Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vamos dar entrada no processo de credito habitação em um imovel com 2 pisos T3 localizado no centro da cidade.O valor do imóvel é de 79.000€ e com avaliação de certeza deve chegar aos 100.000€ se não passar. Gostaria de saber se alguém aqui no grupo fez empréstimo habitação recentemente,pois minha preocupação é!Somos efetivos e temos ordenados líquidos de 1500€ soma dos 2.E de momento um empréstimo com o banco Santander de valor 120€ + renda da casa de 350€.Foi nos informado que a taxa de esforço não poderia ultrapassar os 30%,até pensei em renegociar com nosso banco esta prestação para ver se reduz na taxa de esforço.Alguém com experiência parecida? e que tenha conseguido empréstimo bancário recente!Estou tão aflita e nem sequer dei entrada no processo ainda,somente estamos a pesquisar o melhor banco.

    Desde já agradeço a atenção.

    Cumprimentos,

    Ana
  2.  # 2

    Não sei se estou a compreender. Possui um empréstimo e está a tentar contrair outro certo? E o banco está a colocar entraves relativamente a Taxa de esforço...
    Quanto a mim a questão que tem que colocar é efectivamente se conseguem lidar com uma taxa de esforço superior e ter em conta possíveis variações da euribor (suponho que o crédito não seja de curto prazo). Parece me de facto uma margem muito curta para isso...
  3.  # 3

    Sro.andcalvario,

    Sim meu credito é de um cartão de credito Santander já esta acabando mas para eles contam sempre.Do resto não tenho dividas e o credito é de 30 anos (feito simulação tem dado em torno de 246€ mensal + ou -)O que não é nada mal.O que tem me preocupado é a tal taxa de esforço que parece ser o bicho papão da historia.Já estou como medo de dar entrada visto não poder passar os tais 30%. Por isso solicitei alguém que tivesse feito algum recente para trocar experiencial neste caso.Mas sei que cada caso é um caso como se costuma dizer.Obrigada pela atenção
  4.  # 4

    Ok. Entao e quanto tempo demora a terminar o crédito que tem? O que me esta a dizer e que o banco lhe disse que como a taxa global de esforço s superior a 30% nao lhe dão o crédito. Tem fiadores?
  5.  # 5

    Mas com o que apresenta, a sua taxa de esforço é inferior a 30%
    Concordam com este comentário: andcalvario
  6.  # 6

    Com taxa de esforço de 30% não tem grandes problemas no que toca a aprovação de crédito.
  7.  # 7

    Sro.Apostador e sro.rjmpires

    Ainda não dei entrada no processo com papeis!estamos ainda em pesquisa do melhor banco e melhores condições de empréstimo.Meu banco atual é o Santander!Mas quando fomos solicitar informações sobre empréstimos não foram muito acessíveis ou melhor dizendo pouco interessados em ajudar(não posso julgar o banco ou se foi a pessoa que atendeu que estava num mal dia sem"pachorra" digamos assim)Portanto estamos a pesquisar vários bancos.O medo é grande de ser rejeitado pois a casa é muito boa e condições excelentes boa localização e por um preço baixo.Falta a licença de habitação que não encontram possivelmente vai ter que ser feita outra,pois o banco exige para a aprovação do credito,oxalá me me corra tudo bem e que realmente minha taxa de esforço seja o suficiente para aprovação.Obrigada

    Cumprimentos
  8.  # 8

    Vá com cuidado. Peça para ver a documentação do imóvel.
    Não assine nada sem tirar a limpo esta questão.

    A licença é essencial e pode ser dificil de obter.

    Verifique se existe:
    -Caderneta predial
    -Certidão Predial Permanente
    - Licença de Utilização
    - Certificado Energético
    - Ficha Técnica de Habitação

    Colocado por: anabragaSro.Apostador e sro.rjmpires

    Ainda não dei entrada no processo com papeis!estamos ainda em pesquisa do melhor banco e melhores condições de empréstimo.Meu banco atual é o Santander!Mas quando fomos solicitar informações sobre empréstimos não foram muito acessíveis ou melhor dizendo pouco interessados em ajudar(não posso julgar o banco ou se foi a pessoa que atendeu que estava num mal dia sem"pachorra" digamos assim)Portanto estamos a pesquisar vários bancos.O medo é grande de ser rejeitado pois a casa é muito boa e condições excelentes boa localização e por um preço baixo.Falta a licença de habitação que não encontram possivelmente vai ter que ser feita outra,pois o banco exige para a aprovação do credito,oxalá me me corra tudo bem e que realmente minha taxa de esforço seja o suficiente para aprovação.Obrigada

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: andcalvario, rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabraga
  9.  # 9

    Colocado por: anabragaem um imovel com 2 pisos T3 localizado no centro da cidade.O valor do imóvel é de 79.000€
    Grande negócio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabraga
  10.  # 10

    Será grande negócio?
    Não existe Licença de Habitação. Até pode estar caro, sem este documento.

    Colocado por: BelhinhoGrande negócio...
  11.  # 11

    Também sou da opinião que tem de tratar desses "pormaiores" todos antes de avançar, mas por vezes o risco pode compensar visto o valor ser bastante atractivo, a questão é que depois para tratar desses assuntos todos vai precisar de tempo e dinheiro, e isso só a Ana pode avaliar se é vantajoso ou não e se está disposta a passar por isso.
  12.  # 12

    Sem licença de habitação é para fugir. Sabe que a Cãmara pode, a todo o momento, impor um despejo coercivo?
  13.  # 13

    Isso é o extremo dos extremos. Não conheço um único caso em que se tenha dado um despejo efectivo por este motivo.

