Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Encontro me neste momento à procura da 1ª e muito provavelmente única casa que vou ter. Não tenho experiência prática no assunto.

    A minha situação é esta: Tenho uma deficiência que me dá uma incapacidade superior a 80%. Tenho 33 anos e estou numa situação financeira estável, a minha dimensão.

    O imóvel que tenho em vista, a agência pede 74 500€. É um apartamento T3, da categoria "baratos", "usado em bom estado". Actualmente moro num bairro social, a exigência é baixa. Só pretendo que não seja preciso uma remodelação profunda.

    Tenciono dar 10% na entrada. Gostaria, prferencialmente, de um empréstimo com regime de taxa fixa (BPI ou Bankinter). Mas.um dos bancos que consultei, daqueles que só tem empréstimos de taxa variável, disse me que, como tenho a deficiência, era melhor a taxa variável pois nessa condição a mensalidade podia aumentar só "uns 10€" porque o Estado ajuda, etc... É verdade?

    Uma vez que vou pedir financiamento bancário, e além disso o negócio é com uma agência, preciso preocupar me em saber se o imóvel tem penhoras, licenças, etc?

    Um abraço,
    Obrigado.
  2.  # 2

    Viva Vitor,
    Dito por não dito, exija que a agência apresente a resposta das finanças e da conservatória a dizer que á data não existem penhoras sobre o imóvel que pretende comprar.
    No dia da escritura a conservatória também vai consultar se existem dívidas, mas para evitar surpresas .... informe-se.
  3.  # 3

    Vítor, nem todos os bancos fazem esse tipo de empréstimo. Por ex o Bankinter que é o melhor atualmente do que respeita á duração da taxa fixa, não faz créditos destes. Poderá ter que ir á CGD.
  4.  # 4

    Olá
    os créditos HP para pessoas com deficiência estão definidos por lei incluido a taxa a pagar, que corresponde normalmente a 65% da taxa de referência do baco central europeu.