Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, vinha por este meio explicar a minha situação e pedir alguma ajuda de como proceder, obg desde já a todos.

    Recebi por parte de firma de advogados em nome do meu Senhorio a oposição à renovação do contrato de arrendamento via carta registada, e com antecedência prevista de mais de 120 dias até ao terminus do contrato (Outubro de 2019), no entanto não são expostos os factos e motivo da oposição.

    Recebi à posteriori indicação por parte do senhorio (via sms), que não desejaria que eu abandona-se o imóvel, mas sim pretendia fazer alterações ao contrato existente, no entanto, a oposição que recebi menciona que tenho de deixar o imóvel até a data estipulada e as alterações pretendidas não vinham descritas na carta/documento que recebi, e que até agora não sei quais são, pois não consigo que o senhorio me responda às tentativas de contacto telefónico, via SMs e via email.

    Compreendo que esta situação tenha que ser efetuada por estes procedimentos legais, mas ao mesmo tempo gostaria que a situação existente fosse também ela compreendida e analisada do ponto de vista do inquilino (Eu):

    1) Teria sido atencioso receber uma pré informação por parte do Senhorio de que iria receber uma oposição de renovação ao contracto, visto que sempre tivemos uma relação bastante cordial. Nunca devi nem paguei em atraso nenhuma renda.
    2) Que essa mesma oposição tivesse fundamento, aumento de renda; obras; etc… de forma a que eu pudesse contestar caso fosse necessário.
    3) Que a indicação de que seriam só alterações ao contrato e que não queria que eu saísse do imóvel, fosse dada não por sms, mas sim por algum documento legal ( ponto 2 anteriormente referido).

    Sendo que nesta situação, o que me garante aquando a altura de Outubro de 2019 chegar, apenas não sou despejado, sem ter tido tempo para procurar alternativas para morar e com uma margem de manobra muito curta?
    Que procedimentos terei de tomar?


    obg a todos.
    • XF
    • 15 fevereiro 2019

     # 2

    Boa tarde.
    A oposição à renovação não precisa de qualquer justificação por parte do senhorio.
    O contrato termina em Outubro, o senhorio está dar-lhe o pré-aviso legal a informar que não pretende renovar o contrato,
    Por muito que lhe custe a entender e a aceitar, ele está a cumprir escrupulosamente a lei.
    Ele até pode ter muitas razões, o valor das rendas subiu naquele local, precisa da casa, quer fazer alojamento local, mas não tem que lhe dizer o motivo, normalmente nesses casos é porque há mais procura nessa zona e ele acha que consegue arrendar por um valor mais superior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfmartins
  2.  # 3

    Obg XF,
    Compreendo perfeitamente a situação do senhorio, o imóvel é dele e com o mesmo faz o que quiser, aluga, vende, etc.. Situação normal.
    Apenas fiquei baralhado, pois por um lado envia a oposição , mas por outro envia sms a informar que não quer que eu saia, apenas pretende fazer ajustes ao contrato... ajustes esses que eu gostaria de ser informado, e não consigo pois o senhorio não responde a tentativas de contacto.

    obg
  3.  # 4

    Colocado por: gfmartinsObg XF,
    Compreendo perfeitamente a situação do senhorio, o imóvel é dele e com o mesmo faz o que quiser, aluga, vende, etc.. Situação normal.
    Apenas fiquei baralhado, pois por um lado envia a oposição , mas por outro envia sms a informar que não quer que eu saia, apenas pretende fazer ajustes ao contrato... ajustes esses que eu gostaria de ser informado, e não consigo pois o senhorio não responde a tentativas de contacto.

    obg


    Provavelmente devia começar á procura de outro sitio quando não respondem é porque não querem nada a mensagem deve ter sido um arrependimento psicológico momentâneo nada mais que isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfmartins
    • JOCOR
    • 15 fevereiro 2019

     # 5

    Colocado por: gfmartinso que me garante aquando a altura de Outubro de 2019 chegar, apenas não sou despejado,

    Proponha ao seu senhorio assinar já um novo contrato com as datas e valores que vocês dois acordarem. Assim ficam os dois garantidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfmartins
  4.  # 6

    Etics
    Sim, por transferência bancária.
  5.  # 7

    Telefone aos advogados e exponha que gostaria de aclarar essa questão.

    No entretanto, comece a ver outros imóveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfmartins
 
0.0111 seg. NEW