Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias

    tenho um problema no olho de boi da minha casa

    o canalizador esteve lá e ao desapertar para abrir a água o miolo saltou e houve uma inundação,conseguiu lá enroscar o miolo novamente e a água parou.

    como a canalização e muito antiga para evitar meter um novo que implica partir parede etc,se por acaso encontrar um olho de boi igual será que só substituir o miolo resultará?ou ter se há partido qualquer coisa lá dentro?

    obrigado
      olho.jpg
  2.  # 2

    Troca o passador todo, isso não é passador olho de boi isso é tipo EPAL ou MAS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  3.  # 3

    o da imagem não é bem igual o mais parecido que consigo encontrar é este abaixo


    quer dizer que se encontrar igual não vai dar para substituir o miolo?

    é que o problema é que tem que se partir parede fazer novas roscas e mandar cortar a água na rua porque há passagem mesmo cortanto a água no p´rdio,é um prédio de 8 andares mora lá muita gente é um problema
      torn-olho-de-boi-3-4.jpg
  4.  # 4

    Fala com o condomínio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  5.  # 5

    Colocado por: Sergio RodriguesFala com o condomínio


    já falei,percebem tanto daquilo como eu,o que eu queria saber é se encontrando um igual e substituindo só o miolo o problema ficava resolvido,porque não sei se saltou alguma peça de dentro do olho de boi que impeça a rosca de saltar.Mas como não sei como é q funciona o olho de boi vou esperar que o canalizador compre um novo(se encontrar igual) e depois logo se vê
  6.  # 6

    O olho boi deve ser igual ao da imagem de baixo o que falta é a peça que faz batente ao embolo que tem 2 parafusos, lubrifica o embolo e coloca uma peça nova tem que ver se é de 1/2 ou 3/4.
    Isso é em Lisboa se for eu tenho algumas dessas peças porque isso é muito dificil de arranjar.
    Concordam com este comentário: flavio63
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  7.  # 7

    Costa obrigado pela dica mas ali não falta nada,fui agora tirar fotos ao meu e ao da minha vizinha e são iguais como pode ver nas fotos abaixo,os buracos que se vê são dos parafusos que apertam a tampa tipo campanula...acho que vou mesmo ter que partir aquilo tudo e meter um novo
      50740865_2423243564414583_1328070880823083008_o.jpg
      50537170_2423243554414584_6418174161050402816_o.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: Costa53Isso é em Lisboa se for eu tenho algumas dessas peças porque isso é muito dificil de arranjar.


    eu sei que é dificil já corri tudo e não há

    é no Barreiro
  9.  # 9

    Costa 53

    o "canalizador" hoje fez a mesma asneira que eu fiz e que só soube agora.

    ele tirou aquela peça que está assinalada a amarelo,desapertou o embolo e aquilo com a pressão da água saltou,será que é essa peça que impede que o êmbolo salte?
      50740865_2423243564414583_1328070880823083008_o2.jpg
  10.  # 10

    Então !!!.... mas antes tem de fechar a agua do predio!!!?
    Concordam com este comentário: flavio63
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasEntão !!!.... mas antes tem de fechar a agua do predio!!!?


    ponto da situação

    eu sei...já andei umas horas a apanhar água.Agora antes de mexer corta-se a água.

    o que eu gostava de saber é se aquela peça que está marcada a amarelo impede o embolo de sair,porque basta dar 1/4 de volta o embolo sai disparado se a peça não estiver lá

    e com a peça lá metida só vou experimentar amanhã,mas gostava de saber se há alguém que me possa dizer QUE se a peça estiver lá o embolo não tem maneira de saltar.

    EDITADO
      50740865_2423243564414583_1328070880823083008_o3.jpg
  12.  # 12

    pois isso já não sei, pois nunca mexi ou desmontei uma peça dessas. nem vi qq desenho tecnico em corte. O costa53, deve saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  13.  # 13

    Flavio

    Acho muito estranho o canalizador desconhecer que tem que fechar a agua ao predio antes de mexer no olho de boi, é evidente que é essa peça que segura o embolo e tem que substitur esses parafusos porque ao tentar tirar vão-se partir são parafusos M6 com rosca milimétrica, substitui a tal peça que se chama brida porque está muito desgastada.
    Para substituir esse olho boi tem que substituir a tubagem até ao contador caso contrario não tem outra hipotese.
    Concordam com este comentário: flavio63, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
  14.  # 14

    Colocado por: Costa53Acho muito estranho o canalizador desconhecer que tem que fechar a agua ao predio antes de mexer no olho de boi


    obrigado costa,amanhã vou lá com o "canalizador" mandamos o admnistrador cortar a água metemos um tubo direto em vez do contador e vamos tentar abrir e fechar o olho de boi sem tirar a brida (que nunca se devia ter tirado) e depois digo como é que correu.

    se conseguirmos abrir e fechar a água sem o embolo saltar estamos safos senão tem mesmo que se partir tudo e meter um novo

    eu até substituia a brida mas não encontro aquilo em lado nenhum nem na TIBA.

    Eu tenho medo é de ter partido qualquer coisa dentro do olho de boi porque a primeira vez quando lá fui tentar rodar o olho de boi tirei a briga(que não devia ter tirado) e com a força que fiz aquilo rodou e saltou,não estava áspera que aquilo saltasse senão tinha mandado cortar a água

    tirei a brida porque com as chaves que tinha não conseguia ter alcance para rodar o embolo
  15.  # 15

    O que eu tenho são estes para 3/4

    Se precisar até lhe ofereço para o ver aliviado dessas inundações.
    Concordam com este comentário: flavio63
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flavio63
      20190122_193235.jpg
  16.  # 16

    obrigado costa amanhã dou novidades
  17.  # 17

    Colocado por: Costa53O que eu tenho são estes para 3/4

    Se precisar até lhe ofereço para o ver aliviado dessas inundações.



    mas essa peça por si só impede o embolo de saltar?e se estiver alguma coisa partida dentro do olho de boi? o embolo não salta à mesma?
  18.  # 18

    Que coisa interessante é essa que dá pela alcunha de "olho de boi"? Isso para mim parece uma mera válvula de corte, ou estou errado?
  19.  # 19

    update

    a unica maneira de abrir e fechar o olho de boi é aliviando aquela peça que o COSTA53 tem na foto acima e que diz que se chama brida,mas essa peça só pode ser aliviada se se desligar as bombas do prédio porque senão o embolo sai disparado com a pressão.

    A minha duvida é porque é que isso acontece,será que a peça está gasta como disse o costa? será dos parafusos?

    dentro da válvula não creio que haja qualquer coisa a impedir que o embolo abra e feche porque o embolo já saltou de lá com a pressão da água e qualquer coisa que lá estivesse também teria saído disparado.

    se conseguisse arranjar uma válvula igual era capaz de resolver o problema trocando só o embolo os parafusos e a brida..mas não consigo arranjar igual.

    aceitam-se sugestões...para ver se não tenho que partir tudo
  20.  # 20

    Colocado por: Costa53Se precisar até lhe ofereço para o ver aliviado dessas inundações.


    se isso resolver o problema pode ser que tenhamos que falar,mas essa peça não é bem igual mas pode ser que sirva.

    só uma pergunta,afinal o que é que impede o embolo de saltar?é essa peça ou os parafusos que a apertam ao corpo do olho de boi?
 
0.0213 seg. NEW