Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 23 janeiro 2019 editado

     # 21

    Colocado por: MVAPura e simplesmente não é (nem será no futuro por mais cambalhotas que o wifi dê) possivel usar wifi para ver streaming em 4K constantes, nitidos e sem pausas para buffer. Daqui a meia duzia de anos quem não tiver a TV ligada a uma tomada RJ45 lixou-se. A verdade é esta.



    O WiFi já permite isso. Não é obviamente é o WiFi dos routers de consumo comuns ou os fornecidos pelos operadores.
    Mas é possível ter WiFi equivalente a uma rede de 1GB e com muito baixa latência.

    Tenho algures um screenshot do speedtest, em WiFi a dar praticamente 1GB de upload/download para a internet e com um ping de 2ms.

    Mas para o Netflix 4K bastam 25Mbps.
    • MVA
    • 23 janeiro 2019

     # 22

    Numa moradia numa vila sim, provavelmente até consegue isso sem grandes stresses. Num apartamento num grande centro urbano onde a sua TV capta não somente o sinal do seu router, mas também o sinal de mais 50 routers que estão a usar a mesma banda, portanto com um porradão de interferência em cima do sinal, a coisa é diferente.

    Mas vamos esquecer os problemas de interferência. Supondo que tem uma ligação por fibra de 100 Mbps contratada à MEO/VDF. Será que a TV apanha, por wifi, os 25 Mbps necessários para passar o netflix a 4K ? De forma constante? Hmmm... Então se tiver alguém em casa a usar a mesma rede wifi (um portatil, ou smartphone p.e.), duvido seriamente que consiga esses 25 Mbps na TV. O cabo é imbatível.
    Concordam com este comentário: ricat
  1.  # 23

    Conseguir, consegue, mas la esta, sao tantas variaveis que influenciam a estabilidade e velocidade por wifi que por cabo é imbatível
    • hangas
    • 23 janeiro 2019 editado

     # 24

    Claro que o cabo dá outras garantias.
    Não ponho sequer isso em questão. Mas em ambiente residencial por vezes é complicado de optar por essa solução e por isso o WiFi continua a ser uma boa alternativa. Terá que ser é uma solução mais profissional.

    O meu comentário era só no sentido que há WiFis e WiFis.


    Neste momento estou em Portugal e tenho uma ligação à NOS de 100Mbps. E consigo esses 100Mbps no Portátil, nos iPhones/tablets e até na smartTV.
    Isto num apartamento com 15 frações e mais 5 prédios em redor.

    Mas tenho uma solução com 2 APs UniFi ACPro. Os APs conseguem ver (agora) 25 outras redes na vizinhança, uns em 2Ghz outros em 5Ghz e consigo evitar bem as interferências. 802.11ac com DFS.
    E estou a usar canais "gordos"; 40MHZ (40HT)de largura de banda nos 2Ghz e 80Mhz (80VHT) nos 5Ghz, por isso as hipóteses de colisão são bem maiores.
  2.  # 25

    Pois, nesse caso é voce que faz maior interferencia aos vizinhos xD
    Concordam com este comentário: hangas
    • MVA
    • 24 janeiro 2019

     # 26

    Certo hangas. Você até percebe do assunto e meteu uns routers e uns APs à maneira e configurou a rede para usar as bandas com menos interferência.

    Mas temos que ver que 99% das pessoas usam o router que vem de oferta com a MEO/VDF (que em wifi é uma bosta) com a banda por defeito (tipicamente em 2.4G) e siga para bingo.

    Se uma pessoa está a construir ou a remodelar casa mais vale deixar uma tomada RJ45 ao lado das várias tomadas de TV. Fica future-proof.
    Concordam com este comentário: hangas
  3.  # 27

    Colocado por: MVASe uma pessoa está a construir ou a remodelar casa mais vale deixar uma tomada RJ45 ao lado das várias tomadas de TV.


    Sim. totalmente de acordo! Mas pareceu-me que estava a demonizar o WiFi, e quando as condições não o permitem também é uma boa solução fazer um investimento semelhante em WiFi.

    Com obras faz todo o sentido acautelar RJ45. E até acautelaria tomadas junto ao tecto para instalação de APs em pontos estratégicos.
    E se um dia eu fizesse uma moradia também contemplaria um backbone de fibra na vertical, para ligar os switches de cada piso, ou mesmo anexos.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 28

    Quando não há condições para cablar tudo, pode-se recorrer ao powerline.
    • MVA
    • 24 janeiro 2019

     # 29

    Da minha experiência mais vale wifi do que powerline.

    Mas sou eu que posso ter tido uma má experiência.
  5.  # 30

    Colocado por: MVADa minha experiência mais vale wifi do que powerline.

