Iniciar sessão ou registar-se
    • jodcc
    • 15 fevereiro 2019

     # 1

    Bom dia,

    Em Julho do ano passado mostrei interesse em adquirir um imóvel (terreno com 5h e uma habitação degradada) junto da imobiliária. O imóvel pertence a 5 herdeiros e estava á venda há 12 anos, logo a negociação não foi fácil, mas em Dezembro conseguimos entrar em acordo relativamente ao valor. Negociámos entretanto as condições do contrato de promessa de compra e venda, a imobiliária recolheu os documentos necessários (meus e do meu marido, e dos cinco herdeiros) e o contrato seria assinado hoje. Acontece que ontem, um dos herdeiros "subitamente" mudou de ideias e contactou a imobiliária no sentido de exercer a opção de compra,pelo valor que acordaram connosco. Não existe forma de dar a volta á situação? Fazendo uma oferta mais alta, por exemplo? O assunto já deu, pelos vistos, pano para mangas, com os restantes herdeiros a acusar o último de ter sido desonesto por ter estado à espera que o preço fosse mais baixo para adquirir o imóvel...

    Conselhos?
  1.  # 2

    Colocado por: jodccNão existe forma de dar a volta á situação? Fazendo uma oferta mais alta, por exemplo?
    Existe esta hipótese. Já lhes deu a entender que poderia subir á oferta?
    Pergunto isto, porque este interesse súbito dum herdeiro pode ter esse objetivo.

    Eu, partia para outra.
  2.  # 3

    Ele poderá ter sido menos sério, mas se os outros herdeiros estavam dispostos a vender a si por esse preço, para eles deveria ser indiferente se é para si ou para o outro. Uma forma de tentar dar a volta seria subir a proposta e esperar que ele não consiga acompanhar. Pode é não concordar com a venda.
  3.  # 4

    Colocado por: jodccO assunto já deu, pelos vistos, pano para mangas, com os restantes herdeiros a acusar o último de ter sido desonesto por ter estado à espera que o preço fosse mais baixo para adquirir o imóvel


    isso é uma guerra entre eles, está no direito dele exercer o direito de compra, tb não sabemos se no inicio os restantes herdeiros aceitariam vender por esse preço. no entanto se está disposto a subir o preço, faça-o

    agora se a venda for feita ao herdeiro, a imbibiliaria vai tentar lhes cobrar a comissão por todas as formas
  4.  # 5

    exija o sinal em dobro
  5.  # 6

    Colocado por: Palhavaexija o sinal em dobro


    não pode, não existe ainda contrato promessa de compra e venda.
    • jodcc
    • 15 fevereiro 2019

     # 7

    O sinal ia ser pago hoje, 15% do valor total do imóvel, após assinarmos o contrato. Foi literalmente uma decisão que o tal sr. tomou do dia para a noite. Está no direito dele, escusava era de ter andado a enrolar a vida dos outros durante tanto tempo. Não lhe passa pela cabeça as complicações que o facto de não comprarmos aquele terreno nos vai trazer. Mas pronto, esta parte é só um desabafo.
    Concordam com este comentário: Palhava
  6.  # 8

    Colocado por: jodccO sinal ia ser pago hoje, 15% do valor total do imóvel, após assinarmos o contrato. Foi literalmente uma decisão que o tal sr. tomou do dia para a noite. Está no direito dele, escusava era de ter andado a enrolar a vida dos outros durante tanto tempo. Não lhe passa pela cabeça as complicações que o facto de não comprarmos aquele terreno nos vai trazer. Mas pronto, esta parte é só um desabafo.
    Como lhe disse acima, acredito mesmo que, em algum momento, se aperceberam que estaria disposto a pagar ainda mais e estarão a fazer bluff.
    Eu, no seu lugar, comunicava-lhes a desistência do negócio, independentemente do resultado.

    PS: Espero que esse "herdeiro" não ande por cá…:-)
  7.  # 9

    Colocado por: jodccBom dia,

    Em Julho do ano passado mostrei interesse em adquirir um imóvel (terreno com 5h e uma habitação degradada) junto da imobiliária. O imóvel pertence a 5 herdeiros e estava á venda há 12 anos, logo a negociação não foi fácil, mas em Dezembro conseguimos entrar em acordo relativamente ao valor. Negociámos entretanto as condições do contrato de promessa de compra e venda, a imobiliária recolheu os documentos necessários (meus e do meu marido, e dos cinco herdeiros) e o contrato seria assinado hoje. Acontece que ontem, um dos herdeiros "subitamente" mudou de ideias e contactou a imobiliária no sentido de exercer a opção de compra,pelo valor que acordaram connosco. Não existe forma de dar a volta á situação? Fazendo uma oferta mais alta, por exemplo? O assunto já deu, pelos vistos, pano para mangas, com os restantes herdeiros a acusar o último de ter sido desonesto por ter estado à espera que o preço fosse mais baixo para adquirir o imóvel...

    Conselhos?


    Eu penso que não podem fazer isso se houve acordo verbal entre ambas as partes consulte um advogado
  8.  # 10

    Colocado por: Quantic1994

    Eu penso que não podem fazer isso se houve acordo verbal entre ambas as partes consulte um advogado


    O que vale é o que está escrito.
  9.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    O que vale é o que está escrito.


    Um contrato/promessa oral vale tanto como um escrito sempre me disseram isso
  10.  # 12

    Acordo verbal... Às vezes nem escrito preto nem no branco quanto mais de boca!

    Se acha que o terreno tem valor, e se lhe causa uns transtorno faça uma oferta maior, pode ser que ele não suba a sua.

    No entanto, atenção, há quem mate moscas com mel.. E nem é do caseiro, é mesmo com mel do Continente, acho que me faço entender.
  11.  # 13

    ???

    Colocado por: Quantic1994

    Um contrato/promessa oral vale tanto como um escrito sempre me disseram isso
  12.  # 14

    Colocado por: Palhavaexija o sinal em dobro

    Ok,pensei que era hoje a escritura.

    5hectares... Alentejo?
    Escolha outra propriedade.
  13.  # 15

    Colocado por: jodccO sinal ia ser pago hoje, 15% do valor total do imóvel, após assinarmos o contrato. Foi literalmente uma decisão que o tal sr. tomou do dia para a noite. Está no direito dele, escusava era de ter andado a enrolar a vida dos outros durante tanto tempo. Não lhe passa pela cabeça as complicações que o facto de não comprarmos aquele terreno nos vai trazer. Mas pronto, esta parte é só um desabafo.
    Concordam com este comentário:Palhava

    Curiosidade:
    5 cheques?
    • jodcc
    • 15 fevereiro 2019

     # 16

    Palhava, desculpe, não entendi. 5 cheques? Se estamos a falar dos 5 herdeiros e do pagamento do sinal ou mesmo do valor total, não.
 
0.0162 seg. NEW