Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Acho que é demasiado caro. Ar a 2 ou 3€ acho demasiado.
    Bem, algo de jeito é preciso ter pelo menos 70kg/m3, caso contrário pouco ou nada faz
  2.  # 22

    Bettencourt, não escreva disparates...
    Concordam com este comentário: Picareta, Vítor Magalhães
  3.  # 23

    O pessoal que paga 7€/m2 é porque não sabe...
  4.  # 24

    oUTRAS DENSIDADES MAIORES NAS LAS , SERÃO NECESSÁRIAS POR OUTRAS RAZÕES... ACUSTICAS, DE RESISTENCIA À COMPRESSÃO, resistência ao fogo...

    Sim , há muito pessoal ( inlcusive técnicos) que paga/ receita isolamento a "7€", quando lhe bastará o de 3€...
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, Skinkx, andcalvario, Vítor Magalhães
  5.  # 25

    Como no meu caso. Em que a projectista me "prescreveu" de 70kg e quando questionada sobre qual a diferença de outra densidade disse que no meu caso não fazia diferença nenhuma...
  6.  # 26

    Eu questionei a da densidade e ela própria é que disse que nao havia diferença nenhuma. Mas que define sempre as densidades maiores por defeito e não por ser necessário.
    Foi ela que disse que podia alterar sem qualquer alteração no resultado final...
  7.  # 27

    "As mantas ou painéis de lã de rocha são colocados na cavidade resultante do espaçamento dos perfis ou vigas e dos materiais que revestem esses elementos. Este isolamento permite alcançar três objectivos fundamentais: isolamento térmico, isolamento acústico e protecção contra o fogo por envolver os elementos estruturais. No caso de se escolherem outro tipo de materiais, tal como a lã de vidro ou o poliuretano injectado, será importante verificar se o triplo objectivo acima referido é realmente atingido. O isolamento témico pode ser complementado pela aplicação de poliestireno expandido ou extrudido no revestimento térmico exterior (ETICS) e nas coberturas.
    Poderão ser cometidos alguns erros motivados pelo desconhecimento (ou incompetência) de quem constrói, ou pela tentativa de reduzir custos que, afinal, acabará por sair mais caro com o tempo. Entre eles está a escolha de mantas de lã de rocha ou de lã de vidro ao invés de painéis, especialmente na aplicação em superfícies verticais. Quando se aplicam mantas, a pouca consistência do material fará com que o isolamento desça nas paredes criando bolsas vazias nas zonas superiores. O correcto material a aplicar em paredes são painéis com estabilidade dimensional e contracção nula."
    O texto não é meu.
  8.  # 28

    E então!? esse texto não contradiz em nada o que aqui se falou... muito menos no caso em apreço, que se está a falar de aplicar isolamento termico sobre a laje de cobertura..
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 29

    Pois
    Contudo e porque a minha intenção é ajudar e não argumentar as coisas são como são. Abraço
  10.  # 30

    Colocado por: bettencourt"As mantas ou painéis de lã de rocha são colocados na cavidade resultante do espaçamento dos perfis ou vigas e dos materiais que revestem esses elementos. Este isolamento permite alcançar três objectivos fundamentais: isolamento térmico, isolamento acústico e protecção contra o fogo por envolver os elementos estruturais. No caso de se escolherem outro tipo de materiais, tal como a lã de vidro ou o poliuretano injectado, será importante verificar se o triplo objectivo acima referido é realmente atingido. O isolamento témico pode ser complementado pela aplicação de poliestireno expandido ou extrudido no revestimento térmico exterior (ETICS) e nas coberturas.
    Poderão ser cometidos alguns erros motivados pelo desconhecimento (ou incompetência) de quem constrói, ou pela tentativa de reduzir custos que, afinal, acabará por sair mais caro com o tempo. Entre eles está a escolha de mantas de lã de rocha ou de lã de vidro ao invés de painéis, especialmente na aplicação em superfícies verticais. Quando se aplicam mantas, a pouca consistência do material fará com que o isolamento desça nas paredes criando bolsas vazias nas zonas superiores. O correcto material a aplicar em paredes são painéis com estabilidade dimensional e contracção nula."
    O texto não é meu.


