Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém com conhecimento no assunto poderá me explicar que tipo de material é este e se é eficaz?

    Palavras de uma engenheira civil:
    "È aconselhável no mínimo 6 a 8 cm de isolamento poliestereno extruido."
  2.  # 2

    è o XPS ou mais conhecido por Roofmate

    http://www.roofmate.org/precoroofmate.php

    A espessura depende do projecto da térmica
  3.  # 3

    Obrigado,

    E é a melhor solução?
    • RMSS
    • 26 agosto 2009

     # 4

    onde estás a pensar aplicar?
  4.  # 5

    Colocado por: RMSSonde estás a pensar aplicar?


    Não estou a pensar ainda em aplicar.
    Foi uma solução de um gabinete de arquitectura quando questionei qual o tipo de parede e de isolamento para as paredes exteriores.
    A resposta foi a de:
    "em tijolo cerâmico, com uma boa caixa de ar onde será aplicado o isolamento térmico numa das paredes.
    È aconselhável no mínimo 6 a 8 cm de isolamento poliestereno extruido."
  5.  # 6

    eu apliquei esse tipo de isolamento na minha casa contruida em 2002 e hoje estou a "colher" os resulatdos, tenho uma casa fresquinha no verão e quentinha no inverno, zona de Elvas.Fiz uma "caixa" com roofmatte, walmatte e floormatte, mas foi com expessuras de 3cm. no piso térreo fiz caixa de ar 50 cm, poupo lenha no inverno e o ar condicionado ficou só pela pré instalação pois até ao momento não sinto necessidade de instalar.
  6.  # 7

    Boas tardes,

    Se não for pedir muito, alguem pode colocar esquemas de colocação de roofmate, walmate e floormate.

    A minha grande dúvida é em relação a pilares, placas, ou seja quando está em contacto com o betão, pode ser rebocado normalmente?

    Não sei se esta informação está colocada noutro topico, pesquisei mas está muito espalhado, já que é um topico sobre este tema ficava centralizada a informação sobre a sua melhor forma de aplicação.

    Cumprs
  7.  # 8

    Caixa de ar com 50cm?
    É normal? O que é recomendado?
    Que tijolo é recomendado ser aplicado? Parede exterior e interior.
  8.  # 9

    estou a falar numa caixa de ar de 50cm ao nivel do solo, por baixo da casanão as paredes exteriores e feita em betão, levou o floormate por cima e depois a betumilha, o objectivo é a casa ficar só em contacto com o chão pelos pilares. o isolamento dos pilares foram desprezados, eu sei que é uma ponte térmica, mas em termos de área total da casa(paredes exteriores) é um valor residual
    sobre a aplicação é consultar os fabricantes das marcas, mas penso que não é das coisas mais complicadas se os pedreiros estiverem sintonizados e alertados para que todo o espaço que seja preenchivel na sua totalidade, as peças tem macho e fémea para facilitar a montagem.
  9.  # 10

    Colocado por: xmadrio isolamento dos pilares foram desprezados, eu sei que é uma ponte térmica, mas em termos de área total da casa(paredes exteriores) é um valor residual
    s


    Não é bem assim. Imagine que a sua parede é um passador (nalgumas zonas chama-se coador), daqueles de arame. A qualidade do isolante corresponde à largura da malha, quanto mais apertada mais tempo demora a água a atravessar o passador. Agora imagine que faz um buraco no passador. Apesar da área desse buraco ser muito inferior à área do resto do passador, acha que a água vai continuar a escoar da mesma forma? Com as pontes térmicas não é muito diferente. Além de que não é muito agradável ver as zonas dos pilares e vigas ficarem cheias de humidade, porque é aí que o vapor de água se vai condensar. Além do que, de acordo com a actual legislação, já não é regulamentar.
  10.  # 11

    Em seguimento do meu anterior post, alguem pode colocar então esquemas sobre a melhor forma de isolar com XPS? nomeadamente os pilares.

