Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agradeço a quem me poder ajudar.

    Comprei uma casa antiga com algumas remodelações há dois anos. Temos um grave problema de humidade e isolamento térmico. Aquilo que me explicaram é que a laje da cobertura não está devidamente isolada, o que faz com que o ar quente ao subir e contactar com a laje fria condense originando os problemas de humidade. Para além do mais é muito difícil aquecer ou arrefecer a casa embora a mesma seja pequena.

    Sabemos que temos de mudar a caixilharia toda, para uma mais isolante e com vidro duplos (em principio este verão).

    A solução para o isolamento do tecto, que nos foi recomendada (um familiar eng. civil), uma vez que o sótão não é habitável (pé direito baixo) é isolar directamente o piso do mesmo, com placas de poliestireno ou lã de rocha/mineral. Uma vez que o acesso ao sótão apenas se faz através de uma claraboias interiores o mais fácil será usar rolos de lã que passarão facilmente por esse espaço ao contrário das placas de poliestireno.

    Ora como este não é um trabalho muito complexo estou a chegar à conclusão que nenhum empreiteiro tem interesse em fazê-lo (não irá provavelmente lucrar grande coisa com o trabalho). Inclusive um que veio fazer orçamento, disse que isso não resolveria nada e queria era isolar o telhado com painéis sandwich (que implicava remover as telhas todas e recoloca-las).Quando viu que não estávamos para aí virados, disse que a melhor solução seria colocar tecto falso com isolante (para menos de 89 m2 apresentou orçamento de 4800€). A opção de isolar com tecto falso parece-me mais eficiente, mas porque diria que isolar a laje não seria solução mas por tecto falso já seria?

    Assim, com em vários post aqui do forum decidi que iríamos nós fazê-lo. Ora peço então opinião quanto à solução encontrada:

    - Duas camadas cruzadas de lã mineral de 6 cm de espessura com revestimento de papel kraf.

    Acham que o trabalho é de fácil execução ou há muita margem para erro?

    Devemos colocar o papel kraft virado para a superfície quente (ou seja voltado para a laje) mas e a segunda camada? Viramos para fora tipo sandwich ou colocamos da mesma forma?

    Muito obrigada a quem poder ajudar ou partilhar ideias!
 
0.0074 seg. NEW