Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Coloco-vos uma questão simples: a instalação de um recuperador (a lenha) é acompanhada obrigatoriamente por grelhas de ventilação (ou algo equivalente) numa caixilharia da divisão onde está o recuperador? Isto no caso de um recuperador sem admissão direta de ar vindo do exterior.
  2.  # 2

    Eu aconselhava.
    Dou-lhe o meu exemplo:
    Já existia recuperador quando comprei a habitação.
    Existe ventilação/aspiração forçada no WC e na Cozinha.
    Não consigo ter boa tiragem no inicio da queima, e renovação de ar em condições. Se não deixar uma "frincha" da janela aberta na divisão do recuperador...

    O oxigénio consumido pela queima terá que vir de algum lado...
  3.  # 3

    O meu maior receio é mesmo correr o risco de o nível de oxigénio na divisão descer para valores pouco saudáveis, muito embora a área seja bastante grande (cerca de 70m2 de openspace) e como as portas têm a altura do tecto, nem que seja por pressão negativa o ar acaba por vir de outras divisões para aquela onde está o recuperador.

    O construtor optou por não colocar nenhuma grelha de ventilação na cozinha, mas não sei até que ponto isso será fácil de fazer agora à posteriori.
  4.  # 4

    Colocado por: Nortenhoo nível de oxigénio na divisão descer para valores pouco saudáveis

    Com áreas dessas duvido que isso seja problema mas posso estar enganado.
    De qualquer forma, por todas as razões e mais alguma, eu fazia uma entrada de ar direta só para o recuperador.
  5.  # 5

    O inconveniente é que o controlo da admissão de ar é feito diretamente na gaveta das cinzas, com um manípulo simples que desliza horizontalmente e abre ou fecha uma pequena abertura aí localizada. É um Solrak Onix 800 Style , pelo que me parece que adaptá-lo a admissão direta do exterior implicava alguma bricolage.
  6.  # 6

    Tenho um recuperador desses. Não tenho admissão de ar do exterior. Atualmente não preciso porque ainda não mudei a caixilharia e entra ar por todo o lado com as janelas atuais.
  7.  # 7

    Do sitiodaslareiras:

    TOMADA DE AR EXTERIOR

    Todas as lareiras (fogo aberto ou fogo fechado) devem ter tomada de ar exterior pelas seguintes razões:


    - Evitar o consumo de ar da sala; - Como é sabido um lareira acesa consome grandes quantidades de ar, aprox. 80 m3 por hora, quer isto dizer que ao fim de um hora terá retirado todo o ar de uma sala, e com ele grande parte do calor que a lareira produz.

    Nota:
    - Deve ter-se em atenção que devido à depressão provocada ao retirar o ar do compartimento em questão, está-se simultaneamente a aspirar ar "frio e húmido" do exterior através das frestas das portas e janelas.

    - Impedir a interrupção do bom funcionamento. - No caso de caixilharias bem estanques, ao fim de um algum tempo de combustão de uma lareira aberta ou fechada, a depressão em casa aumenta, e como nestas situações não há frestas para entrar o ar necessário para se dar a compensação do ar extraído pela conduta de fumos, acontece que o fumo deixa de sair fazendo retorno.

    Nota: Quando não for possível fazer a entrada de ar exterior na lareira deve-se fazer uma entrada em qualquer parede exterior preferencialmente na que estiver mais próximo da lareira. (de modo que não faça corrente de ar entre o fogo e as pessoas a sua volta.

    Muitas vezes ao usar exautores potentes é criada um depressão nas casas que suga o fumo e cheiros das lareiras (e recuperadores)
    O uso de entradas de ar exterior minimiza esta efeito.
 
0.0126 seg. NEW