Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu acho tam´bem que o problema de base , foi logo a opção global de implantação/ apropriação do terreno... Muito mal resolvido...
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 22

    Colocado por: pauloagsantosno meu terreno tive tb o mesmo problema. a frente da casa está virada para norte e a traseira para sul. então coloquei a garagem na frente casa, praticamente que entro da estrada para a garagem, tenho apenas um espaço livre para lavar o carro. deixei a traseira livre para aproveitar a exposição solar e não tenho que andar a fazer grandes acessos para o carro chegar à garagem. Mas no meu caso fiz a garagem junto à casa. Nos dias de inverno a chover saio de casa e vou as compras sem me molhar. Tendo espaço, acho um disparate fazer a garagem afastada da casa quando aos gases da garagem tudo se resolve.
    Por acaso acompanhei com muita atenção a discussão da planta da sua casa, uma vez que gostei muito dos alçados e daquela privacidade traseira. A localização da sua garagem e os acessos da mesma a cozinha era o que eu menos gostava, mas em termos práticos de facto não apanha chuva. Nunca idealizei a garagem colada a casa e não gosto de ver, agora a implantação da mesma está a meu ver errada, e a interpretação correcta é a meu ver a que o marco1 fez, mas teríamos necessariamente de abdicar da zona de lazer nas traseiras da moradia.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro BarradasEu acho tam´bem que o problema de base , foi logo a opção global de implantação/ apropriação do terreno... Muito mal resolvido...
    A frente teria de ficar virada a sul e tínhamos de abdicar da zona de lazer nas traseiras, mas quanto a isso já não posso fazer nada.
  4.  # 24

    zona de lazer nas traseiras?

    Hall

    não está a ver bem, neste momento até tem a zona de laser virada para a rua.

    enfim agora também já não há volta a dar. boa sorte para a frente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    Colocado por: marco1zona de lazer nas traseiras?

    Hall

    não está a ver bem, neste momento até tem a zona de laser virada para a rua.


    o terreno confronta com duas ruas, uma por onde da a entrada principal da casa e outra por onde dá acesso à garagem. provavelmente a rua da entrada principa deve ser a mais movimentada, pelo que o hall tentou que a traseira da casa ficasse mais resguardada dessa rua. Mas é verdade que o conceito de traseira quando o terreno confronta com duas ruas é sempre relativo.

    o hall deu mais importancia à piscina do que à garagem. eu faria ao contrario, a garagem irei usar todos os dias, a piscina irei usar no verão. mas estando a arquitectura aprovada agora é seguir e frente se não o hall ainda fica com a consciencia pesada, manda o projecto para o lixo e faz outro novo.
  6.  # 26

    Colocado por: pauloagsantos

    o terreno confronta com duas ruas, uma por onde da a entrada principal da casa e outra por onde dá acesso à garagem. provavelmente a rua da entrada principa deve ser a mais movimentada, pelo que o hall tentou que a traseira da casa ficasse mais resguardada dessa rua. Mas é verdade que o conceito de traseira quando o terreno confronta com duas ruas é sempre relativo.

    o hall deu mais importancia à piscina do que à garagem. eu faria ao contrario, a garagem irei usar todos os dias, a piscina irei usar no verão. mas estando a arquitectura aprovada agora é seguir e frente se não o hall ainda fica com a consciencia pesada, manda o projecto para o lixo e faz outro novo.
    A ideia foi essa, uma vez que as verdadeiras traseiras seriam sempre a norte, optou-se pelo mal menor. Mas a vontade e mesmo refazer o projecto, tivesse eu tempo e dinheiro para tal.
  7.  # 27

    e não pode trocar a piscina pela garagem, rodando a piscina?
  8.  # 28

    Hall

    qual é o mal de ter as coisas viradas para a frente sul?? a casa não vai ter muros / vedações?? a norte depois ficam a passagem dos carros e para ai viradas as divisões mais tecnicas da casa e wcs etc...
    enfim quando temos a cabeça um pouco formatada é dificil.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

    Colocado por: nmex2e não pode trocar a piscina pela garagem, rodando a piscina?
    Como assim? A piscina perpendicular à casa, e depois a garagem a frente da pérgolas? Se eu aproximar a muito a garagem da casa, a mesma vai ficar a tapar os vãos envidraçados e perdemos a vista para nascente que é terreno nosso por muitos metros com árvores.
  10.  # 30

