Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma moradia que arrendei há cerca de 1,5 anos. A casa é de construção antiga e sempre teve alguma humidade. Quando o inquilino para lá foi a casa estava pintada, mas não escondemos a humidade do inquilino. Até aconselhámos desumidificadores e arejar com frequência. Ele agora vem dizer que há várias manchas no tecto de algumas divisões, o que comprovei, e que acha que a casa deve ser pintada nesta primavera/verão.

    A minha pergunta é: quem paga a pintura? Senhorio ou inquilino? Eu até acho que antes de se partir para pintura primeiro deve ser feita uma limpeza a fundo.

    Obrigada pela atenção.
    • size
    • 26 fevereiro 2019

     # 2

    Há que apurar a origem da suposta humidade.
    Se for proveniente de água pluvial, através do telhado ou das fachadas, compete ao senhorio proceder à devida reparação da origem e reparação do interior da habitação .
    Se a origem for proveniente de condensação de vapor de água, por falta de arejamento, compete ao inquilino resolver o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  2.  # 3

    Se a casa por si só tem problemas de humidade não percebo como quer imputar totalmente a responsabilidade de uma pintura interior ao inquilino. A menos que tenha fornecido desumidificadores e ter ficado acordado (escrito em contrato?) que o inquilino deverá arejar a casa X horas por dia.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeonorF99
  3.  # 4

    Boa noite,

    Permitam-me usar o vosso tópico para um problema semelhante mas sendo eu na parte de inquilino…

    Vai fazer 3 anos que moro num 6º andar de um apartamento cujo chão é revestido a parquet.
    Acontece que no quarto o chão parque está a descolar do cimento.. Falei com o senhorio que fez inicialmente ouvidos moucos e só na segunda tentativa falamos do problema, ao qual ele prontamente se tentou esquivar dizendo que era um problema de ter posto água a mais no chão... problema esse que não é de todo verdade pois o problema começou na zona de baixo da cama( logo nao é muito suja limpando apenas com o aspirador e pouco mais) e agora está a espalhar-se pelo quarto.
    Alem disso tenho a cozinha logo ao lado, o que me pode indicar algum problema de canalização que até agora nao verifiquei nem os vizinhos de baixo se manifestaram.
    Existe ainda por baixo dessa area um remendo feito com pavimento flutuante que me indica que já existiu problema deste genero antes.
    Estive a falar com um carpinteiro e ele diz que pode ser realmente humidade e visto que existe um remendo de paviemento flutuante, a menbrana de isolamento do mesmo vai reter esse humidade e pode passar para o parquet.

    Visto que o meu senhorio não está muito interessado em resolver o problema e sacudir a agua do capote, pergunto a quem devem ser inputados os custos da reparação??

    E na vossa opinião um quarto com 16mt2 compensa remendar o parquet "cerca de 50% danificado" ou retira-se tudo e mete-se paviemento flutuante?

    Obrigado desde já.
    • size
    • 4 março 2019

     # 5

    Colocado por: tenyks

    Visto que o meu senhorio não está muito interessado em resolver o problema e sacudir a agua do capote, pergunto a quem devem ser inputados os custos da reparação??


    Sendo os danos provenientes de infiltrações de água por rotura da canalização, recai sobre o senhorio a responsabilidade de proceder à reparação.
    • tenyks
    • 4 março 2019 editado

     # 6

    Colocado por: size

    Sendo os danos provenientes de infiltrações de água por rotura da canalização, recai sobre o senhorio a responsabilidade de proceder à reparação.


    Obrigado pela resposta, eu nao disse que o problema se devia mesmo a um cano.. não parece, pelo menos acho que daríamos por isso e os vizinhos de baixo também.

    imagem do problema que entretanto parece começar a fazer efeito de dominó
      parquet.jpg
 
0.0105 seg. NEW