Iniciar sessão ou registar-se
    • ndias4
    • 28 agosto 2009 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de pedir algum esclarecimento para o seguinte. Estou neste momento a iniciar o processo de compra de um lote + construção.
    Como acordado com o vendedor terei que dar um sinal de 15k , sinal este que penso ser chamado na giria de Intercalar.
    A minha questão é muito simples. Penso que o intercalar é gerido como um empréstimo em separado, não fazendo parte do empréstimo total.
    Por isso assumindo por exemplo que tinha pensado pedir ao banco 250000 euros para pagamento do lote + construção, assumindo que este intercalar será um empréstimo em separado, não deverei considerar apenas 235000 euros como financiamento a pedir?

    Obrigado desde já pelos comentários
  1.  # 2

    Acho que se chama Crédito-Sinal. Depois no crédito Global deve pedir a totalidade e abater o Crédito-Sinal.

    Julgo...
  2.  # 3

    Colocado por: RoyaLAcho que se chama Crédito-Sinal. Depois no crédito Global deve pedir a totalidade e abater o Crédito-Sinal.

    Julgo...


    É isso mesmo.
  3.  # 4

    Ok. Então se bem entendi o banco dá-me em avanço 15k para eu sinalizar o negócio e depois dá-me o global (250000) e eu liquido os 15k assim que possa.
    A questão é se é para abater o sinal aos 250000, porque é que não peço apenas 250000-15000? Ficaria com uma mensalidade ligeiramente mais baixa.
    Se calhar não estou a perceber bem e a questão não é muito pertinente mas não estou a conseguir entender este processo.
  4.  # 5

    ndias4, o melhor só falando com o seu banco. O que disse tem como base os bancos que têm o Crédito-Sinal. Há bancos que pura e simplesmente não avançam qualquer dinheiro ante escritura e aí ou recorre a capital próprio ou pede um empréstimo pessoal.
  5.  # 6

    Colocado por: ndias4Ok. Então se bem entendi o banco dá-me em avanço 15k para eu sinalizar o negócio e depois dá-me o global (250000) e eu liquido os 15k assim que possa.
    A questão é se é para abater o sinal aos 250000, porque é que não peço apenas 250000-15000? Ficaria com uma mensalidade ligeiramente mais baixa.
    Se calhar não estou a perceber bem e a questão não é muito pertinente mas não estou a conseguir entender este processo.



    Não é assim que possa, é no momento da escritura e é automático.. basicamente o crédito-sinal é um crédito pessoal (não tem hipoteca a suportar pq a casa não é sua) baseado na assinatura de uma livrança. Esse crédito tem inclusivé uma taxa de juro bem superior à do CH.

    Quando assinar a escritura e fizer a hipoteca , então aí o que acontece é que é amortizado esse crédito-sinal com o valor do CH. Exemplo prático:

    Sinal de 15k dado em Janeiro
    Escritura acontece em Março, casa comprada por 100k e CH de 50k. O que acontece é :
    a) 15k já tinham sido pagos ao vendedor (logo falta paga 85k)
    b) pega em 35k do CH e 50k seus e paga ao vendedor o restante
    c) os 50k do CH já percebeu com certeza, são usados para 15k amortizar o seu Credito Sinal e 35k para dar ao vendedor.
    d) Fica com um CH de 50k para pagar ao banco.
  6.  # 7

    Aeglos,

    Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Agora entendi....

    No entanto a solução que o banco me está a propor é um empréstimo pessoal invés de o empréstimo sinal. Isto porque para as despesas que vamos ter, pedi mais 10000 euros, além do valor que tenho que pagar ao construtor mas o banco não assumir que eu ia precisar desse sinal antes da escritura do terreno e respectivo pagamento e não me conseguiria libertar essa quantia.
    Sendo assim proposeram-me um empréstimo pessoal de 15k(sinal) + 10K(despesas) com algumas condições especiais similares ao emp. sinal.
    A dúvida que tenho é que agora sendo 25k financiados com um empréstimo pessoal, a quantia que terei que pedir para o CH será apenas de Vtotal (245k) - 25k...correcto?
    O que acha desta proposta? Tenho receio de ficar a perder....

    Obrigado desde já pela atenção
  7.  # 8

    ndias4,

    Eu aconselharia a pedir o Valor Total (os tais 245k) e com eles amortizar, no dia da escritura, o credito pessoal que efectuou , porque o CH tem taxas de juro e condições muito mais simpáticas que qualquer crédito pessoal.
  8.  # 9

    Viva,

    A ideia que tenho é que neste momento os bancos não estão a emprestar dinheiro para terreno + construção. Assim sendo, penso que será melhor falar primeiro com o banco .

    Cpts

    Paulo
 
0.0137 seg. NEW