    Mas sou eu que posso ter tido uma má experiência.


    Dependerá sempre dos equipamentos em questão. Isso não pode ser assim generalizado... Tanto da capacidade do router para o wifi, como da powerline em si.
    Eu como estou em fase de construção pretendo acautelar ao máximo com RJ45. Mas a alternativa para mim passaria mais pelas powerlines do que propriamente por wifi...
  6.  # 31

    Eu também não gosto nada do Powerline.
    Sei que hoje em dia já há modelos que anunciam Gigabit (pelo menos de wirespeed, efectivos e em full-duplex já não acredito) e com tráfego encriptado mas continuo a não gostar.

    Ao menos o WiFi é ponto-multiponto enquanto que o Powerline é ponto-a-ponto (e nisto é mais parecido com um cabo).
  7.  # 32

    Após ler alguns comentários vou dar a minha opiniao.

    - Remodelações, ou outras alterações que não seja obrigatório ITED, nunca de deve colocar ITED. É muito caro e inutil. Consigo igual e melhor por uma fração do preço.

    - Wifi meo/etc.. de um serviço 100mb serve perfeitamente para serviços de streaming (netflix, etc...).

    - Tomadas com fibra optica é inutil, nunca lá irão ligar nada que lhe dê uso e os conectores são caros.

    - Tenho a casa equipada com rede fisica, switch, cabos, tomadas, etc... no entanto na utilização de rede, 90% é feita por wi-fi.

    - Invistam no wi-fi, poupem no ITED.
    Concordam com este comentário: Bender, newtonc
  8.  # 33

    Mais uma opinião....

    Tubos para todas as divisões a sair de um ponto central. No caso do ITED é da caixa central.
    Eu quando fiz obras em casa, fiz a partir do lugar da televisão na sala (e fiz as ligações com cabo ftp). E deixei uma ligação vazia da entrada da casa até à sala (que era a antiga coaxial). Ou seja, agora, que tenho vodafona fibra, tenho a fibra até ao modem (que está na sala), modem em cabo ftp ligado ao router/switch e depois derivo do switch para as partes da casa onde pretendo net (e o telefone) via cabo. Nunca precisei colocar fibra. A vodafone instalou ela prória a tomada para a fibra. Tenho cabos ftp cat5e. Tenho apenas o wireless para dispositivos móveis e a appletv.
    Num cliente em que fiz o projecto, ele pediu uma ligação especial hdmi do lugar do computador para a tv. Queria ver tv via computador sem ter o portatil pendurado na televisão.
  9.  # 34

    Colocado por: WardrunaApós ler alguns comentários vou dar a minha opiniao.

    - Remodelações, ou outras alterações que não seja obrigatório ITED, nunca de deve colocar ITED. É muito caro e inutil. Consigo igual e melhor por uma fração do preço.



    Eu também. Foi o que fiz na minha casa que não tinha ITED. Mas dai dizer que não se deve colocar ITED não me parece solução nenhuma. Tanto que existe várias formas de completar um projecto ITED. Não quer detalhar o que colocou igual e melhor por uma fracção do preço?


    - Wifi meo/etc.. de um serviço 100mb serve perfeitamente para serviços de streaming (netflix, etc...).

    Errado. Depende do router / AP WiFi em questão. E como já foi dito depende de diversos factores que têm de estar conjugados para ter a tal transmissão limpa e sem problemas.


    - Tomadas com fibra optica é inutil, nunca lá irão ligar nada que lhe dê uso e os conectores são caros.

    Sim, concordo. Neste caso o autor do tópico vai colocar porque "vende o peixe melhor..". Na prática é desperdício de dinheiro na minha opinião

    - Tenho a casa equipada com rede fisica, switch, cabos, tomadas, etc... no entanto na utilização de rede, 90% é feita por wi-fi.

    Faz bem. Cada um faz o uso que precisa. WiFi para mim é complementar, não quer dizer que não faça extremo uso. Os telemóveis e tablets não têm fichas de rede ainda !

    - Invistam no wi-fi, poupem no ITED.


    Desinformação.. Apresente lá então a sua solução igual e melhor por uma fracção do preço. Se inclui tubagem e tomadas preparadas para o futuro ligadas a um ponto central (ITED??!) então estamos alinhados :)

    Voçê sabe que para ter um Wifi de qualidade tem de ter múltiplos aparelhos distribuídos estratégicamente pela casa certo? E também certamente saberá que os aparelhos têm de estar ligados a uma rede estruturada.. e voltamos à cablagem.

