Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos. Mais uma vez necessito da v/ ajuda num problema que me está a por maluco...

    Situação: No fds passado ao usar um aparelho de soldar ligado ao circuito da garagem e uma serra circular no mesmo ciruito a luz foi abaixo ( diferencial disparou). Depois disto nunca nada mais funcionou de jeito. Tenho o diferencial da luz de 300mA ( depois do diferencial da EDP) a disparar indeferenciadamente seja com muitos aparelhos ligados ou não.

    1º passo foi ligar um diferencial no circuito onde tinha o aparelho de soldar e serra circular e colocar um disjuntor diferencial na entrada deste circuito de protecção de 2 pólos. Este circuito nunca me dispara, mesmo quando dispara no quadro principal. Logo suponho que o problema não vem deste circuito.

    O quadro principal continua a disparar o diferencial também de 300ma sem ainda ter conseguido perceber onde é o problema.

    Alguém me pode dar umas luzes dos passos a testar até para conseguir perceber se é algum aparelho deste circuito que está a fazer isto se é na própria instalação.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Ja trocou o diferencial?

    1- medir a voltagem entre fase e neutro, fase e terra e neutro e terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
    • eu
    • 1 março 2019 editado

     # 3

    Quase de certeza que os circuitos aqueceram algures, queimaram o isolamento e está a fazer passagem entre a terra e a fase ou neutro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  3.  # 4

    Colocado por: ultrahipermegaJa trocou o diferencial?

    1- medir a voltagem entre fase e neutro, fase e terra e neutro e terra.


    Sim já fiz isso.

    Meço a voltagem na saida do disjuntor diferencial?
  4.  # 5

    Colocado por: euQuase de certeza que os circuitos aqueceram algures, queimaram o isolamento e está a fazer passagem entre a terra e a fase ou neutro.


    E como consigo identificar o circuito?
  5.  # 6

    na saída do diferencial mede para ter valores de referencia, depois vai medindo nas extremidades (tomadas).

    Também pode ir desligando os disjuntores até isolar o problema, vai desligando até o dif. deixar de saltar.

    Já agora, ele salta constantemente ou é só passado algum tempo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  6.  # 7

    Ele tanto está 20 horas sem disparar como em 2 horas dispara 3 vezes.

    Por vezes com todos os aparelhos ligados não dispara e as vezes sem nada de especial ligado dispara. Não há uma norma que foi isso que já procurei.

    Eu já desliguei os disjuntores um por dia e continua a disparar logo penso que a fuga estará mais ligada ao neutro ( digo eu que sou leigo).
  7.  # 8

    A fuga pode ser entre fase a terra como entre neutro e terra, mas neste ultimo caso só se o neutro andar com corrente.
    Quais os valores que lhe dá na medição que lhe pedi em cima?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  8.  # 9

    Tenho de medir quando chegar a casa. Mas meço com os disjuntores todos desligados na saida do diferencial? e depois ligo um a um e vou medindo?
  9.  # 10

    não, nesse caso mede na saída do diferencial e regista os valores.

    o ideal éra que os valores sejam:
    -fase - neutro +/- 230
    - fase - terra +/- 230
    - neutro - terra entre 0 e 5V (se tiver 10V tb não é nada de especial, até aos 50V pode)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  10.  # 11

    Ok vou ensaiar quando chegar a casa.
    • eu
    • 1 março 2019

     # 12

    Colocado por: sergioemsE como consigo identificar o circuito?

    Vai ter que os desligar um a um e medir a resistência entre a terra e a fase e entre a terra e o neutro. Tem que dar sempre valores elevados (na ordem de vários mega ohms).

    Claro que tem que desligar previamente todos os aparelhos ligados no circuito que vai medir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  11.  # 13

    Colocado por: eu
    Vai ter que os desligar um a um e medir a resistência entre a terra e a fase e entre a terra e o neutro. Tem que dar sempre valores elevados (na ordem de vários mega ohms).

    Claro que tem que desligar previamente todos os aparelhos ligados no circuito que vai medir.


    isso seria bom se o diferencial dispara-se sempre, mas pelo que ele diz só dispara quando lhe apetece...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  12.  # 14

    Problema resolvido e obrigado a todos os que ajudaram. Na colocação do revestimento em obs de exterior um parafuso estava a fazer passagem do neutro à terra.

    Removi os neutros todos do circuito e verifiquei que continuava a ter corrente no circuito de iluminação. Andei à cata e lá descobri o parafuso após tirar o osb todo:(

    Obrigado novamente pela ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0159 seg. NEW