    Há painéis com densidades abaixo dos 70 kg/m3...
  11.  # 31

    Colocado por: bettencourt"As mantas ou painéis de lã de rocha são colocados na cavidade resultante do espaçamento dos perfis ou vigas e dos materiais que revestem esses elementos. Este isolamento permite alcançar três objectivos fundamentais: isolamento térmico, isolamento acústico e protecção contra o fogo por envolver os elementos estruturais. No caso de se escolherem outro tipo de materiais, tal como a lã de vidro ou o poliuretano injectado, será importante verificar se o triplo objectivo acima referido é realmente atingido. O isolamento témico pode ser complementado pela aplicação de poliestireno expandido ou extrudido no revestimento térmico exterior (ETICS) e nas coberturas.
    Poderão ser cometidos alguns erros motivados pelo desconhecimento (ou incompetência) de quem constrói, ou pela tentativa de reduzir custos que, afinal, acabará por sair mais caro com o tempo. Entre eles está a escolha de mantas de lã de rocha ou de lã de vidro ao invés de painéis, especialmente na aplicação em superfícies verticais. Quando se aplicam mantas, a pouca consistência do material fará com que o isolamento desça nas paredes criando bolsas vazias nas zonas superiores. O correcto material a aplicar em paredes são painéis com estabilidade dimensional e contracção nula."

    É perfeitamente possível colocar mantas em paredes sem criar bolsas vazias nas zonas superiores.
    Colocar painéis rígidos com tubos nas paredes não me parece nada fácil
    • MRK
    • 22 fevereiro 2019

     # 32

    Aproveito o tópico para questionar,

    Tenho isolamento na cobertura de 8cm de XPS e vou colocar lã de rocha com BPV sobre o tecto em pladur, tenho previsto com o empreiteiro 4cm PK100 no entanto questiono qual consideram o mais adequado por forma a aumentar o isolamento térmico e acústico. Ou seja, sendo uma zona não transitável é melhor aumentar a espessura (aumentar o R) e diminuir a densidade ou o contrario?

    Por favor não me perguntem o que diz o homem da térmica :-)))
  12.  # 33

    Acusticamente não precisa... E termicamente se o tecto falso tiver pouca altura também não deve precisar.
    O que lhe diz o projectista do REH!? 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
  13.  # 34

    Mas quer meter painel rígido de 100 kgm3 para quê!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
    • MRK
    • 22 fevereiro 2019

     # 35

    Colocado por: Pedro BarradasAcusticamente não precisa... E termicamente se o tecto falso tiver pouca altura também não deve precisar.
    O que lhe diz o projectista do REH!? 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRK


    Obrigado Pedro mas o técnico não diz nada :-)



    Colocado por: Pedro BarradasMas quer meter painel rígido de 100 kgm3 para quê!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRK


    Apenas uma melhora para alem dos 8cm de XPS. Contexto: localização litoral norte (Aveiro) paredes com ETICS 8 cm grafitado. Cobertura em zinco. Objectivo para alem de térmico também acústico, talvez atenuar barulho da chuva
    de contracções e dilatações do zinco. Acha que não justifica?
  14.  # 36

    Tem laje de tecto, certo? em betão ou laje aligeirada...
    • MRK
    • 22 fevereiro 2019

     # 37

    Colocado por: Pedro BarradasTem laje de tecto, certo? em betão ou laje aligeirada...


    Aligeirada
    • MRK
    • 23 fevereiro 2019

     # 38

    Colocado por: Pedro BarradasAcusticamente não precisa... E termicamente se o tecto falso tiver pouca altura também não deve precisar.
    O que lhe diz o projectista do REH!? 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRK


    Colocado por: Pedro BarradasMas quer meter painel rígido de 100 kgm3 para quê!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRK


    Colocado por: MRK

    Aligeirada


    Caro Pedro Barradas,

    Pode completar o raciocínio?

    Obrigado desde já pela atenção.
  15.  # 39

    Boa tarde novamente,

    após alguma procura encontrei manta de lã de vidro em 60mm e 80mm a preços convidativos .
    Para isolar 100m2, em duas camadas (100m2x2), ou sejam 200m2 encontrei a de 60mm a 2€/m2 e 80mm a 2.45€/m2.
    Acham que vale a pena investir mais cerca de 100e na de 80mm para perfazer 160mm? Pelo que li aqui no forum a primeira camada é que faz diferença, daí até poder colocar 80mm na primeira camada e 60mm na segunda.

    O que acham?
  16.  # 40

    Meta no mínimo 80mm..
 
0.0244 seg. NEW