Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Será que podem ajudar-me?
    Tenho casa com credito (HPP), mas arrendei-a (com recibos e contracto) sem dizer ao banco porque vim trabalhar para outro país da europa.
    Entreguei sempre o irs (com as rendas) em Portugal. Quando aluguei, dei como morada fiscal a morada do meu tio (a minha unica familia em portugal), pois os meus inquilinos iam por a morada da minha casa como morada fiscal deles.
    Agora quero legalizar tudo e pagar o resto da dívida ao banco, como fazer?
    Já vi que na certidão da casa, está a morada fiscal, se o banco vir isso quando eu for pagar a totalidade do emprestimo, pode acontecer o quê?
    E as finanças? Risco o quê?
    Como faço para que tudo fique legal?
    Pago IMI desde sempre.
    Eu vou continuar no estrangeiro e quero guardar a casa aí...
    Obrigado.
  2.  # 2

    Olá Timoteo!

    Sei que isto te preocupa e muito, mas como dizem os outros: "Piece of cake" a tua preocupacao!!

    Nao tens nada que te preocupar uma vez que tens feito tudo como deve ser
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  3.  # 3

    baltika,
    obrigado pela resposta.
    "Feito tudo como deve ser", não me parece pois a habitação é popria permanente e eu aluguei sem dizer ao banco... e leio que é proibido e o banco pode cobrar por isso; agora que quero pagar o resto do crédito o banco vai ver isso na caderneta predial que tenho de lhes apresentar... não corro o risco de ter de pagar multa? se sim quanto, sabem? é que o dinheiro não estica e vou pagar com todas as economias.
  4.  # 4

    Os bancos não passam multas, quando muito poderiam subir-lhe o spread, mas se vai pagar o crédito já não se aplica essa situação. Eu no seu caso não gastava todas as economias em liquidar o crédito, ficava com uma almofada confortável e daqui a uns tempos pagava o restante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  5.  # 5

    rjmsilva,
    pois pagar ou não pagar, eis outra questão...
    se pagar fico sem dívida e depois a renda recebida será para economizar. tenho receio que as regras fiscais/bancárias mudem e possa vir a ser prejudicado,sei lá o dia de amanhã.
    Por outro lado é verdade que ficar sem economias também não é o ideal.

    Agora quero é regularizar tudo, tenho de actualizar o cartão de cidadão (dar morada do estrangeiro) e como não sei a que dados o banco vai ter acesso, temo que este me suba o spreed (era isso que queria saber, se sobe quanto é?)
    Obrigado.
    • Palhava
    • 20 fevereiro 2019 editado

     # 6

    Acho que não há problema nenhum a nível do banco.
    Se tivesse informado na altura em que começou o arrendamento, aí sim,podiam ter eventualmente mudado as condições do empréstimo.
    Problemas poderiam surgir era nas finanças aquando de uma venda,caso quisesse reinvestir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  6.  # 7

    Acho que não terá problema nenhum. O banco poderia eventualmente mudar as condições mas é pouco provável que o fizesse.

    Eu estou numa situação parecida, com a diferença que não aluguei o imóvel.
    E quanto imigrei mudei a minha morada fiscal para o estrangeiro.
    Também mudei a morada no banco e principalmente a dos seguros, informando-os do novo país de residência. Até porque há lá uma cláusula que lhes permitia fugir com o rabo à seringa se por qualquer motivo o tivesse que activar não estando a residir no mesmo local de quando o risco foi calculado.

    O banco no meu caso acabou por me agravar o spread largos meses mais tarde, mas foi por incumprimento da domiciliação de vencimento e não por deixar de ser HPP.

    No seu caso deu como morada fiscal uma morada em PT, julgo que seria do seu interesse mudar a morada fiscal para o país onde vive.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  7.  # 8

    Obrigado pelos vossos comentários.