    A camara em primeiro lugar notifica para proceder á legalização, fazendo projectos e, sendo necessário, promover obras.
    Havendo tempo e dinheiro, tudo se resolve.
    Para cada caso, uma solução.

    Pelo que nos foi explicado, nem deve ter assim um caso tão tenebroso.


    Colocado por: Diogo CaladoSem licença de habitação é para fugir. Sabe que a Cãmara pode, a todo o momento, impor um despejo coercivo?
  14.  # 14

    Colocado por: ADROatelierSerá grande negócio?
    Não existe Licença de Habitação. Até pode estar caro, sem este documento.

    No centro de uma cidade, nem que seja só o terreno...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabraga
  15.  # 15

    Olá!
    Sou novo por aqui, mas já vos leio há algum tempo.
    Estou indeciso se compro uma casa 'já feita' ou compro um terreno e construo. E se comprar um terreno, se opto por construção de alvenaria ou modular.

    Ainda estou a avaliar valores de 'casa já feita' vs. 'comprar terreno e construir'. Estou com valores entre os 260.000€ e os 340.000€.

    Entretanto, respondo a este tópico porque existe um formulário online em formato Excel que ajuda a calcular a Taxa de Esforço:

    https://s3-eu-central-1.amazonaws.com/ceg-blogassets/wp-content/uploads/sites/3/2018/04/19150740/Simulador-Taxa-de-Esfor%C3%A7o-ComparaJ%C3%A1.pt_.xlsx

    Eu saquei, já usei várias vezes e o valor que dá é muito semelhante ao do banco BPI, por ex.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabraga
  16.  # 16

    Caros senhores,

    Obrigada pelos vossos comentários!mas realmente não vou prosseguir sem a documentação estar completa,esta casa é de herança cuja uma das herdeiras é filha da minha colega de trabalha "dai" eu conseguir um preço tão atractivo a casa esta em uma imobiliária que nem sequer colocou a venda visto não estar toda documentação em dia.E nem vai estar a venda no site!pois a minha colega de trabalho já mandou reservar.Espero eu que a documentação se resolva toda com mais brevidade o possível,pois os feedbacks que tenho da senhora da imobiliária é positivos,tirando o valor que eles levam para tratar disso é um balúrdio por isso espero que tudo se resolva.Para prosseguirmos com os papeis do empréstimo.

    Cumprimentos
    Ana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  17.  # 17

    Melhor seria que fosse só o terreno.
    Assim tem um molho de bróculos que pode ser fácil de resolver, ou muito complicado. Leia-se tempo e dinheiro.

    Colocado por: BelhinhoNo centro de uma cidade, nem que seja só o terreno...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anabraga
  18.  # 18

    não havendo licença de habitação, o principal passo é verificar se o que foi aprovado pela camara foi realmente construído, ou se houve alterações ao projecto durante a construção. a haver alterações terá que averiguar se são possiveis ou de serem legalizadas ou não.

    se houve alterações e se são possiveis de serem legalizadas, terá que entregar um projecto de alterações. isso terá os seus custos, mas nada de proibitivo.

    se houve alterações e se não são possiveis de serem legalizadas, fuga a sete pés. Pode estar ai a razão do preço ser barato porque corre o risco de andar a demolir coisas para legalizar a casa

    se não houve alterações, força nisso.

    quanto ao banco ele quer é emprestar dinheiro, se você tiver capacidade financeira para suportar o emprestimo e banco encontra forma de financiar isso.
  19.  # 19

    Sem ter a papelada em ordem, o banco dificilmente dará o crédito. Não se esqueça que tem que ter de 10 a 20% do valor da compra para dar de entrada e dos custos com a escritura.
    Concordam com este comentário: anabraga
  20.  # 20

    Colocado por: anabragaBoa tarde,

    Vamos dar entrada no processo de credito habitação em um imovel com 2 pisos T3 localizado no centro da cidade.O valor do imóvel é de 79.000€ e com avaliação de certeza deve chegar aos 100.000€ se não passar. Gostaria de saber se alguém aqui no grupo fez empréstimo habitação recentemente,pois minha preocupação é!Somos efetivos e temos ordenados líquidos de 1500€ soma dos 2.E de momento um empréstimo com o banco Santander de valor 120€ + renda da casa de 350€.Foi nos informado que a taxa de esforço não poderia ultrapassar os 30%,até pensei em renegociar com nosso banco esta prestação para ver se reduz na taxa de esforço.Alguém com experiência parecida? e que tenha conseguido empréstimo bancário recente!Estou tão aflita e nem sequer dei entrada no processo ainda,somente estamos a pesquisar o melhor banco.

    Desde já agradeço a atenção.

    Cumprimentos,

    Ana


    Olá Ana,

    Esperamos que este artigo que preparamos a possa ajudar: https://www.comparaja.pt/blog/taxa-de-esforco.

    Pode sempre analisar outros bancos para ver se algum tem ofertas que se coadunem mais com a sua situação. Mas lembre-se que há uma série de dicas para ter o seu crédito habitação aprovado mais facilmente. Nomeadamente, o facto de ter um bom historial de crédito, dar uma boa entrada inicial da casa (se tiver essa possibilidade), etc.

    E há outros fatores além da taxa de esforço, a que os bancos também olham. https://www.comparaja.pt/blog/analise-de-credito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anabraga
 
0.0191 seg. NEW