Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: brunoa

    Não sei de cor, mas à volta de 90 euros, por aí.


    Por comandos refere-se a botões? Se for isso e a não ser que sejam peças com algum design mais elaborado, sugiro-lhe que veja os botões KNX que a MDT comercializa e que consegue comprar a bom preço no EIBMarkt.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  2.  # 22

    E esta questão deste sistema da A-Touch funcionar com o cabo de bus, é bom ou mau?
    Pela explicação que me deram pareceu-me bom, por o sistema poder funcionar na mesma sem os interruptores deles. Ou seja, se eles acabarem e alguma coisa deixar de funcionar, podemos sempre substituir por interruptor normal.

    Por aquilo que tenho pesquisado, com todas as marcas que colocaram aqui, confesso que os interruptores da A-touch parecem-me os mais bonitos. Parece-me ser uma solução a nível estético, muito boa. Confesso que a parte de não se integrar facilmente com outros sistemas é algo que não gosto muito. Em conversa com o comercial, perguntei como era a integração com sistemas como Alexa e Google Home, e ele disse que já tinham estudado isso, e que basicamente precisava de uma espécie de gateway para integrar com a gateway deles. Já tinham arranjado um fabricante para isso, mas ainda não tinham avançado com a compra, por terem ainda poucas requisições. Mas basicamente, é possível, mas terá mais um custo.

    A nível de tomadas, eles não têm nada, seria interessante comprar algumas smart sockets, como as que vi da Livolo https://www.livoloeurope.eu/index.php?route=product/product&product_id=125 mas isto não deve dar para integrar com o sistema deles. Será que daria com Knx?
  3.  # 23

    Colocado por: hsi

    Mas de facto o risco é grande.
    Para usar sistemas "proprietários" se calhar mais valia tipo Mordomus, coloca comandos baratos e mete sensores na casa toda. E se falir é como o outro :) :)!!!
    Mas KNX...


    Não sei se será assim tanto. Isto não é bem um sistema proprietário na totalidade. Apenas os botões o são. Para além disso, mais depressa o mordomus vai a falência do que a loxone que é uma empresa maior e que comercializa mais do que domotica. E o problema é mesmo só em caso do desaparecimento da loxone e o gateway avariar...
  4.  # 24

    Esta conversa já vai longa e interessante.
    Algumas reflexões...

    Disseram me que a Mordomus estaria com algumas dificuldades pois a distribuição deles deixou de os representar.

    Já tinha visto a Loxone e é engraçada mas no integrações é receita para manutenção sistematica e o jogo do empurra nas responsabilidades.

    Acho que sistemas como KNX puro Only e Atouch são o ideal.
    Caros... mas todos eles pelo que percebi podem não usar butoes caros e por pulsadores tipo Efapel. Acho é que se perde funcionalidades. Mas fica quase a metade do preço.

    Penso que a Atouch consegue fazer como a Only e como o KNX e o cabo bus faz com que não haja wifi e problemas.

    Se eles fizerem o que me disseram a semana passada do Google depois a Philips Hue, romadas zwave etc integram via Google home...
    Se alguem fizer bem integração são os googles as alexas samsung smart things etc etc...

    Pt_curios eles diaseram que iam fazer uma feira em Maio (não percebi se em Braga ou em Lisboa, ou em ambos) e iam mostrar o google home a funcionar...

    É esperar 2 meses para ver...
  5.  # 25

    Colocado por: foguetteJá tinha visto a Loxone e é engraçada mas no integrações é receita para manutenção sistematica e o jogo do empurra nas responsabilidades.


