Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a preparar-me para iniciar umas pequenas obras numa casa antiga de família, que era utilizada apenas durante o Verão, com a intenção de passar a usá-la com maior regularidade.
    Dada a antiguidade da casa, na cozinha não há agua quente, e a água quente para os banhos era assegurada por um esquentador instalado na própria casa de banho (ilegal e perigoso), com gás de bilha.
    Dado que vamos remodelar a casa de banho, estou confrontado com as seguintes opções:

    1) Fazer nova canalização p/cozinha e casa de banho, instalando esquentador a gás em lugar adequado;

    2) Optar por uma solução deste género(https://pt.banggood.com/6_5KW-220V-Electric-Tankless-Water-Heater-Instant-Hot-Boiler-Bathroom-Shower-Water-Heating-Tools-p-1279975.html?akmClientCountry=PT&gmcCountry=PT¤cy=EUR&createTmp=1&utm_source=googleshopping&utm_medium=cpc_bgcs&utm_content=garman&utm_campaign=pla-ptg-all-pc&cur_warehouse=CN=) e que basicamente é um esquentador eléctrico.

    6.5KW 220 V Elétrica Tankless Água Aquecedor Caldeira Quente Instantânea Banheiro Ferramentas de Aquecimento de Água Do Chuveiro

    Se tivesse garantias de funcionamento, esta era a minha solução preferida, porque evitava passar canos entre cozinha e casa de banho, evitava bilhas de gás, evitava obras na cozinha, evitava chatices com ligações de gás natural.
    Sei que a eficiência é inferior à das soluções a gás (mais consumo de energia para aquecer a mesma água), mas dada a frequência de utilização isso não será um problema.

    Paralelamente, por motivos vários, termoacumulador ou caldeira não são hipóteses realistas a considerar.

    Pelo que pude perceber, com esta potência assegura algo como 6 litros/minuto, o que à partida é significativamente menos do que o esquentador de minha casa e me deixa um bocado na dúvida.
    (já vi outras coisas do mesmo género, à venda por cá, por volta de 180€, e até estava capaz de optar por essas - o modelo em concreto não é muito relevante, interessa-me é saber se a solução é eficaz..)

    Em resumo, a minha dúvida é: há por aqui alguém que já tenha experimentado algo semelhante e que possa dar feedback sobre vantagens e desvantagens?
    • zed
    • 14 fevereiro 2019 editado

     # 2

    Só um conselho: compre em Portugal ou na UE. Nem todos os países têm os mesmos padrões de segurança.

    https://youtu.be/cNjA0aee07k
  2.  # 3

    Termoacumulador com baixo consumo (1000 ou 1500 W)e siga a banda...

    Não se meta nos chuveiros electricos, só a potência mínima que tem de contratar para o poder usar é uma renda mensal...
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
  3.  # 4

    Numa empresa onde trabalhei havia um chuveiro desses eléctricos. Dava para tomar um duche, mas só tomei no Verão. No Inverno calculo que a água não sairia com temperatura suficiente para se considerar uma temperatura confortável. Eu não optaria por essa solução. Ou esquentador num local com arejamento adequado, ou termoacumulador, ou, por que não, aquecimento solar (que normalmente acho que também é combinado com uma espécie de termoacumulador)? ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  4.  # 5

    Colocado por: carlosj39Termoacumulador com baixo consumo (1000 ou 1500 W)e siga a banda...

    Não se meta nos chuveiros electricos, só a potência mínima que tem de contratar para o poder usar é uma renda mensal...
    Concordam com este comentário:telhaduasaguas

    Obrigado, mas um termoacumulador não é solução. Seremos 5 ou 6 pessoas a tomar banhos ao fim-de-semana (incluindo adolescentes 😉) pelo que é crucial ter água disponível em quantidade a qualquer momento.
  5.  # 6

    Se quer adquirir um esquentador electrico instantaneo. compre da CLAGE, mas o problema é que para o que pretende tem de ser instalado junto do ponto de consumo, para banho necessita de ser trifásico e tem de ter potencia electrica contratadada em conformidade...
    Ou seja uma dor de cabeça. pois além de pagar a taxa de potencia acima do habitual para uma habitação, terá igualmente o valor do kWh mais caro...
    Pondere, ou mete um TE de 120l ( numa casa de ferias, no algarve, no verão, com um TE de 100l, conseguimos tomar banho seguido, cerca de 8 pessoas), ou arranja as coisas para instalar uma caldeira a gas de 14l, moderna.


    E nada de comprar chinesices electricas + agua.. muito cuidado com equipamentos não certificados... A segurança, sua e da sua familia em 1º lugar.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv
  6.  # 7

    Então esquentador será a sua melhor aposta. Como foi dito, esse esquentador eléctrico gasta 6500w (!) e o comum nas residências é ter uma potência máxima contratada até 6900w (acima disso pagam-se balúrdios pela potência contratada). Isso significa que, se tiver potência contratada de 6900w (6.9kVA), quando estiver a usar o esquentador eléctrico, simultaneamente só poderão estar a ser usados outros aparelhos eléctricos na casa que gastem, entre si, 400w, ou o quadro irá abaixo.

