Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    realmente pelas fotos que colocou a casa nem metade da renda merece, mas se está com dúvidas faça a seguinte conta. paga 200€ de renda por mês, isso da 2400€ por ano. Ao fim de 10 anos o senhorio recebe 24000€. Isto sem contar com os impostos que ira pagar deste valor.

    os 24.000€ seria o valor que se calhar se gastava nessa casa para a tornar habitável com os padrões de conforto aceitáveis para os dias de hoje. Se o senhorio quisesse gastar os 24.000€ nesse casa, não a iria colocar no mercado apenas por 200€.

    saia do estado de negação, mas vai ter que sair dessa casa.

    você proprio reconhece que veio de uma casa bem melhor do que essa pelo mesmo valor da renda, por isso é procurar melhor.
    Concordam com este comentário: LeandroSantos, desofiapedro, Tanialexandra, eu, A. Madeira, pcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LeandroSantos
  2.  # 22

    Colocado por: pauloagsantosrealmente pelas fotos que colocou a casa nem metade da renda merece, mas se está com dúvidas faça a seguinte conta. paga 200€ de renda por mês, isso da 2400€ por ano. Ao fim de 10 anos o senhorio recebe 24000€. Isto sem contar com os impostos que ira pagar deste valor.

    os 24.000€ seria o valor que se calhar se gastava nessa casa para a tornar habitável com os padrões de conforto aceitáveis para os dias de hoje. Se o senhorio quisesse gastar os 24.000€ nesse casa, não a iria colocar no mercado apenas por 200€.

    saia do estado de negação, mas vai ter que sair dessa casa.

    você proprio reconhece que veio de uma casa bem melhor do que essa pelo mesmo valor da renda, por isso é procurar melhor.


    Claro, compreendo perfeitamente que não é um gasto que se obtenha logo o investimento feito, no entanto seria um investimento a longo prazo que iria acabar por compensar pois mais cedo ou mais tarde terá que fazer as obras necessárias.

    O problema maior é que não consigo de forma alguma pagar a caução de outra casa sem a devolução do valor desta pois os gastos já foram imensos e o preço geral de arrendamento em Viseu ultrapassa aquilo que posso suportar enquanto pessoa sozinha.

    Irei falar então pessoalmente com a consultora imobiliária que me fez o contrato de arrendamento e tentar chegar ao melhor acordo de forma a não sair mais prejudicado do que já fui até aqui.
  3.  # 23

    Leandro perdoe-me a franqueza mas mesmo no "escuro" eu conseguiria ver que essa casa está um desastre... e é muito engraçado dizer da sua parte que as obras na casa seriam um investimento que acabaria por compensar ao senhorio... Se nem você tem dinheiro pra pagar uma casa em condições, já pensou que secalhar o senhorio dessa casa também não tem um centavo para a remodelar?... O senhorio também pode estar "enrascado" e viu uma oportunidade de fazer um bocadinho de dinheiro. Bom de qualquer forma acho que aprendeu a lição e de certa forma também eu e outros devemos ter aprendido com o seu caso: Não investir o pouco do dinheiro que temos sem ter a certeza que é a melhor decisão. Aqui no baixo dos meus 26 anos o meu conselho é faz-te à vida e procura sair daí o mais rápido possível. Boa sorte e muita calma para resolveres isto da melhor forma.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
  4.  # 24

    Colocado por: desofiapedroLeandro perdoe-me a franqueza mas mesmo no "escuro" eu conseguiria ver que essa casa está um desastre...


    acho que faz falta um certificado de habitabilidade quande se arrenda um imóvel. Algo que ateste que sim aquele imóvel é digno de se arrendar, ou não, aquele imóvel não é digno de se arrendar. Até podia ser as camaras a passar esse atestado, após uma vistória. Sempre era mais uma forma das camaras irem buscar mais algum dinheiro em taxas.
  5.  # 25

    Colocado por: desofiapedroperdoe-me a franqueza mas mesmo no "escuro" eu conseguiria ver que essa casa está um desastre...

    Isto...
    • MVA
    • 6 março 2019

     # 26

    Colocado por: pauloagsantos

    acho que faz falta um certificado de habitabilidade quande se arrenda um imóvel. Algo que ateste que sim aquele imóvel é digno de se arrendar, ou não, aquele imóvel não é digno de se arrendar. Até podia ser as camaras a passar esse atestado, após uma vistória. Sempre era mais uma forma das camaras irem buscar mais algum dinheiro em taxas.


    Essa vistoria com passagem de um certificado já existe e está prevista na lei, mas como tem um custo e não é obrigatório, nenhum senhorio o faz:


    O estado do edifício ou de habitação é determinado nos termos do disposto no Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) e no Decreto-Lei n.º 146/2006, de 8 de agosto. O Artigo n.º 33 do NRAU estatui os seguintes níveis, que refletem o estado de conservação do imóvel:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
      _1.jpg
  6.  # 27

    Colocado por: pauloagsantos

    acho que faz falta um certificado de habitabilidade quande se arrenda um imóvel. Algo que ateste que sim aquele imóvel é digno de se arrendar, ou não, aquele imóvel não é digno de se arrendar. Até podia ser as camaras a passar esse atestado, após uma vistória. Sempre era mais uma forma das camaras irem buscar mais algum dinheiro em taxas.


