Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Já sei ao que venho e até antecipo parte das críticas que me vão fazer, contudo considero que este forum tem muitos foristas que de facto dão inputs bastante valiosos, pelo que desta vez sou eu a recorrer ao fórum em busca de uma solução para o meu problema, passo a explicar:

    Neste momento tenho a arquitectura da minha moradia aprovada e as especialidades para aprovação, pelo que mexer no projecto nesta altura está fora de questão. Contudo, nunca gostei muito do alçado principal da casa, e dada a importância que uma moradia tem na nossa vivência diária, tenho de tentar pelo menos encontrar uma solução para esse alçado, submetendo na fase de construção um projecto de alterações (que terão de ser estéticas).

    Pedi ao técnico que nos fez o projecto uma casa totalmente tradicional, com 4 águas, rodapé e cantos em pedra natural e cantarias nas janelas, uma vez que é com esse tipo de casas que mais me identifico. Na minha cabeça concebi a parte frontal da casa totalmente plana, sem varandas, contudo por imposição da minha esposa, teve de levar uma varanda à entrada e a altura acabei por aceitar.

    A minha questão com a varanda é que a considero inútil da maneira como está concebida: para a varanda têm acesso a porta de entrada, janela da lavandaria e janela da cozinha. Na parte da casa sem varada estão duas janelas dos quartos. Já cheguei à conclusão que a varada para ser útil teria de ser ao contrário, ou seja ficar para o lado dos quartos, o que permitiria até colocar duas janelas de sacada. Dado que essa alteração é de momento impossível, que sugestões me podem dar para melhorar este alçado frontal esteticamente?

    Informo ainda que o alçado frontal está para ponte e o tardoz para nascente. Optamos por colocar as zonas nobres da casa para a parte de trás da casa por uma questão de privacidade e porque é para as traseiras que o nosso terreno desenvolve e onde pensamos fazer a zona de lazer exterior.

    Agradeço desde já as sugestões que me possam dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hedcosta
      Imagem_Forum.png
  2.  # 2

    qual a zona do pais? é que facilmente até pode modificar um pouco a estética dessas fachadas e pô-las mais de acordo com a região onde se insere
    Concordam com este comentário: ARMG
  3.  # 3

    e é assim que as derrapagens acontecem. projecto aprovado e já a pensar nas alterações.

    pessoalmente não gosto de ver as janelas dos WC no alçado principal, parece-me que aquela janela mais pequena é de um WC.

    fora isso não vejo nada de estranhos nos alçados.
  4.  # 4

    Caro marco, zona de Montemor o Velho, gândara, daí a opção por uma arquitectura mais tradicional. Obrigado desde já
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  5.  # 5

    Caro Pauloagsantos, tem toda a razão, sempre disse desde o primeiro dia que o que ficasse aprovado não iria alterar. A questão é que aquele alçado frontal nunca me convenceu, e não me consigo desligar do facto. Sim a Janela da casa de banho será para alterar para uma maior, essa é até ver a única alteração que tenho por certa e que penso não onerar em muito a obra.
  6.  # 6

    se calhar o problema é o alçado não reflectir a memoria descritiva.



    Colocado por: HAL_9000rodapé e cantos em pedra natural e cantarias nas janelas


    no desenho quase que não se vê as cantarias.

    o desenho com umas cantarias mais largas e subir esse rodapé mais uns cms e a casa fica logo com outra graça.
  7.  # 7

    a meu ver podia por uma molduras nas janelas ( forra), engrossar um pouco os cunhais ( a pedra nas esquinas) subir o soco (base da fachada), talvez optar por portadas exteriores pois tem muito mais a ver do que meter estores de rolo e ainda pelo facto de isso ser apenas um r/c
    quanto á janela da wc eu cá não mexia nela.
  8.  # 8

    Pois apesar de eu sempre ter falado nas cantarias das janelas, cunhais e soco, eles de facto não ficaram bem representados. Contudo, segundo me informou o técnico eu posso mexer na largura desses elementos sem ter de submeter um projecto de alterações. Já a Janela sim implicaria um projecto de alterações, em princípio terá de ser submetido mais tarde. Obrigado desde já pelo feedback.
  9.  # 9

    Pois... Isso está mauzinho... Mal resolvido. Se me pagar eu posso ajudar a resolver... O marco1 já apontou possíveis soluções.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasPois... Isso está mauzinho... Mal resolvido. Se me pagar eu posso ajudar a resolver... O marco1 já apontou possíveis soluções.

    Ahaha, Caro Pedro Barradas, já estava à espera de uma resposta dessas. Tem razão, não podemos querer que nos façam o trabalho de borla. Apenas pedi sugestões tendo em conta o espírito de entreajuda que vigora neste forum. A questão é que eu já paguei para ver explanadas as ideias simples que eu concebi, e olhe que são mesmo simples. Mas como o feedback por parte do técnico em termos estéticos é o que se vê, penso que não vale a pena insistir mais por aí. Terei de lidar com a situação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    O Marco está de volta. Bem vindo.
  12.  # 12

    é pena vc não ter resolvido isso na fase de projecto, pois para isso é que serve essa fase.. posso perguntar porque não aconteceu assim?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemosé pena vc não ter resolvido isso na fase de projecto, pois para isso é que serve essa fase.. posso perguntar porque não aconteceu assim?
    Concordam com este comentário:ADROatelier

    Não resolvi em fase de projecto porque o tempo para pensar, exigir e refazer foi pouco. Tenho urgência em iniciar a obra. Estas coisas deveria ser feitas com mais tempo e calma
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Viva @HAL_9000, já conseguiu orçamentos para a moradia? é q colocou um tópico a pedir contactos.
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Estas coisas deveria ser feitas com mais tempo e calma

    Pois devem, por isso éq eu não consigo fazer projectos de arquitectura em 30 dias.. nem em 60...
  16.  # 16

    Mas aquilo é no alentejo!!!?
    Aquilo é Montemor-o-Velho.. porque razão se iria fazer uma casa alentejana... Só se fosse em montemor-o-novo ;)
    • JOCOR
    • 21 fevereiro 2019

     # 17

    Colocado por: ****pode-se fazer uma casa alentejana

    Casa alentejana no distrito de Coimbra ??!!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Diogo999
  17.  # 18

    Colocado por: HAL_9000Mas como o feedback por parte do técnico em termos estéticos é o que se vê

    Esse técnico é arquitecto?
  18.  # 19

    Se é tecnico.. não deve ser Arquitecto...
    Mas alguem terá de ter "assinaD", metido o "carapu". chegado à frente, seja arquitecto ou não...
    Sinceramente é uma tristeza...
  19.  # 20

    Bem alguma coisa em comum devem ter os montemores :)
 
0.0293 seg. NEW