    E no Inverno, como referi acima, provavelmente nem conseguirão tomar banho, pois o esquentador eléctrico não conseguirá aquecer a água até uma temperatura confortável. A não ser que a casa se situe no Algarve, mas ainda assim não sei. Um país onde isso é muito usado é o Brasil, mas lá, exceptuando alguns estados do sul em que se assemelha bastante ao de cá, o clima não tem nada a ver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv
  7.  # 8

    Colocado por: luisvvEm resumo, a minha dúvida é: há por aqui alguém que já tenha experimentado algo semelhante e que possa dar feedback sobre vantagens e desvantagens?

    Apliquei em 2009, um CLAGEe de 3.5kW, sob a bancada de cozinha, por forma ter ali a agua quente para o lava-loiças. pois é... durante o verão, ainda serve, aquece a agua para um caudal minimo aceitável, no inverno, mesmo diminuindo o caudal a agua só sai tépida/ mal... Area metropolitana de Lisboa.

    Portanto nesse ponto a experiência diz-me que os 3.5kW, é curto... teria de ser no mínimo, os 5.7kW, duvido que o modelo intermédio, de 4.4kW sirva.
    ... mas o equipamento passados 10 anos, continua ok, portanto faz a sua função, mas foi mal dimensionado.. daria o modelo de 3.5kW parar lavar as mãos e cara com agua tépida, para Lava loiça - esquecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv
  8.  # 9


    Se quer adquirir um esquentador electrico instantaneo. compre da CLAGE, mas o problema é que para o que pretende tem de ser instalado junto do ponto de consumo

    Não seria problemático, na medida em que o aparelho é pequeno e a casa de banho vai ser demolida e reconstruída, o que facilita.

    para banho necessita de ser trifásico e tem de ter potencia electrica contratadada em conformidade...
    Ou seja uma dor de cabeça. pois além de pagar a taxa de potencia acima do habitual para uma habitação, terá igualmente o valor do kWh mais caro...

    Este sim, talvez seja um contra.


    Pondere, ou mete um TE de 120l ( numa casa de ferias, no algarve, no verão, com um TE de 100l, conseguimos tomar banho seguido, cerca de 8 pessoas), ou arranja as coisas para instalar uma caldeira a gas de 14l, moderna.




    E nada de comprar chinesices electricas + agua.. muito cuidado com equipamentos não certificados... A segurança, sua e da sua familia em 1º lugar


    Sim,aquilo era só para exemplificar - o que eu vi por cá era esse da CLAGE.
  9.  # 10


    Apliquei em 2009, um CLAGEe de 3.5kW, sob a bancada de cozinha, por forma ter ali a agua quente para o lava-loiças. pois é... durante o verão, ainda serve, aquece a agua para um caudal minimo aceitável, no inverno, mesmo diminuindo o caudal a agua só sai tépida/ mal... Area metropolitana de Lisboa.

    Portanto nesse ponto a experiência diz-me que os 3.5kW, é curto... teria de ser no mínimo, os 5.7kW, duvido que o modelo intermédio, de 4.4kW sirva.
    ... mas o equipamento passados 10 anos, continua ok, portanto faz a sua função, mas foi mal dimensionado.. daria o modelo de 3.5kW parar lavar as mãos e cara com agua tépida, para Lava loiça - esquecer.


    Ok, esse é o meu medo. Os gostos lá em casa variam um bocado, mas há quem goste de banho com água bem quente...
  10.  # 11

    entendeu a parte que eu escrevi.. que em Portugal para ter um esquentador instantâneo para o banho, terá de ser trifásico e ter contratado potencia superior a 10.35kvA!!!

    em climas tropicas e sub-tropicais é possivel ter esquentadores electricos menos potentes, pois o DELTAt é muito inferior... aqui esqueça, basta a agua vir a 15ºC, para já notar uma grande dificuldade nesses equipamentos, aliás impossibilidade.
    •  
      aacc
    • 15 fevereiro 2019

     # 12

    Colocado por: luisvv6.5KW


    upa upa
    Concordam com este comentário: carlosj39
  11.  # 13

    Era logo 30A, para o caraças!!!!
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradasentendeu a parte que eu escrevi.. que em Portugal para ter um esquentador instantâneo para o banho, terá de ser trifásico e ter contratado potencia superior a 10.35kvA!!!

    em climas tropicas e sub-tropicais é possivel ter esquentadores electricos menos potentes, pois o DELTAt é muito inferior... aqui esqueça, basta a agua vir a 15ºC, para já notar uma grande dificuldade nesses equipamentos, aliás impossibilidade.


    Sim, entendi...
    Infelizmente já percebi que vai mesmo ter que ser o esquentador a gás
 
0.0134 seg. NEW