Iniciar sessão ou registar-se
    • Lubar
    • 10 fevereiro 2019

     # 1

    Bom dia a todos
    Estou em vias de construir uma moradia térrea com piso radiante hidráulico.
    Instalou-se uma dúvida para a qual não consegui obter resposta neste fórum: sabendo-se que tem de ser bem ventilada, qual a área mínima necessária da casa das máquinas para albergar todos os equipamentos do piso radiante hidráulico, tais como a bomba de calor, depósito de inércia, bomba circulatória e depósito de águas com 300 litros?
    Desde já, muito obrigado pela ajuda que possam dar.
  1.  # 2

    Colocado por: Lubarsabendo-se que tem de ser bem ventilada
    por que razão é que tem de ser ventilada?!?!?!? vai ter equipamentos de queima no interior?

    Colocado por: Lubarqual a área mínima necessária da casa das máquinas para albergar todos os equipamentos do piso radiante hidráulico, tais como a bomba de calor, depósito de inércia, bomba circulatória e depósito de águas com 300 litros?
    a resposta a esta questão somente pode ser dada pelo seu aplicador ou projectista, pois com a descri que refere tanto pode precisar 12m2 como 1m2 como nem precisar d eum espaço especifico para este efeito podendo ser um quadrado com 600x600x2800.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubar
  2.  # 3

    por acaso nunca tinha pensado na questão do espaço que o sistema ocupa, o espaço que cada um ocupa também deveria ser tido em conta quando se compara diferentes soluções e acho que ninguém pensa nisso!
    Concordam com este comentário: BM_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubar
    • Lubar
    • 10 fevereiro 2019

     # 4

    Obrigado a todos pelas respostas. Na verdade, confesso a minha ignorância no assunto, mas gosto de aprender com o vosso saber e os vossos contributos. Bem sei que cabe a projetista avaliar toda a situação e definir a área necessária para a casa das máquinas. No caso concreto, o sistema de aquecimento inicialmente previsto era ar condicionado, mas depois de ponderar todas as vantagens e desvantagens, decidimos optar pelo PRH, alimentada por eletricidade (não há materiais de queima) . O conforto no Inverno não tem equivalente. Por isso vou avançar com a alteração ao desenho inicial e tenho que criar uma casa das máquinas, mas sem alterar a área de implantação da casa. Como a garagem não tem espaço, tenho que adaptar os arrumos existentes na entrada, que vão ser adaptados para casa das máquinas. Essa área tinha 1,02m por 2,25m e vai passar a ter 1,02m por 3,25m. Será suficiente? Ainda vou debater o assunto com o arquitecto, mas queria informar-me antes... Um abraço para todos e obrigado uma vez mais.
      6A225BF6-7FE0-4A68-BF3A-15504728472A.png
      97F13AEA-A362-4102-8C8D-A9951EB0179E.png
  3.  # 5

    Como DO apenas e não sendo técnico, posso dizer que que os seus arrumos serão suficientes. Pelo que sei há modelos:
    split mural (em que a maquina interior é +/- do tamanho de um esquentador).
    split chão (em que a máquina incorpora um depósito de AQS) - são um pouco mais volumosas, e sobretudo mais altas.
    monobloco exterior (máquina totalmente no exterior) - porventura poderá precisar de algum equipamento extra no interior, mas isso aí deixo aos técnicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubar
  4.  # 6

    Colocado por: Lubarbomba de calor, depósito de inércia, bomba circulatória e depósito de águas com 300 litros?
    existe uma maquina que tem isto tudo integrado e que somente precisa de 1000x800x2300, pelo que obviamente vai depender dos equipamentos escolhidos\propostos.
    exemplo:
      2017-01-04 20.29.04.jpg
    • eu
    • 10 fevereiro 2019

     # 7

    Falando como dono de obra, vou-lhe dizer algo que me deviam ter dito quando construí: não se esqueça de deixar nesse local:
    -Ligações de água quente e fria, com tubos de diâmetro para caudal elevado (óbvio);
    -Esgoto;
    -Ligação de gás;
    -Exaustão de fumos;

    Pode evitar-lhe obras chatas no futuro (eu que o diga).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubar, BM_18
  5.  # 8

    Normalmente o pessoal esquece-se do esgoto.
    Concordam com este comentário: jorgealves, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lubar
 
0.0130 seg. NEW