Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    "Portugal, classificado com nível “muito alto” apresenta-se como “um dos piores países europeus no que respeita à pobreza energética” por causa de “baixos rendimentos, edifícios ineficientes sem isolamento e com janelas simples”, equipamentos pouco eficientes, como “lareiras e aquecedores individuais”, assinala a ZERO."

    "Pobreza energética: Portugal está entre os piores países da Europa "

    Considerando o ritmo de construção e as opções existentes no mercado, realmente acho que existe pouca informação sobre o quão importante é a questão do isolamento e toda a envolvente ( não basta isolar, também é necessário ventilar ) .

    Fazendo ponte em um comentário de outra discussão por aqui, existe uma preocupação de alguns DO's com o tipo de tijolo para a construção, se térmico ou normal, mas existe pouca preocupação com pontes térmicas e como solucionar elas no geral, seja para construções novas ou soluções para construções já existentes.

    Claro, isso tudo depende de um grande entrosamento entre a equipa de arquitectura e de engenharia, existe informação no mercado para isso, o DO pode questionar a sua equipa, mas para questionar algo tem de existir pelo menos a introdução do conceito, depois disso existe a resistência normal a mudanças, como convencer as pessoas a fazerem de forma diferente ? Como convencer as pessoas a serem "cobaias" ( se não é algo comum, por mais que exista no mercado já há bastante tempo, todos vão sempre pensar que são cobaias, agora com o Etics/cappotto ganhando tracção no mercado já existe uma abertura maior para esse tipo de solução mas é uma situação que pode ser usada como exemplo ) ?

    Aos arquitectos ou engenheiros, como lidam com um DO para explicar essas soluções? claro, um DO informado é muito picuinhas, pode criar mais problemas que os que realmente existem, mas não consideram que um DO informado também consegue mais facilmente alinhar em ideias diferentes para estas questões importantes ou ainda consideram que o DO apenas se preocupa com a estética e não com a funcionalidade?
  2.  # 2

    Amigo. isso só será verdade no parque construído anterior a 2008...
    Depois há ainda outras contas a fazer. é que nõs não gastamos nem precisamos gastar tanto dinheiro/ energia quanto os senhores da EU pensam que temos de gastar, felizmente temos habitos diferentes dos paise do centro e norte da europa.. e claro, o clima também.

    Actualemtne as exigências da regulamentação e igualmente dos donos de obra está muito presente.. isto apesar das falhas ainda nas fases de projecto e mais importante em obra.

    Realtivamente ao parque edificado construido, as patologias que se vão vendo, são precisamente porque actualmente o nivel de conforto exigido pelos DO, (falando somente na tipologia habitacional) é superior, nomeadamente aquecendo mais as casas...
    Actualmente é preocupação tanto das equipas projectistas como do DO, as questões de melhoria termica e da eficiencia energética...
 
0.0095 seg. NEW