Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Veja a situação também no balcao do banco, ou com um simples telefonema.
  2.  # 22

    Gaste 5€ e peça uma informação predial simplificada aqui:
    pode ser que já esteja registada

    https://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLIS_input.action
  3.  # 23

    E quanto à licença de utilização, como é que fez a escritura sem esse documento?
    • JPJDLV
    • 24 abril 2019 editado

     # 24

    @Picareta do conhecimento que tenho, existiram apenas dois documentos que foram entretanto necessários no acto da escritura. Um da câmara e outro da cooperativa que na altura construiu a urbanização em como abdicava do direito de compra.

    Nem ouvi falar na necessidade de tal licença mas presumo que a agência tenha tratado de tudo. Amanha darei feedback do que me foi dito no registo predial (campus justiça).

    É de facto muita coisa que poderia e devo compreender melhor para no futuro caso entretanto volte a passar por este processo, estar mais a vontade. Mas a verdade é que da minha parte não precisei de muito mais do que pagar tudo o que tinha a pagar. Todo o resto a nível de "papelada" me passou um pouco ao lado.
  4.  # 25

    Colocado por: JPJDLVO advogado foi tratar da papelada para assinarmos. Foi a CGD que tratou de tudo.
    Eu comprador e respectivos vendedores do imóvel.
    Era suposto ter sido feito de outra maneira por parte do banco?


    Isto significa que não fez uma escritura publica, mas sim que contratou por DPA (Documento particular autenticado)
    • JPJDLV
    • 24 abril 2019 editado

     # 26

    Depois da ida ao registo, deixo feedback tal como prometido..

    1º: O registo predial já tinha sido feito pelo advogado em meu nome,
    2º: Continuava em falta o tal código para conseguir aceder ao registo,
    3º: Liguei novamente para a empresa do advogado que me tratou de tudo e, tinham muita "papelada" e documentação para tratar, pelo que poderia levar algum tempo,
    4º: Mencionei o conselho de deontologia de advogados
    5º: De tarde, já tinha tudo no e-mail e já consigo aceder.




    Por ultimo e porque foi nisto que começou o tópico (pela questão parva do ano do prédio):



    Penso que é por aqui que consegue ver quando foi obtida licença para utilização do edifico:



    ----------------------------------------------------------------------------------------------
    Conservatória do Registo Predial de Lisboa.
    OFICIOSO
    AP. 2070 de 2010/05/04 2010/05/06 11:40:09 - Autorização de Utilização
    Nº AUTORIZAÇÃO : 293
    DATA AUTORIZAÇÃO : 2000/08/09
    ENTIDADE EMISSORA : CÂMARA MUNICIPAL

    DESCRIÇÕES - AVERBAMENTOS - ANOTAÇÕES
    O(A) Conservador(a)
    ****************
    AP. 93 de 1981/08/12 - Aquisição.


    Resta agradecer a todos os foristas pelo feedback e conhecimento que têm transmitido em todas as questões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Picareta, zed
  5.  # 27

    Colocado por: PicaretaE quanto à licença de utilização, como é que fez a escritura sem esse documento?
    Simples, podem ter usado a escritura anterior com uma menção qualquer à dita LU. No meu caso foi assim porque no dia apenas tinham uma cópia simples e parece que era preciso uma autenticada. Para dar a volta o vendedor apresentou a escritura anterior de quando comprou
    • zed
    • 24 abril 2019

     # 28

    Também pode estar averbada na Certidão Permanente.
  6.  # 29

    Por acaso, daquilo que diz até parece que ja existia uma construcao em 1981.... nesse caso a diferença nao seria só um ano....
    Era preciso ver melhor o documento.
  7.  # 30

    Colocado por: ADROatelierPor acaso, daquilo que diz até parece que ja existia uma construcao em 1981

    Pode ser a aquisição do terreno.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
    • JPJDLV
    • 25 abril 2019 editado

     # 31

    Oi? 1981? Bom, ai já não é bem 1 ou 2 anos.

    Então mas afinal, não há um sitio próprio onde possamos perceber quando são realmente feitos?
    Julguei que com o registo predial conseguiria ver, aliás, julguei que 2000 seria o ano em que finalmente conseguiram ordem para a venda de imóveis.

    @Picareta ainda é da mesma opinião sobre o assunto relativo ao ano da casa? 1981 é muita fruta!!!!
    Existe alguma maneira de ver sem enganos o tempo da construção?
  8.  # 32

    JPJDLV,
    Já lhe foi explicado várias vezes.... veja a licença de utilização...
    E se ainda assim tiver dúvidas, consulte o processo camarário junto do arquivo municipal.
  9.  # 33

    Concordo.
    Mas é que acho tão estranho haver tannta implicação com apenas um ano.

    Ás vezes há casas que já existem há 30 anos, mas só obtêm licença actualmente, por exemplo.
    Isso significa que podem ser muito mais antigas que a licença...
    Naturalmente, isto vem acompanhado de outra informação e contexto que, nós aqui no fórum, na sabemos.


    Colocado por: Picareta
    Pode ser a aquisição do terreno.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,ADROatelier
  10.  # 34

    ADROatelier essa licença é pedida na câmara do distrito em questão, correto?
    Vou pedir se o custo do documento em si não for demasiado elevado.
  11.  # 35

    Esse documento já o deve ter ai na papelada.

    O custo nao é caro.
    Pede-se na câmara do CONCELHO. Consulte o processo de licenciamento camarário, fica logo com todas as dúvidas tiradas.
    • JPJDLV
    • 26 abril 2019 editado

     # 36

    Confesso que não faço a mínima ideia de como se vê o processo de licenciamento camarário.
    No entanto, na câmara de Vila Franca deram-me logo os dados.

    O pedido de construção foi em 1998, a licença para habitação foi conforme mencionei anteriormente, de 2000.

    Se fosse de 1981 era "chato" lol, até porque mudaria por completo a avaliação da casa.
    Ainda assim e apesar de não ser algo preocupante, no meu ver, as imobiliárias deveriam ter estes dados corretos porque qualquer coisinha, poderá influenciar o valor de um imóvel.

    Portanto, se quiserem saber o ano de quando a licença foi obtida, ou o ano em que começou ou construíram o prédio, pelos vistos a câmara fornece sem custos essa informação.

    Já a planta da casa que é algo que tenciono ter, têm custos variados dependendo da câmara onde pedem (no meu caso, vai ser aprox 5€ formato digital e vem com carimbo do IMT).
    Concordam com este comentário: ADROatelier
 
0.0202 seg. NEW