Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    já recebi ao tempo o orçamento mas ainda não tive possibilidade de ir a Lisboa.
    Para a semana vou lá mas a primeira vez que lá fui, ia só com o desenho para o sistema rega da relva e a explicação para o resto do sistema sem desenho é complicado.

    Ainda não sei como é o projeto mas no orçamento já tenho muitas válvulas só para esta parte do terreno o que faz com que teria de adquirir programadores modulares que são muito mais caros que um fixo.

    Sendo assim e não sabendo o que foi projectado mas querendo levar algum serviço feito, desenhei aqui um dos sectores da rega gota-a-gota.

    A rega gota sera com tubo polietileno e depois com gotejadores compensantes 2l/h e espaçamento 45cm entre eles.
    O circuito tem 200m de rega gota a gota e a válvula fica mais ou menos ao centro ( 110m para um lado e 90m para o outro).

    Encontrei uma tabela que diz que o limite do tubo 1/2" é de 200/200 ( 200 feet e 200g/h = 60m e 760L/h) e tubo 3/4" é de 480/480 ( que dá 145m e 1800L/h).

    Nem todo o tubo terá gotejadores de 45 em 45cm porque existem zonas que não têm nada mas pelos meus calculos são cerca de 400 gotejadores o que dá 800L/h.

    Como a válvula está mais ou menos ao centro do circuito posso duplicar os valores dos limites tabelados? O objectivo era usar só uma valvula neste circuito, o tubo 1/2 esta fora de questão porque mesmo duplicando o limite tabelado o comprimento nunca iria chegar e ia ter perdas de carga enormes e possivelmente não iria sair agua nos ultimos gotejadores correcto?
      drip.jpg
  2.  # 22

    Colocado por: jo.sanComo a área de relva é só de 150m2 estou a pensar num corta relva eletrico.

    Para facilitar queria instalar uma tomada electrica no exterior, vi uns postes em inox que tem tomadas para o exterior, o probelma é que parece que não têm muita segurança, uma vez que uma criança pode levantar as tampas e meter lá os dedos.

    Existe algo semelhante mas com chave?


    Optou por um eléctrico? Mesmo para 150m eu não o faria, andar com fio atrás é uma seca, tem de ter uma mão só para o fio... Se se distrai corta o fio... Qd era miúdo a relva era a minha responsabilidade, e era um desses, cortei o fio 2 ou 3 vezes..
  3.  # 23

    Ainda não comprei mas desisti da ideia do electrico por isso mesmo, por causa do fio. Ainda pensei em comprar com bateria mas são muito caros.

    A decisão já está praticamente tomada, vai ser com motor gasolina Husqvarna LB146P ou Husqvarna LB246PI.
  4.  # 24

    Colocado por: jo.sanAinda não comprei mas desisti da ideia do electrico por isso mesmo, por causa do fio. Ainda pensei em comprar com bateria mas são muito caros.

    A decisão já está praticamente tomada, vai ser com motor gasolina Husqvarna LB146P ou Husqvarna LB246PI.


    OK, Motores Honda tb são bons e há muitas marcas a equipar com esses motores.
  5.  # 25

    Acabei por desistir de comprar o material na Cudell porque os preços em lojas online são muito mais baixos.
    Depois de ler todos os guias de marcas conhecidas como toro, rainbird e hunter além deste tutorial super completo ( https://web.archive.org/web/20190125104935/https://www.irrigationtutorials.com/ ) estou confiante que consigo ser eu a fazer isto inclusive o projecto.

    Só estou com uma dúvida, nenhuma catalogo de rega hunter, rainbird, cepex ou mesmo distribuidores como fluidra, aquamatic e a propria cudell tem para venda "Backflow Preventer".

    Todos os guias falam sobre isto e dizem para usar o que esta na lei, que não faço ideia nenhuma de qual seja.

    Os backflow preventer são aqueles dispositivos que impossibilitam que as aguas da rega (especialmente do sistema gota-a-gota) se misturem com a agua potavel da casa de um furo ou da rede.

    Pelos vistos uma valvula anti-retorno ou um tubo em forma de "U"invertido uns 50cm acima do aspersors/gota-agota mais elevado não é suficiente.

    Estou a falar de dispositivos denominados por exemplo de "Pressure Vacuum Breaker " ou "Double Check Type Backflow Preventer"

    Costumam usar isto nos vossos sistemas ou usam apenas 1 ou 2 valvulas anti retorno?
  6.  # 26

    Pensei k fosse as válvulas anti dreno
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo06082021



    compra no mesmo sitio.

    senão não servem para umas coisas e já servem para outras??!!

    e isso é para não contaminar a água da rede,mas isso acaba por ser uma treta pois na sua casa você não tem sistema anti contaminação.


