Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha esposa encontrava-se a mesa da cozinha quando ouvio um estalo e viu que o microondas estava desligado,disparou o disjuntor da ficha "máquina" ligou-me e não mexeu em nada até eu chegar.
    Quando cheguei desliguei tudo da ficha da parede e sem nada lá ligado e fez exatamente a mesma coisa de imediato, deu um estalo e disparou o disjuntor.
    Na ficha da parede estava ligado microondas, máquina de lavar roupa e de louça por falta de mais fichas mas nunca usamos ao mesmo tempo nem ela tinha usado nenhum desses equipamentos nesse dia.
    Quando abro a ficha da parede deparo-me com isto e questiono-me qual a razão e como é que isto é possível de acontecer!
    Sem existir contacto direto entre fios e sem ninguém lhe ter mexido passou corrente e fez faísca do fio preto para o fio terra que até ficou marcado.
    Troquei a ficha por nova e ficou tudo bem até agora mas... Como é possível? É porque? O que poderá ter causado tal situação? Devo continuar preocupado?

    Ainda a semana passada ardeu o sótão da casa da minha mãe derivado a um possivel curto circuito....

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Bender
      IMG_20190215_003023.jpg
  2.  # 2

    Viva,

    Vejo, pelo menos, três problemas.

    O fio preto do lado direito (fase) está solto e deve ter feito passagem à terra (fio amarelo/verde).

    O fio azul não deveria passar por aí mas sim pelo por baixo do equipamento.

    Nas ligações os fios (e não consigo perceber muito bem) devia estar por baixo da peça que abaixo do parafuso.
    Concordam com este comentário: ipn00tic, eu
  3.  # 3

    Se fizer zoom à foto vê à direita do fio preto, aquilo meio preto. Tem aí seu problema
  4.  # 4

    o frio preto deve ter estado solto ou andou ali algum condutor a fazer passagem á terra. Poderá ter aí tb um problema no disjuntor diferencial.
  5.  # 5

    Normalmente é falta de aperto dos condutores
    Concordam com este comentário: nielsky
  6.  # 6

    A folga na fêmea (onde entra o perne da ficha) causa faiscas eletricas que estão a ser direccionadas a terra, é trocar essa tomada, isso está negro!
  7.  # 7

    Boas,

    A ficha já troquei e até agora não aconteceu mais nada.

    Onde está assinalado nesta foto verifiquei e os contactos nunca se tocaram.
    O fio preto direito apesar de não estar na sua totalidade debaixo do parafuso, ele estava bem preso e não se mexeu.
    A ficha também está num local sem acesso onde ninguém lhe toca nem na ficha que lá está ligada é já estava assim montado á um ano...

    O problema poderá ter vindo entao do disjuntor ou de outro ponto da casa?
      IMG_20190217_174035.jpg
  8.  # 8

    o fio preto pode ter ficado folgado, fazendo assim arco eléctrico devido à folga.
    • eu
    • 17 fevereiro 2019 editado

     # 9

    Os fios não deviam estar junto ao parafuso, mas sim por baixo das placas metálicas. O que teve aí foi resistência a mais, o que provocou um aquecimento exagerado, o que destruiu o isolamento.
 
0.0133 seg. NEW