Iniciar sessão ou registar-se
    • rpc
    • 17 janeiro 2019

     # 1

    Boa tarde,

    no âmbito da construção de uma nova moradia, alguém sabe se um painel termodinâmico pode substituir os painéis solares, para AQS.

    Substituir no sentido da regulamentação em vigor.

    obrigado desde já
  1.  # 2

    Tem de falar com quem lhe fez o projecto da térmica. A energie, empresa de painéis termodinâmicoa diz que sim.
    • rpc
    • 18 janeiro 2019

     # 3

    Já agora, a Energie, na vossa opinião é uma boa marca, qualidade, manutenção, assistência, etc. ?
  2.  # 4

    Porque razão não mete paineis solares!!? dos verdadeiros.
    A ENERGIE, já tem bastantes anos no mercado.., não se esqueça que basicamente o sistema é uma bomba de calor ( sendo que os permutadores são os "paineis" pretos", mas estes não são solares a´te poderiam estaer montados dentro do alpendre... caso a agua no deposito não tenha temperatura suficiente, é dotada igualmente de uma resistência electrica de backup... ou seja es´ta sempre a gastar energia....

    Para AQS, numa moradia, simples e prático seria um sistema de termosifão, ou tendo mais capital, num sistema de CF, em especial em zonas com menos horas de sola que aqui no sul.
    Discuta as opções com os seus projectistas, pesquise. Além da localização, os hábitos/ perfis de consumo de AQS influenciam igualmente a escolha do sistema "ideal"...
    • rpc
    • 18 janeiro 2019

     # 5

    A minha única objecção aos painéis solares é a estética, já que com os termodinâmicos posso pô-los em "qualquer" sitio.
  3.  # 6

    Tem de ponderar todos os prós e contra...
    • rpc
    • 18 janeiro 2019

     # 7

    Sem dúvida Pedro, mas pelo que li, e vale o que vale, estes painéis são equivalentes em termos de performance.
  4.  # 8

    Eu penso que... os paineis solares (TE)tem um custo de utilização/ exploração inferior... mas igualmente já escrevi que depende de muitos factores, cada caso é um caso...
  5.  # 9

    E porque não painéis fotovoltaicos + bomba de calor?
    • rpc
    • 18 janeiro 2019

     # 10

    Eu no meu caso e também para reduzir custos estava a pensar nesta solução:
    - Em termos de AQS, painel termodinâmico, ou até solar eventualmente (mas com CF).
    - Depósito para acumulação de água quente
    - Esquentador para compensar a água que sai do depósito
    - Recuperador de calor, a água, para aquecimento central e apoio às AQS.

    Sei que é um debate sem vencidos nem vencedores, mas parece-me uma solução equilibrada e económica.
    Digam de vossa justiça :-)
  6.  # 11

    apoio a gas somente se tiver acesso a GN
    O investimento inicial também tem de ser equacionado...
    • rpc
    • 18 janeiro 2019

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradasapoio a gas somente se tiver acesso a GN
    O investimento inicial também tem de ser equacionado...


    Acesso a GN não tenho, é para construção de uma moradia.
    Tinha ideia que o investimento inicial neste caso até era dos melhores, ou nem por isso ?
 
0.0151 seg. NEW