Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho acompanhado o fórum, no entanto é a primeira vez que participo e penso que me poderão ajudar.
    Tenho neste momento duas propostas para piso radiante hidráulico + AQS com preços praticamente iguais para as mesmas condições (aquecimento e arrefecimento, com passo de 15cm) para a casa que vou construir que tem cerca de 170m2 de área útil.
    Um é da giacomini e tem uma bomba de calor Daikin de 11kw, sendo que as AQS são independentes e têm uma outra bomba de calor termobrasa gold 280L.
    A outra proposta é da uponor, e tem também uma bomba de calor Daikin de 11kw que faz as o PRH e AQS através de um acumulador, com possibilidade de instalar posteriormente o sistema solar.
    Cada um dos instaladores diz que a sua proposta é a mais eficiente e eu não sei por qual optar. O que acham?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Daquilo que ja fui lendo, uma bomba de calor que lhe faça a gestão total do sistema Talvsz seja mais eficiente...
  3.  # 3

    Eu tenho a 2a opção com depósito drainback e 2 painéis solares. Não vejo necessidade em ter 2 BC.
  4.  # 4

    Colocado por: AntónioPSPereiraBoa noite,
    Tenho acompanhado o fórum, no entanto é a primeira vez que participo e penso que me poderão ajudar.
    Tenho neste momento duas propostas para piso radiante hidráulico + AQS com preços praticamente iguais para as mesmas condições (aquecimento e arrefecimento, com passo de 15cm) para a casa que vou construir que tem cerca de 170m2 de área útil.
    Um é da giacomini e tem uma bomba de calor Daikin de 11kw, sendo que as AQS são independentes e têm uma outra bomba de calor termobrasa gold 280L.
    A outra proposta é da uponor, e tem também uma bomba de calor Daikin de 11kw que faz as o PRH e AQS através de um acumulador, com possibilidade de instalar posteriormente o sistema solar.
    Cada um dos instaladores diz que a sua proposta é a mais eficiente e eu não sei por qual optar. O que acham?
    Obrigado.


    11kw para 170m2, parece pouco.
  5.  # 5

    Nao percebo como são feitos esses cálculos... no meu caso p 220m so tive uma proposta com BC de 14 as outras foram todas de 11...
  6.  # 6

    A minha de 11kW aquece uma área bem superior, mas não faz arrefecimento.
  7.  # 7

    Colocado por: nocas1A minha de 11kW aquece uma área bem superior, mas não faz arrefecimento.

    E em termos de consumos?
    • nocas1
    • 23 fevereiro 2019 editado

     # 8

    <500€/ano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario
  8.  # 9

    Relativamente às marcas (uponor e giacomini), alguma é melhor do que a outra?
    A verdade é que acho estranho num sistema com uma única bomba de calor e sem apoio solar como é que no verão a água está a sair fria para o piso radiante e quente para as AQS. Aí não terei problemas?
  9.  # 10

    Isso tem a ver com a bomba de calor ser reversível (julgo que será esse o termo) que lhe vai permitir as duas situações em simultâneo. Eu vou ter esse sistema integrado também.
    Quanto às marcas, a uponor tem bom nome no mercado e talvez ate seja maior a garantia.
    Mas acima de tudo procure um instalador em quem confie e que tenha algumas referências. O material pode ser o melhor do mundo que se o instalador não for bom o resultado é igual...
  10.  # 11

    Estando exatamente na mesma situação, pode divulgar o valor com Iva dos 2 orçamentos?
    De que zona do pais é? Isto pode influenciar muito a potencia das BC... A mim para a mesma area, tenho propostas de 14 e 16kw
    Concordam com este comentário: andcalvario
  11.  # 12

    Colocado por: MrVetableEstando exatamente na mesma situação, pode divulgar o valor com Iva dos 2 orçamentos?
    De que zona do pais é? Isto pode influenciar muito a potencia das BC... A mim para a mesma area, tenho propostas de 14 e 16kw


    A área é inferior a 170m2 (andará entre os 160 e os 170). O valor é cerca de 14.000€, na zona do Porto
  12.  # 13

    Colocado por: nocas1A minha de 11kW aquece uma área bem superior, mas não faz arrefecimento.


    Que acabamentos tem? Que espaçamento de tubo tem? Qual a dimensão dos circuitos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jald
  13.  # 14

    Colocado por: andcalvarioNao percebo como são feitos esses cálculos... no meu caso p 220m so tive uma proposta com BC de 14 as outras foram todas de 11...


    Os cálculos estão disponíveis nos testes de cada marca e tem a ver com:
    - temp exterior
    - temp interior e temperatura de impulsão
    - espaçamento do circuito
    - resistência termica do acabamento
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario
  14.  # 15

  15.  # 16

    Ainda no tópico das BCs… alguma opinião das marcas menos faladas aqui no forum Solius, Baxi ou outras?
  16.  # 17

    Sobre o tubo da giacomini tenho isto
      Screenshot_20190223-131638__01.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021

    julgo ser equivalentes...o tubo da Gicomini não sei quem é o fabricante nem qual o tipo,mas o da Uponor é dos melhores pois é um PEX-a,é melhor que os PE-RT por exemplo...

    normalmente nunca ninguém fala na qualidade dos tubos dos sistemas,e muito menos falam dos tubos de alimentação das caixas como que se esses não fizessem parte do sistema.


    Anonimo06082021, relativamente às AQS, o que acha melhor? Uma única bkmba de calor ou separado?
  18.  # 19

    Já que não se fala muito da qualidade dos tubos, o que dizer deste?
    Tubo X-PERT S5 - 16x2,0mm – Rolo 200m da ROTH
    Tubo de 5 camadas, de polietileno resistente à temperatura mediante um processo de co-extrusión segundo as normas DIN 4726 e DIN 16833/34.

    Isto também é PEX?
  19.  # 20

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Os cálculos estão disponíveis nos testes de cada marca e tem a ver com:
    - temp exterior
    - temp interior e temperatura de impulsão
    - espaçamento do circuito
    - resistência termica do acabamento
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andcalvario


    Isso tem a ver com a potência do sistema de emissão (PRH), a potência da bomba é diferente, ou pode ser diferente.
 
0.0225 seg. NEW