Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, tenho uma serie de dúvidas relativamente à seguinte situação:

    - Os meus pais compraram um imóvel por 90 000€ em 2003 para os quais pediram um crédito habitação de 50 000€
    - Eles pretendem alugar uma casa na terra e eu pretendo ficar com a casa atual deles
    - Atualmente falta-lhes pagar cerca de 20 000€ do crédito habitação
    - Pretendo pedir eu um crédito habitação no valor de 20 000€ e comprar a casa aos meus pais por esse valor.

    Dúvidas:

    Visto que irei comprar a casa abaixo do valor que está nas finanças (90 000€) que impostos terei eu e os meus pais de pagar?

    Pelo que sei terei que pagar IMT relativo aos 90 000€ visto que o valor da compra irá ser abaixo do valor patrimonial. E sei que é necessário pagar imposto sobre as mais-valias da venda do imóvel.
    Mas sabendo que os meus pais vão vender abaixo do que compraram e não vão ter mais-valia na venda, terão de pagar algo na mesma? Neste caso também é considerado o valor mais alto como no IMT?


    Obrigado
  2.  # 2

    Dando outra hipótese, faça um crédito pessoal para pagar os restantes 20mil€ e os seus pais fazem-lhe uma doação em vida.
    Concordam com este comentário: telhaduasaguas, PedroGomes, smst
  3.  # 3

    Há mais irmãos?
  4.  # 4

    pagar IMT relativo aos 90 000€

    Se é para Habitação própria permanente e o imóvel está abaixo dos 90 mil euros, creio que há isenção de IMT.
  5.  # 5

    não vão ter mais-valia na venda

    Esta situação é uma menos valia.

    Se eles comprassem algum imóvel da Terra era benéfico.Na Terra vão mesmo alugar?
  6.  # 6

    existe tanta opcao

    vendem pelo mesmo preco que compraram, escrituram por 90 fazes emprestimo de 20 e eles perdoam.te uma divida de 70.

    se fosse com a minha familia (entenda.se que cada um é diferente) assumia o pagamento da prestacao, eles pagavam a deles lá na terra pois quem pagava a antiga era eu e um dia a casa logo passava para teu nome por motivo de heranca.

    a questao do credito pessoal é complicado porque a taxa é 4 vezes superior ao credito habitacao.

    mas se têm boas relacoes e estao todos de boa fe nem precisava dd creditos e escrituras e burocracias, so vao gastar dinheiro que faz falta :)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 7

    Realmente a hipótese do putefabio é melhor que a minha!
  8.  # 8

    Obrigado pelas respostas.
    Tal como foi indicado aqui, verifiquei que não vou pagar IMT pois os 90000 ainda estão isentos.

    Também ponderei a doação mas para isso teria de pedir um crédito pessoal e iria perder a isenção de IMI o que não seria vantajoso para mim.

    A minha única dúvida neste momento é se os 20 000€ que os meus pais vão "receber" vão ter algum impacto no irs ou se terão de pagar algum imposto chorudo
  9.  # 9

    Há aqui pressupostos pouco claros...

    Vão receber 90 mil?
    Tem possibilidades de crédito de 90 mil?E escriturar por esse valor?

    Os seus pais nada pagariam se a escritura fosse por 90 Mil ou menos.

    Atenção:se tiver irmãos há situações a ter em conta perante a lei.
  10.  # 10

    Não tenho irmãos, por ai não há problema. A ideia é pedir pedir um empréstimo no valor de 20 000€, os meus pais venderem-me a casa por esses 20 000€ e esses mesmos 20 000€ serem usados para pagar o que falta do crédito habitação que eles pediram para esta casa.
    Pelo que vi, visto que o valor da venda vai ser inferior ao valor que compraram a casa, os meus pais não vão ter de pagar qualquer imposto, mas corrijam-me se estiver enganado.
  11.  # 11

    Então é só fazer as contas...

    Das várias hipóteses verificar qual a menos dispendiosa.
    • tnjp
    • 18 fevereiro 2019

     # 12

    Desconfio que algum banco lhe empreste os 20 mil euros como crédito habitação. De certeza que irão sugerir um crédito pessoal.

    Como já lhe disseram, se há boa relação e confiança entre ambas as partes, deixe ficar como está e pague você a prestação dos seus pais.
    Concordam com este comentário: nunos7
 
0.0122 seg. NEW