Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, em princípio e se tudo correr bem, na próxima terça-feira irei dar início ao processo de pedido de crédito habitação para financiamento de um apartamento. Antes de mais tenho noção que só um banco me poderá dar uma resposta conclusiva, mas a ansiedade é muita e os nervos também, por isso decidi vir até aqui para se possível e dentro dos vossos conhecimentos me darem a vossa opinião sobre se acham que eu e o meu marido reunimos condições suficientes para a aprovação de um crédito habitação.

    Somos os dois jovens, a caminho dos 27 anos, ele é efectivo, eu sou estudante universitária. O IRS dele do ano passado é baixo, cerca de 11k, embora no último ano receba líquidos cerca de 1500€/mês. Temos um pequeno crédito pessoal com uma prestação de 67€ que termina dentro de 3 anos e meio. Dado que a taxa de esforço é calculada tendo em conta a declaração de IRS daria uma taxa de esforço (crédito habitação+crédito pessoal) de quase 35%, no entanto tendo em conta o ordenado actual dele a taxa de esforço não iria atingir os 20%. Eu não trabalho, e por isso para o banco sou apenas considerada um peso, no entanto quando virem o meu extrato bancário irão constatar que tenho cerca de 40k em capital próprio. Os meus pais seriam nossos fiadores (têm 50 anos), não têm bens em seu nome e a minha mãe não trabalha, no entanto o meu pai é efectivo e tem rendimentos anuais de cerca de 33k (indicados na declaração de IRS do ano passado), e o único crédito que têm é de uma prestação de 190€ que termina em Agosto deste ano.

    O apartamento está à venda por 95k, dos quais pretendemos dar 15k de entrada e pedir os restantes 80k. A sua avaliação nunca ficará por baixo dos 110k, pois apartamentos iguais na mesma urbanização, e até 1 ou 2 anos mais velhos, que não estavam tão bem estimados como este foram vendidos entre os 105k e os 115k.

    Obrigada desde já.
  2.  # 2