Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Encontro me neste momento à procura da 1ª e muito provavelmente única casa que vou ter. Não tenho experiência prática no assunto.

    A minha situação é esta: Tenho uma deficiência que me dá uma incapacidade superior a 80%. Tenho 33 anos e estou numa situação financeira estável, a minha dimensão.

    O imóvel que tenho em vista, a agência pede 74 500€. É um apartamento T3, da categoria "baratos", "usado em bom estado". Actualmente moro num bairro social, a exigência é baixa. Só pretendo que não seja preciso uma remodelação profunda.

    Tenciono dar 10% na entrada. Gostaria, prferencialmente, de um empréstimo com regime de taxa fixa (BPI ou Bankinter). Mas.um dos bancos que consultei, daqueles que só tem empréstimos de taxa variável, disse me que, como tenho a deficiência, era melhor a taxa variável pois nessa condição a mensalidade podia aumentar só "uns 10€" porque o Estado ajuda, etc... É verdade?

    Uma vez que vou pedir financiamento bancário, e além disso o negócio é com uma agência, preciso preocupar me em saber se o imóvel tem penhoras, licenças, etc?

    Um abraço,
    Obrigado.
  2.  # 2

    Viva Vitor,
    Dito por não dito, exija que a agência apresente a resposta das finanças e da conservatória a dizer que á data não existem penhoras sobre o imóvel que pretende comprar.
    No dia da escritura a conservatória também vai consultar se existem dívidas, mas para evitar surpresas .... informe-se.
  3.  # 3

    Vítor, nem todos os bancos fazem esse tipo de empréstimo. Por ex o Bankinter que é o melhor atualmente do que respeita á duração da taxa fixa, não faz créditos destes. Poderá ter que ir á CGD.
  4.  # 4

    Olá
    os créditos HP para pessoas com deficiência estão definidos por lei incluido a taxa a pagar, que corresponde normalmente a 65% da taxa de referência do baco central europeu.
    Deverá sempre analisar a situação do imóvel nas várias entidades, nomeadamente Finanças, Conservatória e CM.
    Deixo o link:
    https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/o-que-e-e-diferentes-regimes
  5.  # 5

    Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos já prestados.

    Hoje estive no BPI e o Sr. disse me para esquecer regimes de taxa fixa. Basicamente, o crédito bonificado para pessoas com deficiência é de taxa variável, e segundo o que me disse, é mais vantajoso do que o regime de taxa variável normal e também do que o regime com taxa fixa.

    É um regime de empréstimo específico para pessoas com deficiência.

    Acerca do certificado de eficiência energética, que li na net ser obrigatório desde 2013, que cuidados devo ter?

    Um abraço,
    Mais uma vez, obrigado.
 
0.0112 seg. NEW