    Desde ja obrigado

    Cumprs
  11.  # 12

    Existem placas de XPS próprias para receberem reboco pelo exterior. Se forem revestimentos pétreos convém que haja fixação mecânica das peças ao pilar.
  12.  # 13

    Colocado por: LuisPereiraAlguém com conhecimento no assunto poderá me explicar que tipo de material é este e se é eficaz?

    Palavras de uma engenheira civil:
    "È aconselhável no mínimo 6 a 8 cm de isolamento poliestereno extruido."


    no minimo 6 a 8 cm? e no maximo será qto meio metro?

    essa engenheira sabe o que diz, ou bebeu demais ao almoço? pergunto isto porque nas obras que tenho visto o poliestireno extrudido tem cerca de 3cm ou 4cm tanto o roofmate, o wallmate ou o floormate.
  13.  # 14

    O que é aconselhável é pedir um cálculo de RCCTE e depois brincar com o Excel, para ver quanto poupa por ano em energia vs. o que gasta a mais em isolamento
  14.  # 15

    Colocado por: Nephilim
    Colocado por: LuisPereiraAlguém com conhecimento no assunto poderá me explicar que tipo de material é este e se é eficaz?

    Palavras de uma engenheira civil:
    "È aconselhável no mínimo 6 a 8 cm de isolamento poliesterenoextruido."


    no minimo 6 a 8 cm? e no maximo será qto meio metro?

    essa engenheira sabe o que diz, ou bebeu demais ao almoço? pergunto isto porque nas obras que tenho visto o poliestireno extrudido tem cerca de 3cm ou 4cm tanto o roofmate, o wallmate ou o floormate.


    Tinha alguma razão em colocar este post aqui no forum :-)
    Afinal que soluções tenho para o isolamento de uma casa do exterior (termico e acustico)?
    Se optar por paredes duplas e com caixa de ar em que coloco poliestereno (é o mesmo que XPS?) que tipo de tijolo devo usar em ambas as paredes?
    Que largura de caixa de ar?
    Que espessura de XPS?

    Não me levem a mal mas isto parece que cada cabeça sua sentença e não devia ser algo "matemático"?
  15.  # 16

    Se vai licenciar uma casa, fale com o seu projectista de RCCTE, é para isso que lhe paga. Experimente pesquisar na net por Solar Load Ratio. Ou o ITE50 do LNEC.
    • jma
    • 27 agosto 2009

     # 17

    .. não, porque existem diversos sistemas e cada um é diferente... mas de qualquer modo, não é por se aplicar sempre 3 a 4cm, que deva ser esse o valor mais indicado! mas como disse AugstHill, para ser matemático, passa por ter um cálculo térmico. Nos foruns ingleses, normalmente abordam o assunto de outro modo, que é: pretendo ter um valor U (grosso modo representa o desempenho térmico) de, normalmente, 0.1 W/m2ºK, o que faço?...
  16.  # 18

    Colocado por: AugstHillSe vai licenciar uma casa, fale com o seu projectista de RCCTE, é para isso que lhe paga. Experimente pesquisar na net por Solar Load Ratio. Ou o ITE50 do LNEC.


    Obviamente o vou fazer mas gostava de ter alguma ideia do que me vai apresentar parae não poder aceitar a solução que me vai propor ou não.
  17.  # 19

    Colocado por: jma.. não, porque existem diversos sistemas e cada um é diferente... mas de qualquer modo, não é por se aplicar sempre 3 a 4cm, que deva ser esse o valor mais indicado! mas como disse AugstHill, para ser matemático, passa por ter um cálculo térmico. Nos foruns ingleses, normalmente abordam o assunto de outro modo, que é: pretendo ter um valor U (grosso modo representa o desempenho térmico) de, normalmente, 0.1 W/m2ºK, o que faço?...


    Por isso é que gostava de obter aqui exemplos de soluções e os seus pro e contras.
    Quando apresento aqui o pouco que uma engenheira me informou apenas recebo comentários "depreciativos" e nunca construtivos.
    Para quem anda á procura de uma solução e recebe comentários "ela bebou ou quê" não é o que esperamos, mas sim algo como "esses valores estão errados porque..." ou " não é a melhor solução por ser cara/feia/barata... a melhor solução será..."
  18.  # 20

 
0.0193 seg. NEW