    Não há problema uma vez que a integração é feita pela empresa que faz a integração do sistema knx na totalidade. E nesse sentido acho que o facto do gateway da loxone contemplar mais que uma tecnologia, é um ponto a favor. A integração com todos os assistentes da moda também fica contemplada...
  6.  # 26

    Eu sou um pouco leigo na matéria mas do que me fui informando, o sitema A touch parece-me mais de automação do que domótica. Isto no sentido de a casa ser mais "inteligente". por exemplo, com esse sistema não me parece ser possivel acionar um cenário de saida em que a casa gere de forma independente o grau de luminosidade para aproveitar o sol quando necessário, integrando previsões meteorológicas online (e/ou estação própria) com posição do sol. Vai rodando as lâminas (brisa solar) de forma automática e dependendo da divisão, etc. Mas confesso que posso estar enganado.
    • hsi
    • 7 março 2019

     # 27

    A Mordomus e Dona funciona por contactos "secos", ou seja, qualquer mecanismo Efapel (ou outros) serve para fazer o comando, o que torna a solução mais económica.
    Todas as outras por bus.
    Acho que todas têm vantagens e desvantagens.
    Também entendo que quem escolher a domótica pelos botões bonitos não vai tirar partido da verdadeira domótica
    Concordam com este comentário: brunoa
  7.  # 28

    Hsi
    Isso não é bem assim pq pelo que percebo é o BUS que permite na Atouch a malta mudar as funções das teclas como quer...
    O eng electrotecnico disse me que no KNX é preciso chamar alguem e pagar uma fortuna para mudar, ou aprender a programar e já tenho trabalho que chegue.

    Brunoa
    Pelo que li na net e em algumas revistas quem vai fazer a integração com essas funcionalidade e brisas e tempos são as plataformas dos gigantes Google, Apple, Samsung e agora a ha um da xiaomi ou hauwey... assim as que não fazem isso mas que comuniquem com esses vão ter isso tudo...

    Mas acho que já não se acrescenta muito mais e que o pt_curious já tem muito que ler e procurar...

    Mas lembrei me de oytra coisa, as marcas portuguesas não são muito conhecidas e perdem por isso... mas a Atouch pertence aquele grupo de braga que leva os trabalhadores todos de férias, acho que são desse grupo muito grande e isso dá confiança.

    Seja qual for que o pt_curios meter que fique satisfeito pq é um investimento substancial que é preciso ter alguem com quem contar.

    Abraços
    Tozé
  8.  # 29

    Qual é para vocês a diferença entre automação e domotica?
    • hsi
    • 8 março 2019

     # 30

    Colocado por: foguetteHsi
    Isso não é bem assim pq pelo que percebo é o BUS que permite na Atouch a malta mudar as funções das teclas como quer...
    O eng electrotecnico disse me que no KNX é preciso chamar alguem e pagar uma fortuna para mudar, ou aprender a programar e já tenho trabalho que chegue.


    Não é o bus, mas sim o interface de programação, que pode ser mais ou menos friendly.

    Mas de facto esse é um problema. Não se fica agarrado no hardware, mas pode-se ficar agarrado no software.
    Como disse a Atouch penso que foi criada por pessoas que saíram da Only. Aliás parecem soluções identicas.

    Já agora "aqui" vão estar a ABB, Only e IDR. Eu vou lá dar um salto.

    http://www.imobinvest.pt/smart.php
  9.  # 31


    Já agora "aqui" vão estar a ABB, Only e IDR. Eu vou lá dar um salto.

    http://www.imobinvest.pt/smart.php


    Pena não ser em Lisboa... gostaria de poder visitar.
    Também me parece que a maioria das empresas portuguesas nesta área estão no Norte do país.

    Estou a gostar bastante deste tópico, espero que a malta o continue a alimentar.

    Eu continuo à espera de receber o orçamento com A-touch. Depois dou novidades.
    Concordam com este comentário: brunoa
  10.  # 32

    Colocado por: foguetteO eng electrotecnico disse me que no KNX é preciso chamar alguem e pagar uma fortuna para mudar,


    Como dizemos aqui no Porto, o seu engenheiro é um morcão.

    Colocado por: foguettemas a Atouch pertence aquele grupo de braga que leva os trabalhadores todos de férias, acho que são desse grupo muito grande e isso dá confiança.


