Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, gostava que me ajudassem sff.
    Comprei casa o ano passado de 2 pisos, tenho um inquilino num dos pisos, que tem um contrato de arrendamento do antigo proprietário e que vai fazer os 5 anos em Setembro deste ano e paga 250€.
    Eu queria continuar com os senhores lá em casa, mas quero cessar esse contrato atual e fazer um novo, com alteração da renda para mais um pouco.
    Como faço?

    Obrigada.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    enviar carta registada de rescisão de contrato 3 meses antes de setembro e outra carta em simultaneo a informar que só faz novo contrato se pagarem a renda que quer

    fácil
    Concordam com este comentário: APiedade, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  3.  # 3

    Colocado por: flavio63enviar carta registada de rescisão de contrato 3 meses antes de setembro e outra carta em simultaneo a informar que só faz novo contrato se pagarem a renda que quer

    fácil


    Então sempre posso cessar o atual e fazer um novo? E não há problema os senhores terem mais do que 65 anos? Posso aumentar a renda na mesma? O inquilino diz que para ele não é problema o dinheiro!!!
    • size
    • 24 janeiro 2019

     # 4

    Tem que negociar com esse inquilino o valor da renda que pretende e, se ele aceitar, poderá formalizar uma adenda ao contrato existente a fixar o valor da nova renda.
    Se ele não concordar, terá que respeitar o prazo do contrato e, se assim entender, opor-se à próxima renovação automática, no sentido de angariar outro inquilino para a nova renda.
    Concordam com este comentário: JOCOR, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  4.  # 5

    Colocado por: APiedadeO inquilino diz que para ele não é problema o dinheiro!!!


    então se ele diz isso está á espera de quê?
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  5.  # 6

    Colocado por: APiedadeque vai fazer os 5 anos em Setembro deste ano

    Mas o contrato é de 5 anos? Foi iniciado em 2014 ?
    O inquilino arrendou a casa pela primeira vez com cerca de 60 anos?
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  6.  # 7

    Colocado por: sizeTem que negociar com esse inquilino o valor da renda que pretende e, se ele aceitar, poderá formalizar uma adenda ao contrato existente a fixar o valor da nova renda.
    Se ele não concordar, terá que respeitar o prazo do contrato e, se assim entender, opor-se à próxima renovação automática, no sentido de angariar outro inquilino para a nova renda.


    Quero mesmo fazer um novo contrato de 3 anos no maximo, pois o atual é de 5anos.
    Posso fazer?
    • size
    • 24 janeiro 2019

     # 8

    Sim, pode. Pode propor isso ao inquilino.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  7.  # 9

    Colocado por: JOCOR
    Mas o contrato é de 5 anos? Foi iniciado em 2014 ?
    O inquilino arrendou a casa pela primeira vez com cerca de 60 anos?


    O inquilino morava lá num anexo da casa, quando a casa ficou vazia (devido a falecimento da proprietária) o inquilino foi para essa casa , os filhos da proprietária fizeram um contrato em 2014 de 5 anos, que termina este ano em Setembro.Eu alterei os meus dados e deixei ficar esse contrato o ano passado quando comprei a casa.
  8.  # 10

    Colocado por: sizeSim, pode. Pode propor isso ao inquilino.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Ele sabe que vou fazer um contrato novo e com aumento de renda, pois foi falado quando comprei a casa o ano passado... só que ele está a "exigir" que quer um contrato de 5 anos na mesma!!!
  9.  # 11

    Colocado por: flavio63

    então se ele diz isso está á espera de quê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    O inquilino "exige" um novo contrato de 5 anos!
    Eu só nova nisto e o senhor é daqueles senhores que tem a mania que sabe tudo... mas com isso suporto bem... só que tenho receio que não possa ser possivel fazer devido à idade...
  10.  # 12

    Se não fizer antes um novo contrato, terá que lhe enviar carta registada com aviso de recepção com mais de 120 dias de antecedência a comunicar a sua OPOSIÇÃO à renovação do contrato.

    Depois, nada os impede de fazer novo contrato de acordo com aquilo que acordarem. Senão, ele sai e você trata de arranjar novo inquilino.

    Não vejo qual seja o seu problema com um novo contrato de 5 anos. Tenha isso em conta quando combinarem a renda ou a forma da sua actualização.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  11.  # 13

    Colocado por: APiedade. só que tenho receio que não possa ser possivel fazer devido à idade...

