns pontos e o Xps onde for para ter as caixas de arrumos e passagem. Quanto ao acesso, é livre e amplo, não tem esse problema.
    Isto e tentar calafetar as janelas e portas, e assim espero passar um resto de inverno mais aconchegado,
    • zed
    • 21 janeiro 2019

     # 16

    Pela sua descrição nem vale a pena tentar aquecer a casa em si. Pode apostar antes em soluções que o vão aquecer a si:
    - na cama uma cobertura de colchão eléctrica,
    - no sofá da sala umas mantas eléctricas conforme o número de habitantes,
    - no resto dos espaços uns aquecedores por infravermelhos estrategicamente colocados (cozinha, WC, etc).

    Cada um destes dispositivos só precisa de ser ligado quando o JPM estiver por perto, poupando bastante na conta ao fim do mês (em especial as mantas e cobertura que consomem uns 50 ou 100W).
 
0.0179 seg. NEW