    Isto é um tourbilhão de dúvidas, mas pelos vistos sem gravidade...
    Ao renovar o cartão de cidadão, vou dar a morada do estrangeiro (quando saí de portugal disseram-me para não mudar nada pois é o que faz a maioria dos imigrantes); Mas agora que estou empregado e penso ficar no estrangeiro mais uns bons anos, queria por tudo em ordem.
    Como tenho uns trocos de lado (o total da dívida ao banco), pensei em pagar quando renovar o cartão de cidadão e pronto fica tudo em ordem.
    Mas o medo seria ter de pagar mais do que previsto (multas/ coimas ou aumento do spreed). E se o banco decide de o fazer à última hora, eu não tenho outros meios financeiros.

    hangas, diz que lhe agravaram o spreed, isso significa +/- quanto por mês? Se paga,por exemplo 300 euros por mês de crédito, com o agravamento do spreed, ficará em quanto?
    E porque diz que é do meu interesse mudar a morada para o estrangeiro, onde vivo?
    • hangas
    • 20 fevereiro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: TimoteoAo renovar o cartão de cidadão, vou dar a morada do estrangeiro (quando saí de portugal disseram-me para não mudar nada pois é o que faz a maioria dos imigrantes);


    É verdade, mas fazem mal. E embora seja pouco provável (até porque há cruzamento de dados) por dar azo a questões de dupla tributação que embora se resolvam são chatices que se podem evitar. Nem percebo bem qual a vantagem de não mudar, só vejo problema.
    E o processo é tão simples que não vale a pena a complicação. Então se tiver o leitor para usar o CC no PC ainda mais fácil é.

    Por exemplo se passados 5 ou mais anos quiser voltar poderá ser elegível para o estatuto de residente não habitual.
    Se nunca mudou o domicilio fiscal, o fisco pode considerar que nunca saiu. O mesmo para esta medida nova dos 50% para quem emigrou antes de 2015.

    Sobre as razões de alterar a morada fiscal, e para além de ao dar a morada de alguém estar a prestar falsas declarações leia este artigo.
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/mudou-se-para-o-estrangeiro-mude-tambem-a-morada-no-cartao-do-cidadao/


    Agravaram-me o spread em 0.5% porque era isso que estava no meu contrato. Tem que ler o seu contrato e ver o que ela está.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  8.  # 10

    o grosso dos juros são pagos no inicio do empréstimo para o fim fica praticamente o capital.

    se está a pensar em pagar tudo o banco, ele até agradece.
    Concordam com este comentário: amartins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  9.  # 11

    pauloagsantos,

    na sua opinião é preferível esperar para pagar, é isso?
  10.  # 12

    Colocado por: pauloagsantoso grosso dos juros são pagos no inicio do empréstimo para o fim fica praticamente o capital.

    se está a pensar em pagar tudo o banco, ele até agradece.
    Concordam com este comentário:amartins
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Timoteo


    Esse raciocínio está errado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  11.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosse está a pensar em pagar tudo o banco, ele até agradece.

    Não o banco não agradece nada, pelo contrário vai pagar uma taxa de antecipação do pagamento. Se tiver um gestor de conta ele até vai tentar convencê-lo a não amortizar na totalidade. O negócio dos bancos é emprestar dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  12.  # 14

    Se pudessem ser mais objectivos eu agradecia. Não compreendo se é verdade ou ironia.
    Pagar ou não pagar antecipadamente? O que é que me é mais favorável?
  13.  # 15

    Pagar antecipadamente é sempre favorável, além dos juros num crédito tem outras despesas tipo seguros. Se conseguir uma aplicação que lhe renda mais do que paga...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
  14.  # 16

    O negócio do banco é emprestar dinheiro e o seu 'rendimento' vem dos juros cobrados.
    Quando mais longo for o crédito mais 'rendimento' têm o banco.
    Logo o banco gostaria que os créditos concedidos a baixo juros fossem liquidados e os créditos com juros mais altos se mantivessem.
    Sempre que alguém amortiza um crédito o banco recebe uma ínfima parte dos juros que iria receber com essa operação. Tendo isso em mente, o banco normalmente não 'gosta' que se façam amortizações.

    Agora é fazer contas:
    - Consegue investir o seu dinheiro e o mesmo gerar um rendimento superior ao valor que irá poupar nos juros 'não pagos'?
    Se sim, na minha modesta opinião é preferível fazer esse investimento.
    Se não. Amortize. Totalmente se dispor desse capital ou parcial se não tiver o valor total ou quiser manter um pé de meia para o futuro.

    O que não falta na net, inclusivamente aqui no fórum, são situações que demonstram que mesmo amortizar valores 'pequenos' gera ganhos a nível dos juros não pagos / poupados no final do crédito
    Concordam com este comentário: nmex2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Timoteo
 
0.0206 seg. NEW