    Nas lojas online que consultei nenhuma vendi-a estes produtos, aliás nem a própria Cudell vende.
    Compreendo que a Cudell seja muito boa, gostei muito do atendimento mas os preços mesmo com desconto são altos.

    Não acho normal um produto já com desconto seja mais caro que no AKI ...
  8.  # 28

    Colocado por: Sergio RodriguesPensei k fosse as válvulas anti dreno


    Acho que isso é mais para evitar as poças de agua que se formam nos aspersores na cota mais baixa quando o terreno tem algum declive.
  9.  # 29

    Mas não arranja válvulas anti retorno? Isso é para utilizar água da companhia?
    • jo.san
    • 15 abril 2019 editado

     # 30

    É para utilizar água de um furo que abastece a casa. A água tem tratamento com cloro mas a derivação para a rega fica antes do sistema tratamento com cloro.

    Inicialmente estava a pensar em usar 2 válvulas anti retorno, mas depois de ler os guias em que falavam todos nos "backflow preventer" fiquei mais apreensivo se devia usar apenas as valvulas anti-retorno ou não.

    Como já vi aqui vários tópicos de users a instalarem sistemas de rega queria saber como é que eles fizeram.

    Hoje vou aqui a uma loja física na minha zona que vende material piscinas em que fazem uns descontos excelentes para ver se tambem vendem material rega.

    Acho os preços dos catalogos de ambas as lojas estranho, o mesmo material mas preços bastante diferentes, preços sem IVA e sem descontos:

    cudell: http://cudell.pt/sites/cudell.pt/files/catalogo_rega_ev-bombas_2019_11abr.pdf

    fluidra: http://catalogo.astralpool.com/por/rega/

    Por exemplo:

    Hunter Rotator MP800SR90:
    cudell-> 14,59€ + IVA
    fluidra-> 11,00€ + IVA

    RainBird DVF 1":
    cudel-> 61,37€ + IVA
    fluidra-> 42,00€ + IVA

    Hunter XCore-801i-E:
    cudell-> 154,94€ + IVA
    fluidra->124,00€ + IVA
  10.  # 31

    E tem água da companhia?
  11.  # 32

    As válvulas que procura deve ser as válvulas anti poluição
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  12.  # 33

    Colocado por: Sergio RodriguesE tem água da companhia?


    Não.
  13.  # 34

    Então se houver retorno vai sempre passar pelo ponto de tratamento com cloro. Ou estou a ver mal a coisa?
  14.  # 35

    A derivação para a rega é o que está a verde e o sistema tratamento com cloro fica na linha que diz "house"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      PP.gif
  15.  # 36

    Uma válvula anti retorno depois da derivação e está feito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  16.  # 37

    .
  17.  # 38

    Colocado por: jo.sanÉ para utilizar água de um furo que abastece a casa. A água tem tratamento com cloro mas a derivação para a rega fica antes do sistema tratamento com cloro.

    Inicialmente estava a pensar em usar 2 válvulas anti retorno, mas depois de ler os guias em que falavam todos nos "backflow preventer" fiquei mais apreensivo se devia usar apenas as valvulas anti-retorno ou não.

    Como já vi aqui vários tópicos de users a instalarem sistemas de rega queria saber como é que eles fizeram.

    Hoje vou aqui a uma loja física na minha zona que vende material piscinas em que fazem uns descontos excelentes para ver se tambem vendem material rega.

    Acho os preços dos catalogos de ambas as lojas estranho, o mesmo material mas preços bastante diferentes, preços sem IVA e sem descontos:

    cudell:http://cudell.pt/sites/cudell.pt/files/catalogo_rega_ev-bombas_2019_11abr.pdf

    fluidra:http://catalogo.astralpool.com/por/rega/

    Por exemplo:

    Hunter Rotator MP800SR90:
    cudell-> 14,59€ + IVA
    fluidra-> 11,00€ + IVA

    RainBird DVF 1":
    cudel-> 61,37€ + IVA
    fluidra-> 42,00€ + IVA

    Hunter XCore-801i-E:
    cudell-> 154,94€ + IVA
    fluidra->124,00€ + IVA

    Que tipo de tratamento tem?
  18.  # 39

    Filtro malha 120 mesh + 2 filtro copo ( um com filtro sedimentos 25 microns e outro com polifosfato 5mg/L) e doseador cloro.

    A derivação para o sistema rega fica antes deste sistema todo filtração por isso teria que meter nessa derivação outro filtro malha ou disco 120mesh.
  19.  # 40

    Colocado por: Sergio RodriguesUma válvula anti retorno depois da derivação e está feito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo.san


    Também penso que seja. De qualquer das formas vou ligar amanhã para a Cudell para ver se fazem os tais 50-55% desconto que tenho lido aqui no forum. A mim fizeram basicamente metade do desconto que se fala por aqui...
 
0.0240 seg. NEW