Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 5 março 2019 editado

     # 1

    Vou instalar extractores em 2 IS num 1º andar de moradia, sendo que a conduta passará pela laje da cobertura e depois pelo telhado para o exterior. Em termos da saída pela telha propriamente dita, o que eu encontrei cá em Portugal foi o chamado chapéu de descarga TDA, conforme foto em anexo.

    No entanto, quando estava a pesquisar as soluções possíveis descobri estas telhas de ventilação modernas com adaptador para condutas que me parecem bem mais interessantes esteticamente. Não encontro é disto cá em Portugal. Alguém conhece ou já viu telhas deste género?

    Outro exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=cJ3Y-VXQon0

    Penso que se trata de telha Marselha (ver foto).
      Ventilnorte | Chapéu de descarga TDA.jpg
      telhado.jpg
      Telha Manthorpe.jpg
  1.  # 2

    Na minha casa o tubo atravessou a laje do telhado e ficou por baixo da telha. O resultado é o que se vê nesta foto infelizmente.
    Estou em dúvida se coloco telha passadeira ou telha chaminé (que não gosto por razões estéticas).
      20190210_103508.jpg
    • zed
    • 5 março 2019

     # 3

    T04350, isso não será resultado de terem posto um tubo sem isolamento térmico? O tubo fica frio e o vapor de água condensa dentro do tubo.
  2.  # 4

    Colocado por: zedT04350, isso não será resultado de terem posto um tubo sem isolamento térmico? O tubo fica frio e o vapor de água condensa dentro do tubo.

    O tubo é de pvc sem isolamento.
    É capaz de ter razão.
  3.  # 5

    A telha de ventilação é para arejar o telhado, o plano das telhas.
    para colocar saídas de ventilação o. ideal é virar para a parede. Se mandar para o telhado, ponha chaminés ou girandolas.
    • zed
    • 9 março 2019

     # 6

    callinas, essa que coloquei aí tem adaptador para conduta, penso que pode ser usada para esse efeito.

    No entanto, seguindo a recomendação do empreiteiro que teme infiltrações no telhado se for utilizada chaminé/chapéu, vamos virar para a parede.
  4.  # 7

    A segunda que colocou, sim, é para isso
    • zed
    • 9 março 2019

     # 8

    Sim, a primeira foto é telha e ventilação que tem actualmente (só para arejar o telhado). Dessas arranja-se facilmente. A segunda era o que eu procurava para os extractores de WC. A terceira (chapéu) também há por cá.
  5.  # 9

    Colocado por: callinaspara colocar saídas de ventilação o. ideal é virar para a parede.
    E quando não existe parede? como podemos fazer esta saida de ar condensado, sem comprometer o telhado?
  6.  # 10

    Fazendo tudo como mandam os pormenores.
    Usar adaptadores, remates adequados
  7.  # 11

    Colocado por: callinasFazendo tudo como mandam os pormenores.
    Usar adaptadores, remates adequados
    Pois, mas estava mesmo a evitar mexer na telha. Vou tentar aproveitar metade da chaminé do recuperador que se encontra isolada do fumo, ou a chaminé do exaustor.

    Obrigado
 
0.0161 seg. NEW