    Pode fazer contratos com prazo de duração de até TRINTA anos.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  12.  # 14

    Colocado por: JOCORSe não fizer antes um novo contrato, terá que lhe enviar carta registada com aviso de recepção com mais de 120 dias de antecedência a comunicar a sua OPOSIÇÃO à renovação do contrato.

    Depois, nada os impede de fazer novo contrato de acordo com aquilo que acordarem. Senão, ele sai e você trata de arranjar novo inquilino.

    Não vejo qual seja o seu problema com um novo contrato de 5 anos. Tenha isso em conta quando combinarem a renda ou a forma da sua actualização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Certo. Vou ver então se consigo arranjar uma minuta a oposição à renovação do contrato.

    O problema dos 5 anos é, se fizer um de 3 anos e se não quiser continuar com esse inquilino não renovo, mas são 3 anos.. agora 5 anos já é algum tempo.. até porque ele "exige" em tudo lá... parece que aquilo é dele...eu sei que o senhor teve muito tempo lá sozinho e já está habituado andar pelo terreno...mas eu pus limites! E o senhor não gostou.. por isso não sei como vai ser daqui para a frente, por isso ia dar oportunidade de ficar lá e fazia de 3anos e depois logo se via o andamento.. não sei se estou a fazer entender! :/
  13.  # 15

    Colocado por: JOCOR
    Pode fazer contratos com prazo de duração de até TRINTA anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Falo da idade do Senhor e da Senhora, são um casal. Porque já li leis derivado há idade a partir dos 65 anos.. mas não percebi muito bem...
    • size
    • 24 janeiro 2019

     # 16

    Colocado por: APiedade

    Falo da idade do Senhor e da Senhora, são um casal. Porque já li leis derivado há idade a partir dos 65 anos.. mas não percebi muito bem...


    Essa circunstância, apenas se aplica nos casos em que o inquilino habite na mesma casa há 25 anos.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  14.  # 17

    Colocado por: APiedadeVou ver então se consigo arranjar uma minuta a oposição à renovação do contrato.


    Quem sabe escrever aquilo que você aqui escreveu também sabe mandar uma carta com 2 ou 3 linhas a dizer que se OPÕE à renovação do contrato. Ponto final.

    Tenha sim a preocupação de enviar a carta com mais de 120 dias de antecedência do fim do contrato e com carta registada com aviso de recepção.
    Envie o nome e a morada CORRECTOS e , pelo sim pelo não, envie também uma carta igual ao (à) cônjuge do titular do contrato.

    Nada a impede de enviar as cartas já daqui a alguns dias. Cumpre os mais de 120 dias e eles ficam com mais tempo para arranjarem nova casa ou para acordarem consigo um novo contrato.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: APiedade
  15.  # 18

    Colocado por: size

    Essa circunstância, apenas se aplica nos casos em que o inquilino habite na mesma casa há 25 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Otimo. Obrigada :)
  16.  # 19

    Colocado por: JOCOR

    Quem sabe escrever aquilo que você aqui escreveu também sabe mandar uma carta com 2 ou 3 linhas a dizer que se OPÕE à renovação do contrato. Ponto final.

    Tenha sim a preocupação de enviar a carta com mais de 120 dias de antecedência do fim do contrato e com carta registada com aviso de recepção.
    Envie o nome e a morada CORRECTOS e , pelo sim pelo não, envie também uma carta igual ao (à) cônjuge do titular do contrato.

    Nada a impede de enviar as cartas já daqui a alguns dias. Cumpre os mais de 120 dias e eles ficam com mais tempo para arranjarem nova casa ou para acordarem consigo um novo contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:APiedade


    Sim quero enviar a carta registada com aviso de recepção, como fiz quando enviei a carta de alteração de dados dos novos proprietários. Sim vou enviar ainda este mês ou no inicio do mês que vem.
    Muito, mas muito Obrigada pelas informações. :)
  17.  # 20

    Só mais uma questão, no ano passado quando comprei a casa, os filhos da proprietaria entregaram-me o valor da causão certo.
    Quando for feito o novo contrato, e com a nova renda, o inquilino tem que dar a diferença da renda que paga atual para a que vai ser atualizada, estamos a falar da caução!
 
0.0230 seg. NEW