Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Estou a pensar vender o meu apartamento, mas a minha caderneta predial não está 100% actualizada.
    Originalmente tinha 1 casa de banho grande, que optei por dividi-la e fiz 2 casas de banho mais pequena.

    Se o optar por vender, quando a casa for avaliada pelos bancos haverá problema?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Nao vendi um apartamento assim e nao tive qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
    • size
    • 5 março 2019

     # 3

    Colocado por: migsanAvaliação de apartamento com caderneta predial nao actualizada


    O valor patrimonial constante na matriz (caderneta predial) em nada interfere na avaliação da casa para a sua venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  3.  # 4

    Mas poderão implicar pelo facto de não estar actualizada?
    • size
    • 5 março 2019

     # 5

    O avaliador do banco pode implicar quanto à desactualização fisica da habitação, uma vez que houve alteração nas divisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  4.  # 6

    Colocado por: sizeO avaliador do banco pode implicar quanto à desactualização fisica da habitação, uma vez que houve alteração nas divisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    O que quer dizer com implicar?
  5.  # 7

    avalia como se tivesse só uma IS e nao 2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  6.  # 8

    Colocado por: manelvcavalia como se tivesse só uma IS e nao 2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Certo, isso percebo.
  7.  # 9

    Colocado por: migsanMas poderão implicar pelo facto de não estar actualizada?


    Pode implicar sim, mas não me parece uma alteração significativa o suficiente para impedir a venda.

    De qualquer maneira alterar o número ou tipo de divisões na caderneta predial é muito simples: basta ir ao seu departamento de finanças e alteram-lhe na hora, não tem nada que saber. Fi-lo em Lisboa o ano passado sem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  8.  # 10

    Colocado por: pedrosslp

    Pode implicar sim, mas não me parece uma alteração significativa o suficiente para impedir a venda.

    De qualquer maneira alterar o número ou tipo de divisões na caderneta predial é muito simples: basta ir ao seu departamento de finanças e alteram-lhe na hora, não tem nada que saber. Fi-lo em Lisboa o ano passado sem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    É assim tão fácil? Não é necessário licenças na camara, etc etc ?
  9.  # 11

    Colocado por: migsan

    É assim tão fácil? Não é necessário licenças na camara, etc etc ?


    Em Lisboa não tive de apresentar absolutamente nada, bastou-me dizer que o número de divisões estava errado e desejava corrigi-lo, perguntaram-me qual o valor correto e corrigiram no momento.

    Se fosse para alterar a área do imóvel na caderneta predial, aí provavelmente já não seria tão simples...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  10.  # 12

    Não, não é assim tão simples.
    Passa na Autoridade Tributária. Porém, quando for ao registo predial vai precisar de mais documentos.
    Alterar a tipologia do fogo, por exemplo, não está isento de licença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  11.  # 13

    Então onde me devo dirigir para ficar com a alteração legalizda?
    - Finanças
    - ??
  12.  # 14

    Colocado por: migsanEntão onde me devo dirigir para ficar com a alteração legalizda?
    - Finanças
    - ??


    Para alterar a CADERNETA PREDIAL, que foi o documento que mencionou originalmente, eu dirigi-me à minha repartição de finanças.

    No meu caso pedi para corrigirem o número de divisões (tinha um quarto a menos do que estava na caderneta predial). Foi feito no momento, sem que me fosse exigido qualquer documento. Ficou disponível no site das finanças alguns dias depois.

    ADROatelier ir ao registo predial para quê? Para alterar a certidão permanente? A certidão permanente não tem qualquer referência ao número de divisões ou wc's. Ou pelo menos as minhas nunca tiveram...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  13.  # 15

    Colocado por: migsanEntão onde me devo dirigir para ficar com a alteração legalizda?

    Para legalizar isso é na Câmara, com a apresentação de um projecto de alterações para aprovação, mas como esse tipo de alterações dispensam licenciamento não faça nada. O avaliador do banco, não vai levantar problemas porque essa alteração não altera o valor do imóvel.

    As finanças não querem saber se tem uma ou duas casas de banho, isso não altera o valor patrimonial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira, migsan
 
0.0198 seg. NEW