Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    é so seguinte: vamos fazer ainda o CCV de um apartamento que só estaria pronto em Julho.
    Vamos ter de dar sinal de 10%, e se dermos já em Abril, eles dão prioridade ao nosso (tal como outros inquilinos fizeram)e assinamos o contracto em como iremos para lá dia 1 de Junho por exemplo.

    A questão é que a escritura só será feita em Dezembro, ou seja ficaremos sem pagar renda até lá. É bom certo??
    O que me deixa insegura é o ter de dar cheque de X para cobrir águas, luz, gás..etc.

    Alguém sabe se isto é tranquilo ou já fizeram?
  2.  # 2

    Atenção ao IMT que é devido quando forem para o imóvel (tradição).
  3.  # 3

    Ainda está em construção?
  4.  # 4

    Colocado por: ADROatelierAinda está em construção?


    está sim. tem estado até muito parado...deve ser falta de dinheiro certo?

    Mas escritura só em dezembro..é muito tempo
  5.  # 5

    Não vai entrar para a a casa em Junho? Faltam 4 meses e o tempo passa a correr.
    Em que fase está?

    Colocado por: tichaalex

    está sim. tem estado até muito parado...deve ser falta de dinheiro certo?

    Mas escritura só em dezembro..é muito tempo
  6.  # 6

    Construtor encalhado em termos financeiros.... veja as contas do construtor, processos em tribunal, procure opiniões etc..., cuidado com os sinais muito elevados!!! Já vi casos de sinais que arderam facilmente após o construtor ter entrado em insolvência.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 26 fevereiro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: SupporterConstrutor encalhado em termos financeiros.... veja as contas do construtor, processos em tribunal, procure opiniões etc..., cuidado com os sinais muito elevados!!! Já vi casos de sinais que arderam facilmente após o construtor ter entrado em insolvência.


    Nem mais. Em 2004 estava para comprar um apartamento em "fase final de construção". Do meu lado já tinha o processo todo tratado e crédito aprovado.
    Só faltava mesmo fazer a escritura.
    A minha sorte é que concordamos fazer CPCV sem sinal, uma vez que estava "quase" pronto — faltavam só uns acabamentos e licenças — e ficamos de marcar a escritura quando isso estivesse tratado.

    A certa altura algumas frações (incluindo a minha) estavam habitáveis e o construtor disse-me que me podia mudar já que por ele não havia problema. Eu disse-lhe que esperava.
    Ainda bem que o fiz.. passaram mais meses e meses e não estava escrituravel.

    A certa altura ao pressionar a imobiliária vim a saber que o construtor tinha uma penhora por um valor irrisório (1000 ou 2000 Eur) e que o homem tinha praticamente desaparecido do mapa.

    Tive muita sorte por não me ter mudado para lá antes da escritura e muito mais por não ter dado qualquer sinal. Esqueci aquilo e parti para outra :)
  7.  # 8

    Então aquele negócio de os construtores ficarem com terrenos em troca de apartamentos (futuros) a construir no terreno... bela forma de financiamento ;)
  8.  # 9

    É tão fácil saber a "saúde" financeira de uma empresa consultado a IES e os eventuais processos em tribunal.
    Concordam com este comentário: Supporter
  9.  # 10

    Colocado por: SupporterEntão aquele negócio de os construtores ficarem com terrenos em troca de apartamentos (futuros) a construir no terreno... bela forma de financiamento ;)

    Qual é o mal?
  10.  # 11

    Colocado por: PicaretaÉ tão fácil saber a "saúde" financeira de uma empresa consultado a IES e os eventuais processos em tribunal.

    A leitura por si só do balanço e demonstração de resultados + processos em tribunal pode tornar-se bastante subjetiva, daí existirem modelos preditivos.
  11.  # 12

    A construtora é a EDITEC.

    Primeiro disseram que a escritura seria em Março...entretanto era em Abril, hoje disseram-me que era em Dezembro!

    Sinceramente não sei que pensar...
  12.  # 13

    Picareta, julgo que tem risco acrescido para o vendedor porque, no fundo, só realizará o valor do terreno aquando da permuta depois do prédio edificado e licenciado.
  13.  # 14

    Tichalex, faço esse estudo, se quiser contacte-me por PM.
    Concordam com este comentário: tichaalex
  14.  # 15

    ticha

    não sabe? fuja ou então arranje uma boa consultadoria que a acautele, isso não cheira bem. sabe lá o que vai escriturar em dezembro e já comprometida apriori
    Concordam com este comentário: Diogo999
  15.  # 16

    Colocado por: SupporterTichalex, faço esse estudo, se quiser contacte-me por PM.

    Qual estudo?
    • hangas
    • 26 fevereiro 2019 editado

     # 17

    Mas em condições normais o único problema para o comprador em caso de má saude financeira do construtor é perder o sinal, ou não conseguir accionar a garantia no imóvel.

    Se em cima disso, e no assunto da questão colocada, o comprador for para o imóvel sem escritura a situação pode-se complicar muito mais.

    Imagine que se muda para o imóvel, e até dá jeito porque não paga umas rendas e tal, usa (e eventualmente paga) agua e luz de obra, e a vida corre bem.

    Agora imaginemos que o construtor abre insolvência, desaparece, vê o eventualmente imóvel penhorado, a agua e luz de obra cortada. A vida torna-se um inferno.
    Não pode mandar por agua, nem luz, nem comunicações e eventualmente nem serviço de correio.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  16.  # 18

    Consulta de contas dos últimos 3 anos, processos em tribunal, e outras consultas para mitigar riscos com base na informação disponível.
  17.  # 19

    Tenho um amigo que fez dessa forma e depois ficou mais de um ano a viver num apartamento com energia de um quadro de obras que disparava de meia em meia hora!
    Mas correu tudo bem, ainda lá vive e já tem luz continua lol
  18.  # 20

    Quanto à luz e água, os futuros proprietários até à escritura e licença de habitabilidade usam a luz e água de obra. O risco está, principalmente, no sinal...
    Obviamente que após escriturar se o construtor entrar em insolvência lá se vai a garantia mas isso, todos sabemos que é difícil de accionar...
 
0.0192 seg. NEW