    Isso. Se eles levam os trabalhadores de férias é o suficiente para mim. Estou convencido.
  11.  # 33

    A minha instalação KNX vai ser feita por uma empresa. É óbvio que eu não vou programar, mas serei eu, em colaboração com a empresa a dar os inputs sobre as funcionalidades que pretendo. E há a garantia de que isso não será estanque, ou seja, a qualquer momento poderei alterar a programação! Aliás, o facto de eles usarem um gateway, pelo que percebi, torna esse processo muito simples para eles, não sendo preciso deslocações a casa de clientes para alterar a programação! E por esse motivo eles oferecem essa possibilidade para o futuro! É claro que o orçamento já contempla uma secção de programação do sistema. Mas eu, ou fazia desta forma confiando que tudo ficas em condições ou então, não tinha vida para aprender a programar por mim e a colocar a casa como gostaria de a ter!
  12.  # 34

    Brunoa,

    A questão é mesmo essa, é que na A-touch é o utilizador a alterar a programação via APP e muito depressa, sem programar, foi isso que gostei, mais que os teclados bonitos e de arquitecto. Gosto de meter a mão na massa mas não dou para tudo, tenho as minhas limitações, pintei a minha casa etc, sou do tipo de DIY e às vezes os profissionais não têm paciência porque já ganharam o deles no material e depois não aparecem pq estão noutro sitio, não têm tempo.

    Quase que juro que me disseram que vão fazer uma feira em Maio em Lisboa, e outra em Braga, não sei qual ao certo, fale com eles, mas ao pesquisar apareceu-me em Lisboa e em Maio a TEktonica. Aí é que supostamente vão mostrar integração e que não são protocolo fechado ou proprietário (não sei bem a diferença quero é ter controlo da minha famigerada e futura casa).


    Ao Sr, Mike Melga, comentários produtivos e positivos é o que se tenta fazer aqui, mas vou traduzir para perceber:

    a) Knx depende de tecnicos para alterar programação, não trabalham de borla, falei com várias pessoas, do porto como eu e o Sr Mike Melga, inclusivamente a casa do filho do Sr. Rui Moreira (actual presidente) que ou fazem eles e em 4 apenas 1 que falei sabe para isso, ou pagam forte e feio (talvez para sim 400€ não seja dinheiro para mudar uma função de uma tecla mas para mim é).


    b) O que queria dizer com pagar as viagens e férias era que é um grupo conhecido de Braga, que aparece em noticias, não é uma empresa pequena... que para fazer isto é porque têm dinheiro... ou seja não é um grande risco, a dita A-touch não é uma empresa de vão de escada e tem apoio de um grupo grande. Se precisar de mais explicações avise que estamos cá para isso...
    • brunoa
    • 8 março 2019 editado

     # 35

    Colocado por: foguettea) Knx depende de tecnicos para alterar programação, não trabalham de borla, falei com várias pessoas, do porto como eu e o Sr Mike Melga, inclusivamente a casa do filho do Sr. Rui Moreira (actual presidente) que ou fazem eles e em 4 apenas 1 que falei sabe para isso, ou pagam forte e feio (talvez para sim 400€ não seja dinheiro para mudar uma função de uma tecla mas para mim é).


    Eu percebo e entendo isso. Eu só estava a tentar alertar para o facto de que há empresas e empresas. Eu tive orçamentos de várias empresas que após programação (que já era bem paga), cobravam por cada alteração de programação de apenas uma tecla! Isso é incomportável para mim (e acho que para qq pessoa...). Mas há empresas em que isso não é assim, até pelo facto de o sistema deles lhes facilitar a vida nesse campo! E para mim, achei que seria um bom compromisso. Porque apesar de gostar de ser eu a fazer algumas coisas, a minha vida pessoal e profissional não me permite dedicação suficiente a este tópico por forma a fazer as coisas bem feitas.
  13.  # 36

    Colocado por: foguettea) Knx depende de tecnicos para alterar programação, não trabalham de borla, falei com várias pessoas, do porto como eu e o Sr Mike Melga, inclusivamente a casa do filho do Sr. Rui Moreira (actual presidente) que ou fazem eles e em 4 apenas 1 que falei sabe para isso, ou pagam forte e feio (talvez para sim 400€ não seja dinheiro para mudar uma função de uma tecla mas para mim é).


