Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    As soluções que tenho visto in-loco de acumuladores de paineis solares estão na garagem. Como pretendo construir uma moradia com R/C+1ºandar, parece-me que as percas da água solar que vem do telhado para a garagem, e depois voltam para o primeiro andar, serão grandes. Os custos também me parecem mairoes. Não faria mais sentido colocar o acumulador no sotão, ou há inconvenientes (nomeadamente, complementar com caldeira a gás/gasóleo)? O que me aconselham?
    Obrigado,
    Joaquim
  2.  # 2

    Boa noite

    Parece-me eficaz a utilização do acumulador no sotão no sistema de circulação forçada em vertical que tem mais rendimento, uma vez que o circuito primário onde circula o anti-comgelante (fluido térmico) tem menos tubagem a percorrer até ao acumulador não perdendo o rendimento térmico como aconteceria se tivesse numa garagem (p.ex.) poderá ter como apoio um esquentador modulante ou caldeira aí ser instalada por ex. na cozinha uma vez que serve sómente de apoio ou em alternativa usar a resistência eléctrica no acumulador utilizando um relógio programador no bi-horário fazendo uma boa gestão de banhos.

    No sotão poderá utilizar um acumulador horizontal desde que esteja acima do nível dos painéis fazendo de termossifão,
    acontece que muita gente não quer ver o depósito no exterior devido ao impacto visual e sómente os painéis, este sistema tem custos inferiores ao sistema de circulação forçada, mas a opção do depósito no sotão recomendo.

    Cumps
    • RIBA
    • 28 agosto 2009

     # 3

    Quais são os fabricantes de paineis solares com circulação forçada e acumulador com possibilidade de ser instalado na horizontal?

    Obrigado
  3.  # 4

    Boa noite

    Em resposta, práticamente todos os fabricantes possuem acumuladores na horizontal para circulação forçada, presumo
    que tem dificuldade em altura para um depósito vertical, contudo devo realçar que o depósito na vertical tem mais rendimento que o horizontal, já pensou por ex. em instalar dois acumuladores em paralelo no sotão de menor capacidade fazendo que a altura seja minimizada. é uma sugestão!

    Cumps
  4.  # 5

    uma questão: Quem tem recuperador de calor a água e tem acumulador no sótão, pode ter um sistema por termosifão. Mas a partir do momento que instala painéis solares, tem de instalar um sistema de circulação forçada ou não necessita?
    • w.w
    • 30 agosto 2009

     # 6

    Colocado por: arteeengenhocontudo devo realçar que o depósito na vertical tem mais rendimento que o horizontal,



    baseado em quê?
    que comparações está utilizar? (equipamentos)
    que tipo de permutas?
    com permutador ou dupla camisa (banho maria)?
    • w.w
    • 30 agosto 2009 editado

     # 7

    acho,e tive essa experiência na minha casa,que por
    exemplo um deposito por ser de maior capacidade de
    acumulação não quer dizer que forneça mais quantidade
    de agua quente que um mais pequeno.
    a diferença está na potencia da permuta!

    ex: um deposito 200l com um permutador de 60kw
    um deposito 500l com um permutador de 30kw
    • w.w
    • 30 agosto 2009

     # 8

    já agora aproveito este "Boom" (governo) criado em volta dos
    painéis solares para perguntar por raio é preciso ser-se certificado
    para instalar kits pré montados como o tipo "termosifão"?
    os outros ainda vá lá,mais complicados,compreende-se.
    tive estes dias com um rapaz,que mal conhece os termos
    para alem de ser novo,a empresa que trabalha pagou a ele e outro
    o dito curso (não sei precisar tempo) e pronto temos um técnico
    certificado á "pressão".
    será possível isto?
  5.  # 9

    w.w, dou-lhe um ex. muito comum, ponha ao lume uma panela e um tacho com a mesma quantidade de água e a mesma chama e verá qual é que aquece primeiro! Os acumuladores com permutador duplo servem um para circuito primário dos painéis e outro para apoio de caldeira ou esquentador.

    É óbvio que não. só pela razão que um aquece mais rápido que outro.

    É possível, criou-se uma expectativa entorno da energia solar muito grande naturalmente que com o decorrer dos tempos tudo isto irá ser clarificado, neste momento existem técnicos com o CAP muito acima do mercado de trabalho, também resultante do desemprego existente, existem empresas que foram criadas para trabalharem no ramo das energias alternativas mas que no decorrer de um ano já desapareceram, parece-me que os instaladores que tenham prática de obras
    oriundos da área de camalizações por ex. são aqueles que melhor se integram no mercado, é necessário valorizar este mercado que é sem dúvida o mercado de trabalho do futuro.

    Cumps
    • RIBA
    • 30 agosto 2009

     # 10

    Quais são as condições minimas a garantir no sótão para a instalação do acumulador?

