Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 21 janeiro 2019 editado

     # 1

    Viva,

    Tenho uma moradia geminada que foi ampliada para trás há cerca de 10 anos, tendo conservado as paredes originais de alvenaria, paredes as quais compõem a sala de estar. O terreno à volta da casa é permeável (relva, seixos) e existe uma cave que não é ventilada.

    A sala teve uma infestação de térmitas com o anterior proprietário, parece que elas atacaram principalmente o flutuante laminado (ou então alguma peça de madeira do anterior proprietário). Curiosamente, embora tenham entrado perto do rodapé de madeira maciça, parece terem atacado menos este último.

    Por outro lado, parece-me haver alguma humidade a nível da betonilha. Mas também não sei o que são parâmetros normais. Encostei um medidor de humidade destes na betonilha e deu-me valores entre 8% a 23% (mais perto das janelas de sacada). Este último registo já me parece alto mas também não sei até que ponto estes instrumentos são fiáveis. Também existem fissuras na betonilha (por lapso não fotografei).

    Agora as minhas questões:
    - Deve-se reparar as fissuras na betonilha? Se sim, como?
    - Quanto aos buracos que se vêm na base das paredes, o que fazer em relação aos mesmo? É normal? Prefiro não ter autênticas auto-estradas para as térmitas acederem à casa, se bem que já li que lhes basta uma fissura de 0,5mm...
    - Por outro lado, acho que baixando a humidade também reduz o risco de térmitas. Que soluções se recomenda, há alguma intervenção que se possa fazer nesta fase para melhorar a impermeabilização?
    - Onde encontrar técnicos que especializem nesta área?
    - Estava a pensar aplicar soalho de madeira mas tenho receio de ter problemas com as térmitas e humidade. Isto é muito arriscado?
    - Alguns outros conselhos?
      IMG_20190120_164532346.jpg
      IMG_20190120_163944140.jpg
      IMG_20190120_161546695.jpg
    • zed
    • 22 janeiro 2019

     # 2

    Ninguém me consegue dar umas luzes?
  1.  # 3

    Colocado por: zedViva,
    [...]
    Por outro lado, parece-me haver alguma humidade a nível da betonilha. Mas também não sei o que são parâmetros normais. Encostei ummedidor de humidade destesna betonilha e deu-me valores entre 8% a 23% (mais perto das janelas de sacada). Este último registo já me parece alto mas também não sei até que ponto estes instrumentos são fiáveis. Também existem fissuras na betonilha (por lapso não fotografei).


    Por curiosidade, há valores de referência para a gama de valores aceitáveis da humidade da alvenaria medida com este tipo de aparelho?
    • zed
    • 31 janeiro 2019

     # 4

    O equipamento tem uns valores de referência, resta saber até que ponto se pode levar isto a sério ou se não passa de um brinquedo.. Para materiais que não madeira:

    "Low" 1,5 – 16,9 %
    "Medium" 17 – 19,9 %
    "High" 20 – 33 %
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0105 seg. NEW