    Quem paga 400€ por mudar a função de uma tecla é burro. Não tem outro nome. Ou então o técnico é demasiado esperto e, ao ver que era a casa do Rui Moreira, cobrou à medida. Deve ter pensado "ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão".


    Colocado por: foguetteou seja não é um grande risco, a dita A-touch não é uma empresa de vão de escada e tem apoio de um grupo grande.


    Comparar a grandeza dessa empresa, que nem sabe o nome, a um 'protocolo' criado e desenvolvido por empresas como a Siemens, Jung, Schneider, Hager, Gira, ABB e muitos outros... não tem qualquer comparação.


    Isto tudo resume-se a isto:

    - Quem quiser um sistema de domótica fiável, com provas dadas que nunca irá perder suporte... opta por KNX

    - Quem não quiser... é escolher a gosto :)
    Concordam com este comentário: konnexman
  14.  # 37

    Por se falar em sistemas proprietarios, é procurarem aqui no fórum por este post:

    Boa tarde,
    alguém tem instalado em casa a domótica da SimonVis?

    Perdi o disco que tinha o software (termvis) instalado para programar a mesma, alguém que consiga arranjar o mesmo?

    Obrigado
    • hsi
    • 11 março 2019 editado

     # 38

    Colocado por: hsiJá agora "aqui" vão estar a ABB, Only e IDR. Eu vou lá dar um salto.

    http://www.imobinvest.pt/smart.php


    Conforme tinha dito fui lá ver as soluções e relativamente à ABB é KNX e não há muito a dizer.
    A Only é igual à Atouch (ou vice versa) e aqui a instalação pode ser localizada, centralizada ou mista. Pareceu-me uma solução interessante, mas com preços (como previa) já lá para cima. Algo me diz que não vai ficar muito diferente do KNX. A vantagem é mesmo a programação que é muito simples e intuítiva.
    Segundo me explicaram está para sair um novo webserver, lá para o final do ano, que vai piscar o olho à integração com Alexa, goolge, etc etc. Pelo que quem optar por esta solução deverá aguardar pelas novidades (se puder).

    A IDR (Teletask) também me pareceu interessante, embora aqui não tenha as coisas muito claras, uma vez que quem lá estava não era o comercial da área de negócio, não respondendo a muitas das perguntas que fiz.
    No entanto é uma solução mais convencional, onde todas as cargas vão ao quadro. Vou explorar ainda mais um bocado a Teletask, para perceber melhor.

    Mas, quanto mais leio e falo com pessoas de diversos sistemas, mais para o lado do KNX caio.

    Espero ter contribuído mais um pouco...
    Concordam com este comentário: Nortenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pt_curious
  15.  # 39

    Colocado por: hsiMas, quanto mais leio e falo com pessoas de diversos sistemas, mais para o lado do KNX caio.


    pois, comigo aconteceu o mesmo. Passei do desconhecimento completo dos diferentes tipos de domótica para uma busca incessante por informação. No final optei por KNX! É um investimento demasiado avultado para se correr o risco de ficar com uma casa inactiva por falência de uma única empresa! E depois, não vi nada para além de KNX que me fizesse achar que seria uma mais valia em termos de tornar a casa inteligente.
    Concordam com este comentário: MikeMelga, hsi, konnexman
    • hsi
    • 11 março 2019

     # 40

    Já agora disseram-me que este material é a bom preço, dentro do genero.

    https://www.zennio.com/

    Alguém sabe se de facto é assim, ou não difere do outros?
 
0.0270 seg. NEW