    Vou tentar enumerar as que conheço mas agradeço sugestões ou correcções a quem passado por esta experiência:

    1. Tubagem de água fria;
    2. Entrada de água quente;
    3. Saída para esgotos;
    4. Circuito de energia para alimentar a segunda serpentina com disjuntor próprio;

    Obrigado
    • RIBA
    • 30 agosto 2009

     # 11

    Caso se pretenda utilizar o esquentador a gás como sistema de suporte em vez da energia eléctrca existe ainda a necessidade de levar a saída da água quente do acumulador até junto do esquentador (que é normalmente onde se encontra a entrada de água quente) e ligar tudo à válvula misturadora solar...

    Ou seja, quem não tiver uma casa com uma pré-instalação para CF vê-se "grego" para levar a água fria até ao sótão e a água quente do sótão para a cozinha (que é onde normalmente se encontra o esquentador) :-(
    • w.w
    • 30 agosto 2009

     # 12

    Colocado por: arteeengenhoOs acumuladores com permutador duplo servem um para circuito primário dos painéis e outro para apoio de caldeira ou esquentador.


    eu sei disso perfeitamente!
    mas não foi isso que questionei nas potencias ou permutas.
    leia atentamente por favor.
    agradecido
    • RIBA
    • 30 agosto 2009

     # 13

    ww,

    não respondi à sua pergunta apenas por não ser, infelizmente, capaz de o esclarecer.

    Seja como for, considero que o meu tipo de comentários poderá ser útil a quem aceda a este tópico.
    • w.w
    • 30 agosto 2009 editado

     # 14

    não foi um critica,entenda!
    só coloquei a questão das potencias
    das permutas,e como tal tem influencia no débito
    independentemente das capacidades dos acumuladores
    (depositos) como queiram.
    um deposito pequeno com uma potencia de permuta maior
    poderá dar mais agua quente que um maior com permuta
    menor!
    • w.w
    • 30 agosto 2009 editado

     # 15

    existem também para informação:
    depósitos sem os ditos permutadores (serpentina)
    utilizando apenas o chamado "banho maria" onde alem do
    tipo dupla camisa,existe um,vários depósitos dentro do
    deposito principal.
    fiz-me entender?
    • w.w
    • 30 agosto 2009 editado

     # 16

    Colocado por: RIBAe ligar tudo à válvula misturadora solar...


    diria antes,uma válvula ou misturadora "termostatica"!
    Nota: obrigatório na Alemanha
    • RIBA
    • 31 agosto 2009

     # 17

    ww,

    é importante obter comentários e sugestões como as que apresenta mas, no final do dia, julgo que a maior parte das situações actuais de instalação de sistemas de CF ou termossifão, em particular as que gozam dos beneficios do estado, estão fechados em relação às opções/solução disponíveis.

    Ou seja, é-nos exigida a aquisição dos sistemas nos moldes definidos pelo programa, sem grande espaço de manobra...quer em relação ao tipo e caracaterísiticas dos acumuladores ou de qualquer outro tipo...
    • w.w
    • 31 agosto 2009 editado

     # 18

    essas dos benefícios é verdade,e limita a escolha
    mas comente como se fosse numa situação normal
    sem benefícios do estado.
    se quiser como é óbvio
  6.  # 19

    Colocado por: w.wnão foi um critica,entenda!
    só coloquei a questão das potencias
    das permutas,e como tal tem influencia no débito
    independentemente das capacidades dos acumuladores
    (depositos) como queiram.
    um deposito pequeno com uma potencia de permuta maior
    poderá dar mais agua quente que um maior com permuta
    menor!


    Creio que existe alguma confusão, as permutas que refere são resistência eléctrica uma vez que se refere a Kw mas o débito tem a haver com o caudal e secção da tubagem a potencia maior da permuta aquece
    mais rápido a água armazenada, veja se entende!

    Colocado por: w.wexistem também para informação:
    depósitos sem os ditos permutadores (serpentina)
    utilizando apenas o chamado "banho maria" onde alem do
    tipo dupla camisa,existe um,vários depósitos dentro do
    deposito principal.
    fiz-me entender?


    O banho maria deve-se referir ao que existe na hotelaria serve para manter a comida quente! Aqui deve-se referir aos depósitos de inércia OK

    Colocado por: w.w
    Colocado por: RIBAe ligar tudo à válvula misturadora solar...


    diria antes,uma válvula ou misturadora "termostatica"!
    Nota: obrigatório na Alemanha


    O que o RIBA se referia era ao módulo solar que se coloca junto aos esquentadores não preparados para energia solar
    que embora tenha o principio de func ionamento duma válvula termostática são coisas totalmente diferentes!
    A válvula termostática faz a mistura da água quente com fria na saída da AQS!

    Parece-me pertinente as afirmações do forense RIBA pois se não percebe do assunto pelo menos está a dar um bom contributo para o debate.

    Cumps
    • w.w
    • 31 agosto 2009

     # 20

    Colocado por: arteeengenhoCreio que existe alguma confusão, as permutas que refere são resistência eléctrica uma vez que se refere a Kw


    desculpe,mas não deve perceber muito disto!
    faça a conversão para calorias se prefere!
    essa da hotelaria é reles,podia também ter numa
    camisaria!! (dupla camisa)
 
0.0222 seg. NEW