    Repito: Toda o tipo de transmissão que esteja sujeito a partilha e contenção (como é o caso do Wifi) tem uma fiabilidade reduzida. Por esse motivo nunca irei aconselhar alguém a não ter um rede estruturada de cabo em casa (ou preparada para..).
  10.  # 35

    Colocado por: slicerEu também. Foi o que fiz na minha casa que não tinha ITED. Mas dai dizer que não se deve colocar ITED não me parece solução nenhuma. Tanto que existe várias formas de completar um projecto ITED. Não quer detalhar o que colocou igual e melhor por uma fracção do preço?


    Veja lá se chega! só a caixa do ITED custa mais que o switch, fichas, etc...
    cabos vai haver sempre como é obvio e não digo o contrário, o ITED é que não é necessário. Só aquela caixa meu deus....que desperdicio de dinheiro.

    Colocado por: slicerErrado. Depende do router / AP WiFi em questão. E como já foi dito depende de diversos factores que têm de estar conjugados para ter a tal transmissão limpa e sem problemas.


    O router original da meo chega bem. Se tiver muito longe claro que não chega, mas pode sempre arranjar um amplificador wifi.
    Mas diga lá quando fica um ITED semelhante ao desenho que coloco?
      router.jpg
  11.  # 36

    Colocado por: WardrunaApós ler alguns comentários vou dar a minha opiniao.

    - Remodelações, ou outras alterações que não seja obrigatório ITED, nunca de deve colocar ITED. É muito caro e inutil. Consigo igual e melhor por uma fração do preço.

    - Wifi meo/etc.. de um serviço 100mb serve perfeitamente para serviços de streaming (netflix, etc...).

    - Tomadas com fibra optica é inutil, nunca lá irão ligar nada que lhe dê uso e os conectores são caros.

    - Tenho a casa equipada com rede fisica, switch, cabos, tomadas, etc... no entanto na utilização de rede, 90% é feita por wi-fi.

    - Invistam no wi-fi, poupem no ITED.
    Concordam com este comentário:Bender


    Eu na remodelação que ando a fazer criei um ITED caseiro. Comprei um quadro Ati vazio (sem aro equipado) e daí segue os cabos de rede e coaxiais para todas as divisões onde tem tomadas RJ45 e tv.

    No final é só colocar lá dentro um switch e um splitter para o cabo coaxial.
    Concordam com este comentário: Wardruna
  12.  # 37

    Quanto custa um ITED?
    Fica uma ideia, nos cabos coaxiais pode acompanar um rj45 que não gasta muito mais.
      router 2.jpg
  13.  # 38

    Colocado por: Bender

    Eu na remodelação que ando a fazer criei um ITED caseiro. Comprei um quadro Ati vazio (sem aro equipado) e daí segue os cabos de rede e coaxiais para todas as divisões onde tem tomadas RJ45 e tv.

    No final é só colocar lá dentro um switch e um splitter para o cabo coaxial.
    Concordam com este comentário:Wardruna


    Só não faz isso quem é obrigado a "pagar" ITED ou tem dinheiro a fazer peso.
    • slicer
    • 24 janeiro 2019 editado

     # 39

    Wardruna, eu fiz o mesmo caseiro.

    Tenho um ponto central na casa (está embutido num armário) com um rack para levar o equipamento e cablagem.

    Eu não sou construtor nem DO.. O que encareceu no seu caso o ITED ? É a caixa com aquelas ligações da tanga? (entradas e saídas RJ45 e Coaxial)? o ITED não obriga a essa solução, dá para fazer um mini bastidor como deve ser e passar na certificação ou não?

    Eu no meu armário "Rack" tenho:

    - Ligação/tubagem para a caixa de entrada do telefone (telecomunicações). Daqui entra a fibra do fornecedor.
    - Ligação/tubagem para um dos pontos coaxiais da casa. Este liga a um amplificador coaxial e alimenta novas tomadas nas divisões (no topo das paredes para pendurar tv's por exemplo)
    - Tubagens para os RJ45.. Vão às divisões todas. Algumas são duplas.
    - Patch Panel RJ45 (24 portas)
    - Switch (24 portas Gigabit)
    - ONT
    - Router
    - Mais umas coisas/brincadeiras que não são importantes..

    Quanto me custou a brincadeira.. o rack de parede ainda custou uns bons euros, mais o patch e por ai fora.. As tomadas da legrand também não são exactamente baratuchas.. o cabo foi barato.. deve ter ficado tudo à volta dos 400/500€.
  14.  # 40

    Mas o ITED (em casa nova que é obrigada a ter) não tem de ter a caixa completa e ainda ter lisença?

    No meu caso o mais caro foi abrir os roços na parede para passar tubagem.
    Cabos, switch, tomadas e antena foi barato.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
 
0.0276 seg. NEW