Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: SirruperMais uma vez os arquitectos colocam a batata quente nas maos dos DO.
    O problema dos arquitectos é que nao assumem as responsabilidade por um mau projecto quando este sai fora do orçamento previsto.
    O arquitecto pode assumir por escrito que um determinado projecto tem um valor mediante determinadas condiçoes. O dono de obra assina o mesmo afirmando que o que pediu foi esse valor.
    Mas se o arquitecto fizer um projecto ao gosto do DO, mas avisa-lo nesse documento que o orçamento é superior ao que ele pede para aquele projecto, o DO fica com a batata quente.
    Nao era mais facil?


    Há um mal entendido de raiz nesta questão que é o seguinte; Os arquitectos não são empreiteiros e não têm empresas de construção. Logo não podem ser responsabilizados pelos preços praticados pelo mercado de construção. Os preços de contrução têm variações bastante grandes e completamente alheias à equipa projetista.
    Neste preciso momento a maior parte dos empreiteiros não consegue sequer controlar os preços dos seus habituais sub-empreiteiros.
    Conheço N empreiteiros que estão cheios de trabalho e a perder dinheiro todos os dias porque deram preço há seis meses para trabalhos em que os sub-empreiteiros subiram os seus preços em 10/20%. E não têm qualquer tipo de alternativa porque não há mão de obra suficiente.

    Adicionalmente, o dono de obra introduz as suas preferências de materiais e opções várias no projecto. Será que a maior responsabilidade é do projectista nessas situações?

    É certo que há muitas variáveis e profissionais de todo o género (com maior ou menor competência). Podemos ter uma noção mais ou menos aproximada de preços genéricos mas tudo o resto tem que ser trabalhado durante o projecto.
    Por isso o projecto de execução (peças desenhadas), caderno de encargos e mapa de quantidades são de extrema importância. São ferramentas para introduzir algum rigor no processo.

    Os Donos de obra também têm que procurar ser mais rigorosos na seleção dos profissionais com quem trabalham.
    A maior parte só procura o preço mais baixo e não tenta saber quão rigorosas são as informações que lhes são dadas.
    Muitos inclusivé fazem perguntas e sugerem a resposta até encontrarem quem lhes diga exactamente o que querem ouvir...e o problema é que encontram, pois uma boa parte do mercado percebe rapidamente que é colocado de fora do sistema se for minimamente rigoroso e honesto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo1710, ADROatelier
  2.  # 122

    uma coisa ser cara e outra custar muito dinheiro não é a mesma coisa
  3.  # 123

    Colocado por: José Barnabé

    Espere lá que já aparece aí alguém a mandar trabalhar mais depressa...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Pode-se sem dúvida trabalhar sempre mais depressa. Não se pode é esperar os mesmos resultados. É só isso!
    Concordam com este comentário: José Barnabé, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      45204267_10155932572860488_5726760524624953344_n.jpg
  4.  # 124

    Colocado por: antonylemoso mal é não o fazer corretamente. pois olha para o projecto como uma despesa e não um investimento para poupar dinheiro

    Mas repare, se tem um colega ao lado que leva mais barato e se propõe fazer exatamente o mesmo trabalho que você, não pode estar à espera que o D.O., leigo em arquitetura, vá descortinar qual dos projetos terá mais qualidade.

    Que os projetistas estão a ganhar pouco é verdade, arquitetos e engenheiros civis estão a ser muitos deles, miseravelmente pagos - e eu sei do que falo porque embora não seja projetista, sou engenheiro civil - mas não podemos estar à espera que os donos de obra comecem a pagar voluntariamente 1000 quando há quem faça por 500.

    O problema do mercado português de projetos é o mesmo problema de muitas outras profissões: há neste momento um excesso de oferta de profissionais que pressiona os preços em baixa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 125

    Se voçes arquitectos são senhores de toda a razão nao sei o porquê deste topico.
    "Guerra" de preços baixa qualidade na Arquitectura (e Engenharia!)"
    Resolvam voçes entao este problema.
  6.  # 126

    Colocado por: JoelM

    Não sei que tipo de cliente o J. Fernandes é, mas na maioria das coisas que compro, o preço não é o primeiro ponto a ter conta!


    fazer portfolio à custa do cliente? acha mesmo que é com cliente como a maioria que por aqui anda que se faz portefólio? Eu falo com TOTAL à vontade, já há muito que quase não lido com clientes (de moradias), mas sei muito bem como é quem tem de lidar, chegam-me vários pedidos de amigos para lhes desenhar as casas, e como sei o que a casa gasta, a resposta é sempre a mesma, não preciso de chatices! Todas querem tudo à grande, bom e barato... e se não lhes entregar isso, o arquitecto é que é mau! mas enfim, como já disse já não tenho paciencia para debater um assunto que já foi mais do que debatido em muitos outros tópicos aqui no fórum!
    Concordam com este comentário:José Barnabé

    O joel ja disse tudo. Como nao quer chatices nao faz.
  7.  # 127

    Colocado por: ****Eu vejo é clientes de calças sem bolsos !



    Também eu! Mas nós como povo temos de facto rendimentos muito baixos e que não são compatíveis com os requisitos comuns das casas que se pretendem construir.