    Colocado por: marco1Hall

    qual é o mal de ter as coisas viradas para a frente sul?? a casa não vai ter muros / vedações?? a norte depois ficam a passagem dos carros e para ai viradas as divisões mais tecnicas da casa e wcs etc...
    enfim quando temos a cabeça um pouco formatada é dificil.
    Como disse atrás, eu vivia bem com a sala de estar jantar virada para sul, sendo aí a frente da casa. Mas a mulher nunca aceitou isso, não queria ter os vãos envidraçados para a rua quanto tem centenas de metros de terreno a norte e a nascente. A questão é que essas duas orientações são as piores em termos solares. Tivemos de encontrar um meio termo, e na altura condicionou-se muito quem fez a planta. Ou seja agora temos os vãos a SE, o mal menor, mas quase temos de rodear a casa vindo das garagens. Colocar as garagens a norte não é possível, porque iria ficar muito caro fazer o acesso dos carros a partir de NO, ao lado a frente da casa.
  11.  # 31

    Boas caro foristas,

    Volto a desenterrar este tópico porque considero que as opiniões e troca de opiniões neste forum demasiado valiosas. Se tivesse discutido as minhas dúvidas desde o início aqui talvez tivesse evitado cometer tantos erros. Sendo assim, e resumindo:

    Problema 1. O técnico que nos acompanha não conseguiu traduzir para o papel a ideia que nós tínhamos para a casa, pelo que eu tentei de forma totalmente amadora fazer uma representação 3D para a moradia, a qual acho que traduz muito melhor a nossa ideia. De qualquer forma existe algo nos alçados que ainda não me convence, pelo que agradecia qualquer sugestão que me possam dar. A ideia que concebi é a de uma moradia de arquitectura tradicional, uma vez que são as que acho esteticamente mais agradáveis.

    Problema 2- Em fase de projecto de arquitectura limitamos em demasia a concepção da arquitectura, porque queríamos os vãos envidraçados e zona de lazer para as traseiras da moradia. Ora o nosso terreno é o ideal para uma orientação da moradia a sul, o que não ia de encontro ao que pretendíamos. Optamos por colocar a frente da casa a NO e as traseiras a SE. Já me arrependi da decisão, sobretudo depois do contributo do caro marco1, mas neste momento não tenho nem tempo, nem dinheiro para dar inicio a todo o processo. Depois na implantação proposta deixamos o anexo (garagens,churrasqueira) demasiado longe da moradia (18 m), aqui foi mesmo erro de julgamento meu.

    Perante isto tudo, tenho mesmo de submeter um projecto de alterações, pelo que anexo agora uma proposta de implantação, com o anexo a 10m, o percurso entre este e a entrada da moradia em pérgola. Pretendo também colocar um muro (a simular uma parede de casa) a norte, entre a moradia e o anexo, de modo a proteger da intempérie de norte, e a criar uma zona de lazer mais aconchegante.

    Anexo imagens da vista Norte, sul, oeste e este da moradia e gostaria de saber a vossa opinião e sugestões sobre como melhorar os alçados e sobre como tirar o melhor partido da exposição solar, com a implantação que foi feita.
      Vista oeste.jpg
      Vista sul.png
      Vista norte.png
  12.  # 32

    Vista este e implantação
      Implantação.png
      Vista este.png
  13.  # 33

    Ninguém?
  14.  # 34

    Ola, Pois bem, como já descreve é tarde para corrigir a maioria dos erros.

    penso que o seu 3d está muito bom, mas quanto a melhorar isso... a norte não é nada bom ter tanto vidro..
    mas a não ser que alter o projecto todo e a organização interna da casa tem pouco a fazer.

    se desse para ficar com a casa consoante está e rodar tudo 180º era o que sugeria fazer. esquecia o conceito frente e traseira da casa... pensar em frente e traseira limita demasiado os resultados..

    talvez consiga esconder aquela testa da laje .. pesa um pouco no desenho da fachada e não faz falta nenhuma.
  15.  # 35

    Antes de mais, obrigado pela sua opinião. Aparede do quadrante norte, praticamente não tem janelas, talvez me tenha expressado mal. Os vãos envidraçados estão a 153º SE. Não é o ideal, mas penso que de inverno ainda apanhem sol até as 14h. Ou estarei em erro? além disso vou pedir para alterar a janela de peitoril a sul para uma janela de sacada, de modo a que a sala receba sol durante a tarde também.

    Eu se fosse hoje rodaria a casa 90º e janelas de sacada para a frente virada a sul, mas a Maria continua a dizer que não iria viver numa casa com as janelas de sacada para a frente.

    Essa testa eu é que não sei fazer melhor, aquilo é para levar uma cornija a imitar pedra (o ideal era ser pedra,mas...)
  16.  # 36

    Colocado por: HAL_9000O técnico que nos acompanha não conseguiu traduzir para o papel a ideia que nós tínhamos para a casa,
    Colocado por: HAL_9000Essa testa eu é que não sei fazer melhor, aquilo é para levar uma cornija a imitar pedra (o ideal era ser pedra,mas...)
    hahaha, já muito fez vc!

    ok, tinha percebido mal a orientação. mas estando no sketchup, penso que existe uma ferramenta que dá para vc ver a incidência solar uma vez estando a casa com a orientação certa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
 
0.0194 seg. NEW