    Uma óptima ideia paulo. Esta casa nunca devia ter sido alugada a ninguém no estado em que está, nem por 200€ nem por 100... E mais pessoas haverá como o Leandro ou mais desesperadas ainda que acabam por viver nestas condições que são tudo menos dignas. Um verdadeiro desrespeito.
  7.  # 28

    MVA sabe me dizer o custo desse certificado? E pois claro não sendo obrigatório pior ainda.
    • MVA
    • 6 março 2019

     # 29

    Colocado por: desofiapedroMVA sabe me dizer o custo desse certificado? E pois claro não sendo obrigatório pior ainda.


    102,00€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  8.  # 30

    Colocado por: desofiapedroLeandro perdoe-me a franqueza mas mesmo no "escuro" eu conseguiria ver que essa casa está um desastre... e é muito engraçado dizer da sua parte que as obras na casa seriam um investimento que acabaria por compensar ao senhorio... Se nem você tem dinheiro pra pagar uma casa em condições, já pensou que secalhar o senhorio dessa casa também não tem um centavo para a remodelar?... O senhorio também pode estar "enrascado" e viu uma oportunidade de fazer um bocadinho de dinheiro. Bom de qualquer forma acho que aprendeu a lição e de certa forma também eu e outros devemos ter aprendido com o seu caso: Não investir o pouco do dinheiro que temos sem ter a certeza que é a melhor decisão. Aqui no baixo dos meus 26 anos o meu conselho é faz-te à vida e procura sair daí o mais rápido possível. Boa sorte e muita calma para resolveres isto da melhor forma.


    A casa esteve arrendada 50 anos a uma senhora de idade, se o senhorio não meteu ao bolso o suficiente para investir na casa então não sei quem iria meter.
    Além do mais, a casa pelo que me disseram pertence a 2 senhorios, um deles que reside no Porto e outro nos Açores.

    Nunca disse que não reparei no estado da casa, mas há coisas que ficam encobertas e que só damos conta numa inspeção a fundo. Foi o caso dos buracos nas paredes que estavam encobertos por uma camada de silicone e tinta e saltaram à primeira passagem de produto de limpeza, o estado do pavimento do corredor encoberto por um tapete velho, o estado da banheira encoberto pelo pó e sujidade acumulada durante o tempo que a casa esteve fechada e etc.
    Além do facto de as persianas estarem quase fechadas pelo mau funcionamento das mesmas e não deixarem ter a percepção real da luz do dia.

    No entanto deixo uma foto que consegui tirar da casa de banho nessa mesma visita para percepção do tamanho e se caberia o móvel de WC e poderá reparar que a luz é pouca e a banheira não parece estar no estado que mostrei nas imagens interiores, referindo ainda que deverá ter qualquer problema de canalização pois o chão em volta da mesma fica encharcado em água se ligada a água (coisa que só pude reparar depois da instalação da água).

    Na hora do contrato, a própria consultora me disse que o senhorio se meteu com a conversa que queria 230€ sendo que já tinha pedido 200€ mensais anteriormente, mas que como colocou uma bancada de cozinha (apenas a parte de baixo da mesma) usada e com 2 portas com as dobradiças partidas as quais tive que substituir.
    Inclusive aliciou a consultora a fazer o contrato sem recibos, ao qual me neguei por motivos de IRS e de ter tudo conforme a lei.

    Sempre ouvi dizer que quanto mais as pessoas têm, mais forretas se tornam e é exatamente o que se passa aqui.
    Mas agradeço o seu entendimento.
      IMG_20190131_174218.jpg
  9.  # 31

    Colocado por: MVA102,00€


    desconhecia.... já que as casas tem que ter um certificado energético, podiam juntar os dois e fazer um preço mais simpático.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • MVA
    • 6 março 2019

     # 32

    Colocado por: pauloagsantos

    desconhecia.... já que as casas tem que ter um certificado energético, podiam juntar os dois e fazer um preço mais simpático.


    102 euros para um certificado do estado do imóvel até está barato, tendo em conta que terá de ser um eng. civil ou arquitecto a fazer o relatório e para tal vai perder 2 dias + deslocações.

    Mas concordo que devia ser obrigatorio, juntamente com o certificado energético.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 33

    Colocado por: LeandroSantosA casa esteve arrendada 50 anos a uma senhora de idade, se o senhorio não meteu ao bolso o suficiente para investir na casa então não sei quem iria meter.


    actualização das rendas!!!! provavelmente a inquilina anterior pagava uma renda insignificante de poucos euros.



