Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde e desde já um obrigado pelos vossos comentários e pareceres.

    Por erro na interpretação e leitura do projecto a viga da imagem abaixo ficou incorrectamente assente no pilar.
    O engenheiro da obra solicitou um reforço na armação.
    A viga em causa dá suporte à laje superior e telhado.
    Por desconhecimento não consigo perceber se o erro pode comprometer a estrutura da habitação ao longo dos anos.
    Parece-me que a casa ficou com uma debilidade em caso de algum terramoto e fica mais sujeita a problemas estruturais.
    Segue imagem do resultado do assentamento.
      IMG_0276.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: LuisGil133Por desconhecimento não consigo perceber se o erro pode comprometer a estrutura da habitação ao longo dos anos.

    Nem você nem eu, quem tem que resolver isso é o autor do projecto de estabilidade e o director de obra, esses é que tem que se atravessar.

    Colocado por: LuisGil133O engenheiro da obra solicitou um reforço na armação.

    Quem é este tipo?
    o reforço na armação foi feito antes da betonagem? registou isso no livro de obra? o projectista foi consultado?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  3.  # 3

    Neste caso aqui nem era preciso olhar para o papel bastava ter dois dedos de testa... mas pront..
    Concordam com este comentário: LuisGil133, desofiapedro
  4.  # 4

    isso é ridículo
    tem de recuar á origem da questão : ver o que está em projeto de estabilidade, por vezes existem vigas a descarregar em vigas e pode não ser erro.
    depois se efetivamente foi erro, tanto o fiscal ( se o houver) como o diretor de obra, tem que se chegar á frente e depois em conjugação com o engenheiro autor do projeto de estabilidade, arranjar a melhor solução e responsabilizar-se por ela e ficar isso bem escrito no livro de obra.
    Concordam com este comentário: LuisGil133
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaQuem é este tipo?
    o reforço na armação foi feito antes da betonagem? registou isso no livro de obra? o projectista foi consultado?

    O engenheiro é o responsável pelo projecto estabilidade, que também acompanha a execução da obra.
    Creio que todos foram consultados e o reforço terá sido feito antes da betonagem.
    Só fui informado hoje do erro/problema que já existe há mais de um mês.
    Existe algum tipo de operação que possa ser realizado ? colocar uma viga de aço a suster o vão ?
  6.  # 6

    Colocado por: marco1isso é ridículo
    tem de recuar á origem da questão : ver o que está em projeto de estabilidade, por vezes existem vigas a descarregar em vigas e pode não ser erro.
    depois se efetivamente foi erro, tanto o fiscal ( se o houver) como o diretor de obra, tem que se chegar á frente e depois em conjugação com o engenheiro autor do projeto de estabilidade, arranjar a melhor solução e responsabilizar-se por ela e ficar isso bem escrito no livro de obra.
    Concordam com este comentário:LuisGil133


    O que fazer agora ?
  7.  # 7

    Colocado por: LuisGil133Existe algum tipo de operação que possa ser realizado ? colocar uma viga de aço a suster o vão ?

    O que havia para fazer está feito, o engº mandou reforçar as armaduras, agora só tem que registar isso no livro de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  8.  # 8

    Colocado por: LuisGil133que também acompanha a execução da obra.
    .... a sério? a mim parece que nao acompanha coisa nenhuma... faz que acompanha
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemos.... a sério? a mim parece que nao acompanha coisa nenhuma... faz que acompanha

    Queria que fosse ele a marcar os pilares? (em principio é um pilar mal implantado)
  10.  # 10

    de qualquer maneira penso que devia ficar registado,
    em termos de segurança pode não ser grave, tal como falei antes, existem projetos em que vigas descarregam sobre vigas, e se foi previamente reforçado na armadura e ainda que será o ultimo piso, não será tão grave como isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisGil133
  11.  # 11

    Obrigado,
    Fico mais descansado.
    Irei questionar e ver o que está registado no livro de obra
  12.  # 12

    o erro é do projecto ou é da construção?
  13.  # 13

    Não consegue engrossar a face esquerda do pilar ?
  14.  # 14

    Oh Nuno isso agora nã interessa para nada.... Se o projectista que também é o DFO/DTO já resolveu....
  15.  # 15

    E eu a pensar que já não se cometia esses erros.... Boa fotografia para o tópico ali ao lado.
  16.  # 16

    Colocado por: ApostadorE eu a pensar que já não se cometia esses erros.... Boa fotografia para o tópico ali ao lado.

    Olhando apenas para a foto não se pode concluir que existe ali um erro, pode ser uma condicionante da arquitectura.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, Apostador
  17.  # 17

    eu próprio tive um projeto em que iria ter na ultima laje, uma viga a descarregar noutra viga sendo que o pilar teria de ficar a cerca de um metro ao lado, no entanto em fase de projeto de execução optou-se por ( outras razões até) redefinir os vãos e alinhar a arquitetura e a estrutura de forma a que a viga descarregasse no pilar. ficou melhor sem duvida.
  18.  # 18

    Na minha casa tenho vigas a descarregar em vigas, descentrado do alinhamento dos pilares . Desde que devidamente acautelado o pormenor técnico, isso é possível.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

    Colocado por: PicaretaQueria que fosse ele a marcar os pilares? (em principio é um pilar mal implantado)
    marcar não, mas no mínimo medir. estou a fazer confusão entre acompanhar (visitar de longe a longe e apertar as mão ao encarregado antes de ir ao tasco beber uma mini)com fiscalizar. peço desculpa
  20.  # 20

    Colocado por: ADROateliero erro é do projecto ou é da construção?

    Foi de construção, as fundações não foram bem medidas e na aplicação das vigas verificou-se o desalinhamento.
    Aparte do erro estou mais descansado de que o suporte se mantém e que a estrutura da habitação não fica comprometida.
    Obrigado,
 
0.0222 seg. NEW