Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, em princípio e se tudo correr bem, na próxima terça-feira irei dar início ao processo de pedido de crédito habitação para financiamento de um apartamento. Antes de mais tenho noção que só um banco me poderá dar uma resposta conclusiva, mas a ansiedade é muita e os nervos também, por isso decidi vir até aqui para se possível e dentro dos vossos conhecimentos me darem a vossa opinião sobre se acham que eu e o meu marido reunimos condições suficientes para a aprovação de um crédito habitação.

    Somos os dois jovens, a caminho dos 27 anos, ele é efectivo, eu sou estudante universitária. O IRS dele do ano passado é baixo, cerca de 11k, embora no último ano receba líquidos cerca de 1500€/mês. Temos um pequeno crédito pessoal com uma prestação de 67€ que termina dentro de 3 anos e meio. Dado que a taxa de esforço é calculada tendo em conta a declaração de IRS daria uma taxa de esforço (crédito habitação+crédito pessoal) de quase 35%, no entanto tendo em conta o ordenado actual dele a taxa de esforço não iria atingir os 20%. Eu não trabalho, e por isso para o banco sou apenas considerada um peso, no entanto quando virem o meu extrato bancário irão constatar que tenho cerca de 40k em capital próprio. Os meus pais seriam nossos fiadores (têm 50 anos), não têm bens em seu nome e a minha mãe não trabalha, no entanto o meu pai é efectivo e tem rendimentos anuais de cerca de 33k (indicados na declaração de IRS do ano passado), e o único crédito que têm é de uma prestação de 190€ que termina em Agosto deste ano.

    O apartamento está à venda por 95k, dos quais pretendemos dar 15k de entrada e pedir os restantes 80k. A sua avaliação nunca ficará por baixo dos 110k, pois apartamentos iguais na mesma urbanização, e até 1 ou 2 anos mais velhos, que não estavam tão bem estimados como este foram vendidos entre os 105k e os 115k.

    Obrigada desde já.
  2.  # 2

    Na minha opinião acho que qualquer banco lhe empresta o dinheiro para a compra do apartamento. Vão se tentar aproveitar da situação e oferecerem-lhe condições pouco favoráveis ( spread mais alto, tentar impingir seguros etc...) quase de certeza. Cabe a si procurar entre todos qual o melhor! Não se fie nessas avaliações pois os bancos manipulam as mesmas para recusar créditos ou então subir os custos do crédito à favor deles... As avaliações já de si andam baixas e por vezes chegam a ser mais baixas que o valor de escritura. Por isso tenha muita atenção e faça uma sondagem a todos os bancos que puder.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra
  3.  # 3

    Colocado por: AquariumCabe a si procurar entre todos qual o melhor!

    Sim, já fiz simulações em 5 ou 6 bancos diferentes e tenho visto diferenças abismais, principalmente no MTIC.

    As avaliações já de si andam baixas e por vezes chegam a ser mais baixas que o valor de escritura.

    Não estou bem dentro do assunto, mas pelas minhas contas e pelo valor do crédito que pretendo pedir bastava o banco avaliar o apartamento no valor de compra dele, o que não me parece ser muito difícil pois tal como disse, apartamentos na mesma urbanização têm sido vendidos por no mínimo mais 10k.

    Muito obrigada pelas sugestões e dicas importantes.
 
0.0094 seg. NEW