Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 29 agosto 2009 editado

     # 1

    Boas,

    para quem começa a aventura de uma nova casa depara-se com inúmeras hipóteses a considerar, começando desde logo com a questão:
    - Mudar de casa ou continuar onde estou?

    Quem decide avançar com a nova casa, dificilmente faz as escolhas mais acertadas.
    Geralmente escolhe-se com o coração (gosto/não gosto) e menos com a razão (mais eficiente a nível energético, mais barato, maior durabilidade...).
    Para quem quer tomar decidões a nível económico sem prejudicar o conforto e o meio ambiente, depara-se com muita informação dispersa e pouco objectiva.

    Decidi criar o ficheiro em anexo para que, com a vossa ajuda, ele seja como que um resumo (na medida do possível) nas várias hipóteses a tomar durante a construção de uma nova casa.
    Como podem ver, falta aínda muita informação.
    Pretendo que esta informação seja o mais objectiva possível e onde questões como "mais bonito" ou "mais na moda" fiquem reservadas para quem leia o documento ou os comentários existentes nesta discussão.

    Sempre que possível vou actualizar o documento baseando-me nos vossos comentários (espero que sejam convergentes :-) )

    Um obrigado a todos!

    P.S. Estou a ter problemas no upload do ficheiro...
    Entretanto coloquei-o num site para download:
    http://www.sendspace.com/file/hyf40u
    •  
      alv
    • 29 agosto 2009

     # 2

    Vivam!
    Só para ajudar a quem aprouver.
    Nas casas que faço, sempre que posso e o cliente me permite, três coisas que ~resultam sempre:
    Nas cabines de duche, fazia-as fechadas, isto é, fazia com que tivessem entre três paredes e um tecto, com uma porta de vidro até ao tecto, e com uma ventilação natural através de um tubo de PVC directamente para o exterior. Assim pode tomar-se banho, e o vapõr criado no interior da cabine sai directamente para o exterior e a casa de banho permanece limpa, sem vapores depois do duche. Hoje com a chegada dos AKI´s, e afins, já se compra uma cabine completa por 400 ou 500€, pelo que mudei de paradigna. Agora aconselho que se faça o WC, completo, e que só depois se instale a cabine como se tratasse de uma das outras peças sanitárias, tendo apenas o cuidade de deixar a tal exaustão natural para ligar a cabine. É uma solução amplamente testada e que funciona.
    Outra coisa que não dispenso é de uma zona coberta para além da garagem para estacionar os carros enquanto se vai a casa sem ter necessidade de o colocar no interior da garagem. Somos todos tão preguiçosos que o simplesfacto de colocar o carro no nterior da garagem é um suplício, pelo que se tivermos um sítio para o largar á sobra e abrigado da chuva, de preferência junto a uma das portas de acesso á habitação é um consolo.
    Finalmente, o grelhador que todos gostamos de ter e que habitualmente se deixa para depois da casa feita para pôr num fundo de um quintal. Nada disso. Eu aconselho que se projecte de raiz a sua localização e eu coloco-o do lado de fora da parede da cozinha, de perferencia nalgum local que possa servir de zona de refeições exteriores, mas sempre junto á cozinha. É prático poder cozinhar do lado de fora.
    Estas soluções tenho-as amplamente testadas em mais de 1000 casas e qualquer um dos clientes diz maravilhas , pelo que se vão fazer casa nova de raiz é só pedir ao vosso projectista estas condicionantes.

    Espero ter contribuído.
    "Fassam" parte.
    •  
      FD
    • 30 agosto 2009

     # 3

    Gostei da ideia. :)

    Aqui está o ficheiro:
    https://forumdacasa.com/ficheiros/EscolhasAFazerNumaNovaCasa.xls
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_pedro_sato
 
0.0096 seg. NEW