Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Comprei uma casa de construção relativamente recente (2007) no ano passado. Sendo esta um T2, com uma sala grande e um dos quartos é uma suite.

Tem uma panóplia bastante de grande de “modernices” (e.g. banheira com hidromassagem, colunas embutidas em todas as divisões, som ambiente, pre-instalação de ar condicionado, detetor de cheia e fumo)…

A nível de isolamento térmico, a construção parece bastante boa(vidros duplos com caixilharia boa).
    Porém, o isolamento no interior para os outros fogos, não me parece muito boa. Digo isto porque, os barulhos de impacto, propagam-se por vibração pelas paredes e parece que criam um certo eco, mesmo com a casa mobilada.
    Creio que poderá ser uma característica das construções com aço.

O que se passa é que desde que a comprei, oiço um ruído (semelhante a um exame de abelhas), todos os dias e a horas incertas. É mais comum acontecer a partir das 21 horas e dura uns 15 min.
    O pior disto tudo, é que juntando ao facto de ser um barulho muito irritante, ouve-se em toda a casa(mais na suite)! Parece que se propaga por todas as paredes…
    Só para terem uma ideia, o barulho começa todos os dias por volta da meia-noite e dura uns 40 minutos. As, vezes chegava a ouvir a essa hora e depois as 1:30/2 da manhã.
    Por causa desta imprevisibilidade, como não tenho um sono pesado, não me consegui adaptar e tivemos que nos mudar da suite para o quarto de hospedes para conseguir dormir alguma coisa.
    Mesmo assim, só lá vou com tampões e fica sempre um barulho residual algo incomodativo…

Depois de já ter esgotado todas as teorias, creio que a minha situação advém da extração do ar da casa de banho do vizinho de baixo. Mas, aí está…não tenho a certeza.
    Isto porque o barulho é exatamente igual a eu ligar a ventoinha da minha casa de banho só que com menos intensidade. Outra razão é o facto de a vizinha de baixo ter um horário diferente de trabalho, chega do trabalho por volta das 10.
    Portanto, deve tomar banho por volta dessa hora…o funcionamento da ventoinha é percetível da casa de banho e também já cheguei a ouvir o barulho do interruptor a ligar…
    Já tentei duas vezes falar com o vizinho de baixo sobre a minha desconfiança, mas nada feito…não confirmou que é ele que liga de facto a ventoinha aquela hora nem nada, apenas acha que o vasqueiro que a sua ventoinha presumivelmente faz é impossível de incomodar e desvaloriza completamente a situação…

Apesar disto tudo, sei que provavelmente no que a intensidade do barulho diz respeito, este poderá estar dentro da legalidade…mas realmente é uma situação muito stressante. Que está a influenciar bastante os meus hábitos de sono.
    Não sei que mais posso fazer. Poderia tentar que ele ligasse a ventoinha e depois viesse cá a casa verificar o barulho, mas da ultima vez que lá fui, o tom de voz era meio agressivo. Também, não o posso abrigar a fazer isso…

Já alguém passou por situações semelhantes, que me possa dar alguma sugestão?

Obrigado desde já.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Boa tarde,

Resumindo muito sucintamente o texto acima: Já tentei falar com ele duas vezes sem resultado. Ele continua a achar que o barulho não incomoda ninguém. O que se passa é que ouço o zumbido irritante da ventoinha de extração de ar da sua casa de banho, em toda a casa, a partir da meia noite durante 30 min ou mais. Depois retoma as 7 da manhã. Já tentei sugerir que ele a trocasse para uma mais silenciosa, ou outra solução qualquer(mesmo sendo eu a financiar), sem sucesso...

Alguma ideia de como abordar este tema?

Obrigado
  4.  # 3

Se fechares a porta da tua casa de banho notas diferenca?

Tenta colocar umas mantas na porta e umas cenas nas paredes que involvem essa porta para ver se atenua, pq se o barulho vem da casa de banho dele, passa para a tua e para fora dela para a suite, entendes o que quero dizer?

É so uma ideia :)
  5.  # 4

Colocado por: PedroffCreio que poderá ser uma característica das construções com aço.

Já fazem prédios assim?E revestimentos a Pladur?

Ou só trechos?

https://www.perfisa.pt/construcao-em-light-steel-framing/
  6.  # 5

Eu tinha esse problema no meu apartamento e atenuava muito com o fecho da porta do WC da suite. Se tiveres sistema de extração no teu WC, tenta fechá-lo e vê se faz diferença.
  7.  # 6

DO ruido como é dentro das frequencias graves.. é incomodativo.. e deve propagar-se pelo sistema de condutas...
    Se calahr bastaria desmontar o ventilador e efectuar uma limpezazita ao mesmo...
  8.  # 7

Obrigado pelas vossas respostas. Depois dou o meu feedback.
  9.  # 8

Colocado por: Palhava

Já fazem prédios assim?E revestimentos a Pladur?

Ou só trechos?

https://www.perfisa.pt/construcao-em-light-steel-framing/

Peço desculpa, não sei porquê estava com essa ideia, já não olhava para a ficha técnica há algum tempo.
    Vou reformular:

Paredes confinantes com outros fogos - Pano duplo de 11 cm+ caixa de ar de 6 cm parcialmente preenchido com placas de aglomerado de cortiça de 4 cm de espessura, rebocadas, estucadas e pintadas.

Pavimentos entre fogos- Laje aligeirada de blocos de betão, isolada superiormente com Floorm.200 de 3 cm.

Não sei sei se tem a ver com este tipo de construção(aposto que é :)), mas, ouço muito mais barulho de impacto de baixo e de cima do que propriamente dos vizinhos do lado...
  10.  # 9

Colocado por: PedroffNão sei sei se tem a ver com este tipo de construção(aposto que é :))

Grande parte dos prédios de construção recente do país são assim construídos, não é por aí que o seu é pior que os outros. Aliás, a maior parte nem tem o isolamento.
  11.  # 10

Isso poderá mesmo ser o ventilador do vizinho.

Muitas vezes em apartamentos modernos de boas construção com boas caixilharias, há muitas queixas de ruídos entre apartamentos, mais até do que seria de esperar. Acontece que o isolamento acústico do exterior sendo muito eficaz pode tornar perceptíveis ruídos que noutras circunstâncias seriam abafados pelo ruído ambiente.
  12.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasDO ruido como é dentro das frequencias graves.. é incomodativo.. e deve propagar-se pelo sistema de condutas...
    Se calahr bastaria desmontar o ventilador e efectuar uma limpezazita ao mesmo...

Se calha vou mesmo tentar aconselhar isso. Lá terei que ver se o consigo apanhar no elevador...
    É que já tentei fechar as portas todas, casa de banho e suite e não tem qualquer efeito...
    Ainda hoje de manhã, ele ligou a dita cuja durante uns bons 40 min. O barulho parece que entra pelos ouvidos e fica aos zig-zags dentro da cabeça...

Se à terceira vez que falar com ele, não surtir qualquer efeito, i.e. não haver uma vontade de ajudar a resolver o problema e ouvir depois da meia-noite, estou mesmo a ponderar chamar as autoridades. O barulho nota-se nas escadas de incêndio no apartamento dele...
  13.  # 12

A mim parece-me uma situação de Ruído de Baixa Frequência gerado por máquinas. O primeiro que se tem de fazer é avaliar o ruído. Ver aqui artigo sobre este tema.
    https://www.ruidobaixafrequencia.pt/ruido-de-baixa-frequencia-o-que-e-e/
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">