    Colocado por: LeandroSantosAlém do facto de as persianas estarem quase fechadas pelo mau funcionamento das mesmas e não deixarem ter a percepção real da luz do dia.


    isso penso que foi truque da imobiliária, mostrar-lhe a casa ao fim do dia, com pouca luz para voce não notar tanto nos problemas da casa. Afinal é o trabalho delas.
  11.  # 34

    Colocado por: LeandroSantosA casa esteve arrendada 50 anos a uma senhora de idade, se o senhorio não meteu ao bolso o suficiente para investir na casa então não sei quem iria meter.


    Já ouviu falar nas rendas antigas? Acha mesmo que o senhorio meteu assim tanto ao bolso? Quase que meto a mão no fogo em como essa senhora de idade pagava uma bagatela por mês que mal devia compensar para pagar as taxas ao estado caso houvesse contrato, ou mesmo o IMI e o condomínio.

    E a história do ter visto a casa à noite, tal como já lhe disseram mesmo assim não lhe passava tudo ao lado. Eu vim ver a casa que tenho alugada neste momento eram 8 da noite e embora em pleno Verão ainda houvesse alguma luz na rua este apartamento tem estores elétricos que estavam fechados, logo vi o apartamento à luz da lanterna do telemóvel e até o facto de parte do chão estar todo riscado e parte do rodapé precisar de reparação eu reparei. Vai dizer que a casa por estar suja não dava para ver os danos?

    Não viu o estado no chão? O facto de não ter sequer casquilhos? Etc...

    Meteu-se numa alhada da qual lhe desejo a melhor sorte para sair,e espero que consiga recuperar o seu dinheiro e encontrar algum apartamento em condições.

    Se a casa deveria ter sido alugada assim? Obviamente que não, devia até ser ilegal, mas desculpe que lhe diga faltou-lhe dar uso aos dois olhos que tem na cara.
  12.  # 35

    Leandro, talvez nesses 50 anos não tenha posto o dinheiro no bolso pra tal. Não sabemos... De qualquer forma isso de nada importa agora, o que importa é procurar um local digno e confortável, e pelo que diz dos recibos e aparente atitude do senhorio a ideia é mesmo essa: sair o mais depressa possível; só tenho pena do próximo que acabar por aí viver... enfim.
    • MVA
    • 6 março 2019

     # 36

    Colocado por: LeandroSantosA casa esteve arrendada 50 anos a uma senhora de idade, se o senhorio não meteu ao bolso o suficiente para investir na casa então não sei quem iria meter.


    O mais provavel é que nesse caso, terá sido uma renda de 30 euros mensais, ao longo de 50 anos.
    Talvez não chegasse sequer para pagar condominio + IMI, muito menos obras.
    • MVA
    • 6 março 2019

     # 37

    Os meus sogros têm uma quinta com 5 hectares, arrendada há 50 anos na segunda maior cidade do país.

    Sabe quanto pagam? 20 euros por mês.
  13.  # 38

    Colocado por: MVAMas concordo que devia ser obrigatorio,


    devia ser obrigatório e isso iria resolver muita coisa no mercado da habitação. Os donos dos imoveis, ao terem imoveis que não podiam colocar no mercado do arrendamento e que não tinham dinheiro para fazer obras neles, provavelmente iriam despacha-los, aparecendo mais casas à venda para quem quisesse comprar e restaurar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Tanialexandra
  14.  # 39

    A renda da senhora era de 180€ mensais, disse-me a consultora na hora de assinar o contrato, que teria que fazer a alteração do valor no sistema informático.

    Como podem entender às vezes no desespero temos que tomar medidas desesperadas e acabamos tomando decisões precipitadas.
    Claro que agora entendo que realmente foi um esquema da consultora mostrar ao fim do dia, pois vi mais 2 casas com ela em outros pontos mais longe do centro e todas foram vistas ao fim do dia e sem qualquer tipo de iluminação.

    Penso que também é compreensível que numa visita a uma casa, não vou testar o funcionamento de todos os aspectos da casa meticulosamente, da mesma forma que penso que ninguém o faz.
    Nem me sentiria confortável em testar persianas, portas, remover o pó e sujidade para ver o estado das louças e por aí adiante.
    E como já referi, metade dos problemas foram detectados aquando a instalação de luz e água, coisa que seria impossível detectar antes, visando os problemas elétricos e de saneamento.
  15.  # 40

    Colocado por: LeandroSantosA renda da senhora era de 180€ mensais


    Não foi de certeza durante 50 anos, deve ter sido actualizada nos últimos tempos. E sejamos sinceros arrendar uma casa por 180€ dá lucro a alguém? Fala como se o senhorio tivesse enriquecido com tal acumular de rendas.

    Uma coisa é arrendar uma casa que mais tarde começa a dar problemas, outra coisa é mudar-se de livre e espontânea vontade para uma casa que está quase inabitável e depois reclamar que não tem condições.
 
0.0246 seg. NEW