    Todas as semanas aparece neste fórum alguém a querer construir casas enormes com tudo e mais alguma coisa e depois diz que quer assim mas tira 2 tomadas para ficar mais em conta...

    Continuo a achar que se aborda o projecto de moradias com demasiados preconceitos. Cozinhas e mesas duplicadas, casas cheias de vidro voltado para as estradas (seja lá qual for a orientação delas) etc.
    Concordam com este comentário: MNeo, Jota5
  8.  # 128

    Colocado por: tiagot


    Também eu! Mas nós como povo temos de facto rendimentos muito baixos e que não são compatíveis com os requisitos comuns das casas que se pretendem construir.

    Todas as semanas aparece neste fórum alguém a querer construir casas enormes com tudo e mais alguma coisa e depois diz que quer assim mas tira 2 tomadas para ficar mais em conta...

    Continuo a achar que se aborda o projecto de moradias com demasiados preconceitos. Cozinhas e mesas duplicadas, casas cheias de vidro voltado para as estradas (seja lá qual for a orientação delas) etc.

    Também andam por aqui arquitectos construir casas de 100k.
    E outros arquitectos a criticarem o mesmo.
  9.  # 129

    Colocado por: Sirrupere depois sacudir a agua do capote quando os clientes reclamam com razao.

    Os arquitetos não são melhores nem piores, neste aspeto, que os restantes profissionais. Há gente muito séria e outra menos.
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  10.  # 130

    Colocado por: SirruperSe voçes arquitectos são senhores de toda a razão nao sei o porquê deste topico.
    "Guerra" de preços baixa qualidade na Arquitectura (e Engenharia!)"
    Resolvam voçes entao este problema.


    Como arquitecto, não acho que sejamos senhores da razão e acho inclusivé que temos muitas culpas próprias na origem desta situação.

    Acho que enquanto classe temos uma grande dificuldade em comunicar o que fazemos, como fazemos e em que podemos ajudar os donos de obra.

    Também há a questão dos estagiários a trabalhar de borla e outras situações pouco dignificantes que são culpa apenas da classe.

    Adicionalmente caímos num País em que fazer um projecto é uma antítese.

    O Português de gema é o tipo do desenrasca, que faz primeiro, pensa depois e resolve as chatices em cima do joelho. Pensar antes de fazer (projectar) e ainda ter que pagar para esperar é uma coisa desprezível para muita gente.
  11.  # 131

    Colocado por: Sirruper
    Também andam por aqui arquitectos construir casas de 100k.
    E outros arquitectos a criticarem o mesmo.


    A sociedade é livre e nunca ninguém vai agradar a toda a gente. São maneiras diferentes de viver. Não há verdades universais e inquestionáveis.
    Uma construção só porque é económica não é por si só um poço de virtudes inquestionável. Terá as suas virtudes e corresponde a um conjunto de opções que tem o seu mérito. Mas não é de todo inquestionável.

    Quase de certeza que o próprio projectista faria coisas diferentes hoje. Precisamente porque se questiona todos os dias se tomou as melhores opções.
  12.  # 132

    Colocado por: JoelMMas também vivo num apartamento com 40m2
    n era um ou outro projecto para amigos que ia alterar isso

    Colocado por: JoelMAinda não vi aqui um dono de obra que tenha mudado o projecto quando recebeu os orçamentos de empreiteiros a cima do preço que pretendiam...
    houve pelo menos um que desistiu..
  13.  # 133

    Colocado por: SirruperSe voçes arquitectos são senhores de toda a razão nao sei o porquê deste topico.
    "Guerra" de preços baixa qualidade na Arquitectura (e Engenharia!)"
    Resolvam voçes entao este problema.
    estamos a discutir o assunto no forum, vc leu o artigo do post original?
  14.  # 134

    hehehe
  15.  # 135

    Colocado por: Sirruperfazer portfólio à custa do cliente


    Foi o que aconteceu na obra do Magalhães, que disse aqui neste fórum que a sua casa ficou 86% mais cara do que ele pretendia gastar.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  16.  # 136

    O arquitecto projectou uma casa muito acima do orçamento que ele indicou.
    Nao foram só os preços que ajudaram a derrapar. Foram as dimensões da casa e muros de contenção que deveriam ter sido previamente acautelados.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  17.  # 137

    A conclusão que daqui tiro e deste fórum, é que só andam por aqui DO sem fundos nos bolsos e arquitectos muito bons.
  18.  # 138

    Colocado por: antonylemosestá tudo dito.. a escolha vai ao mais barato, onde não há empenho para fazer melhor e depois o resultado é uma bela de uma bosta...

    No mais caro, provavelmente, o empenho e o resultado final são iguais ao mais barato, logo, pelo menos poupam-se umas massas.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  19.  # 139

    infelizmente a escola não nos prepara para a realidade dos mortais comuns..
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  20.  # 140

    Colocado por: JoelMAinda não vi aqui um dono de obra que tenha mudado o projecto quando recebeu os orçamentos de empreiteiros a cima do preço que pretendiam...


    Então espere por mim...

    Ainda hoje falei exatamente nesse assunto com o zedasilva.
 
0.0362 seg. NEW