Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Desde já, cabe-me dizer que sendo um membro novo vou seguindo este fórum desde há algum tempo.

    Procuro ideias e opiniões para melhorar a térmica de um local em minha casa. Trata-se de um vão de escadas (Foto em baixo no link) em que no topo e no fundo da escada tem esta janela do tecto até ao chão. A Janela não abre mas dá uma luminosidade aos Halls dos pisos. No entanto, esta é de vidro simples e fosco e portanto pouco eficaz termicamente, como denotam os pontos negros de humidade de condensação.

    soluções que já pensei foram:
    - tratar possíveis infiltrações nas juntas do lado de fora
    - Fazer parede em gesso cartonado naquela parede, adicionar isolamento e aproveitar para adicionar uma segunda janela aproveitando o espaço existente (também vidro fosco).


    Para já foi isto que pensei, e agradeço desde já as opiniões sobre a exequibilidade do que eu disse ou acrescentar uma solução melhor.

    Cumprimentos, Lino Lisboa

    https://photos.app.goo.gl/feXxxie4pRp7sgCC8
  2.  # 2

    Se tem infiltrações terá que as tratar, no entanto, já ponderou a substituição dessa janela por outra mais eficiente com vidro duplo e corte térmico?
    Julgo ser mais simples do que andar a fazer uma nova parede
  3.  # 3

    Colocado por: LrLisboatratar possíveis infiltrações nas juntas do lado de fora

    Não sou técnico, mas duvido que sejam infiltrações. Isso mais parece resultado de condensações frequentes, o que resulta de má ventilação e de a janela estar mais fria que o ar interior da casa.


    Colocado por: LrLisboa- Fazer parede em gesso cartonado naquela parede, adicionar isolamento e aproveitar para adicionar uma segunda janela aproveitando o espaço existente (também vidro fosco).

    Não percebo esta sua ideia: quer fazer parede nesse sítio ou quer meter janela? Explique melhor aquilo que tem em mente.

    Colocado por: pensadorsubstituição dessa janela por outra mais eficiente com vidro duplo e corte térmico?

    Isto provavelmente resolve o problema. Mais barato, era meter uma segunda janela por dentro da existente. Com vidro fosco ninguém verá se é uma ou se são duas.

    De qualquer forma, reforço a questão de falta de ventilação. Devia ver disso pois, para além das condensações, a cosia fica pouco saudável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  4.  # 4

    Não percebo esta sua ideia: quer fazer parede nesse sítio ou quer meter janela? Explique melhor aquilo que tem em mente.

    Quero melhorar o isolamento daquela parede do lado direito da janela, que é uma parede para o exterior muito exposta. Portanto, seria fazer essa parede em pladur com isolamento e "interligar" com janela de vidro fosco até à parede do lado esquerdo da janela.

    Aqui a questão é, mesmo tratando das juntas do lado de fora, pode vir a desenvolver humidade por condensação entre uma janela e outra?

    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: LrLisboaQuero melhorar o isolamento daquela parede do lado direito da janela, que é uma parede para o exterior muito exposta. Portanto, seria fazer essa parede em pladur com isolamento

    Ok, já entendi. Em teoria a ideia parece fazer sentido, mas eu não sou a pessoa indicada para dar opiniões sobre isso.

    Colocado por: LrLisboaAqui a questão é, mesmo tratando das juntas do lado de fora, pode vir a desenvolver humidade por condensação entre uma janela e outra?

    Continuo a achar que não é uma questão de juntas.
    Mais uma vez em teoria, colocando uma segunda janela pelo interior a humidade já não tem forma de chegar ao espaço entre as duas janelas e portanto não deverá haver condensações. A haver, continuará a ser por dentro, mas para isso a janela interior teria de arrefecer o suficiente para condensar a água, coisa que em princípio também já não irá acontecer.
    Certezas não lhe sei dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
 
0.0111 seg. NEW