Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos.
    Preciso da vossa ajuda no seguinte:
    Existe uma moradia..moradia essa dividida da seguinte forma CONJUGUE1, HERDEIRO1, E HERDEIRO2.
    Os herdeiros aparecem como herdeiros ja, pois o outro conjugue ja é falecido e os herdeiros herdaram automaticamente essa parte. Existe habilitacao de herdeiros feita inclusive.

    Posto isto, ha uma divida sobre o CONJUGUE1 (O ainda vivo)..e dando seguimento a essa divida que nao foi liquidada ocorre uma penhora.
    Havendo uma penhora sobre a maior parte da moradia qual a melhor solucao para os dois herdeiros?
    É possivel vender o imovel?
    O CONJUGUE1 perdeu a totalidade do bem e quinhão herditário a que tinha direito devido à execução fiscal (penhora)?
    Se actualmente as partes sao CETELEM,(devido a terem penhorado a parte do CONJUGUE1).. HERDEIRO1 E HERDEIRO2.. as 3 partes tem que ter uma chave da habitação ate que o problema se resolva?
    Desculpem se nao me sei explicar muito bem mas nao tenho estudos e é dificil perceber tudo isto.
    Obrigado de coracao a todos.
    Aguardo as vossas opinioes..sugestões..e ajuda.
    Bem haja
    • size
    • 17 março 2019

     # 2

    Se o conjugue 1 sobrevivo habita a casa, seu domicilio, ninguém poderá ter acesso à mesma. Por isso, é questão que não se poderá colocar sobre as chaves.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  2.  # 3

    Ola size.. obrigada pela resposta.

    O conjuge nao reside la. A casa esta fechada ha muitos anos.
    O conjugue esta internado
    Por isso nao sei bem como fica essa questao..
  3.  # 4

    a penhora já foi executada? ou seja, já foi efectuada a venda judicial da parte penhorada?
    caso contrário, a casa continua a ser do conjuge sobrevivo e dos 2 herdeiros.

    a melhor solução para os herdeiros será sempre, na venda judicial, exercerem o direito de preferência ou de remissão (descendentes ou ascendentes) e ficarem com o imóvel limpo de ónus para, depois, fazerem dele o que entenderem.

    podem vender antes a sua quota parte do imóvel... se encontrarem quem se atravesse num negócio desses que tem tudo para complicar.
    Concordam com este comentário: MSS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  4.  # 5

    Julgo que ja foi executada a penhora sim.. o que se pode fazer nessa situacao?

    Os herdeiros não tem dinheiro para pagar a divida e por isso nao terao para exercer o direito de preferência para a comprar em venda judicial..

    Julgo portanto que não se pode vender nesta situacao? Sem ser venda judicial.. ou pode se vender a um terceiro e com esse valor pagar a divida e ficar descansada?
  5.  # 6

    se já foi executada, já foi vendida.
    logo não podem exercer direitos numa venda que já ocorreu.

    mas sim , podem vender a sua parte. desde que encontrem interessados em ficar apenas com uma parte dum imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  6.  # 7

    atenção, só estou a falar dos outros herdeiros sem dívidas.
    um executado não pode vender o imóvel penhorado. aliás, pelo que diz, nesta fase, a parte dele já foi vendida e pertence a um terceiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  7.  # 8

    Bukowski..muito obrigada pela ajuda!
    Acho que já percebi melhor com a sua ajuda.. mas vou tentar perceber junto do outro herdeiro se realmente ja foi vendida a parte penhorada ou nao.


    Mas caso n tenha sido vendida ainda.. o executado nao pode fazer nada? E os herdeiros podem vender a um terceiro? Fazendo uma venda normal e depois pagamos a divida. Sera que da?

    E ja agora.. o acesso à habitacao como fica?
    A casa está fechada..o conjugue que é tambem o endividado e executado..nao mora lá..
    A financeira (cetelem) tera que ter uma chave da habitacao tal como todos os herdeiros?
  8.  # 9

    se ainda não tiver sido vendida o executado não pode fazer nada, a não ser pagar a dívida que originou a penhora. e
    posteriormente proceder ao levantamento da mesma junto da conservatória registo predial.

    os herdeiros só podem vender a parte deles. nada mais.

    o acesso à habitação, em imóveis em co-propriedade depende do contexto.
    nesse caso, se a venda já tiver ocorrido, sim, a financeira pode querer uma chave da habitação. afinal é co-proprietária do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  9.  # 10

    De facto nao foi vendida a parte do executado ainda. Mas como nao tem o valor para liquidar a divida quer me parecer que irá mesmo para venda.

    E se o herdeiro que nao tiver a divida pagar a mesma? Ficará com a parte que pertencia ao herdeiro com a execucao?

    Na sua opiniao qual será a melhor opcao para o herdeiro que n tem dividas?

    Deixar ir a venda a outra parte?
    Liquidar ele a divida do outro?
    Vender a habitacao julgo que ja n da correcto? Porque ja ha uma divida..
  10.  # 11

    Uma opção é o herdeiro que não tem dividas COMPRAR a outra parte.
    O montante da compra é suficiente para saldar a divida?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  11.  # 12

    a opção correcta é ir a um advogado.

    sei de uma pessoa que se sentia doente... foi ao google, descobriu que tinha cancro! Decidiu ir de urgencia ao medico, afinal era só tensao e Castrol alto....
  12.  # 13

    Loverscout.. ter um advogado nao invalida de querer saber e "ouvir" outras opiniões e sugestões. Afinal de contas por varias vezes acontece ate advogados estarem errados no que sugerem ao seu cliente. Talvez porque ninguem sabe tudo. :)

    ADROatelier - obrigada pela sua resposta...o executado fez uma divida q esta em cerca de 32 mil euros..ele é quem tem a maior parte da heranca.. é o outro conjugue.. e a habitacao esta avaliada em cerca de 80mil.
  13.  # 14

    se o herdeiro pagar a dívida, óptimo. a dívida fica liquidada e a penhora pode ser levantada na CRP. agora com isso o herdeiro não fica com a parte do executado no imóvel.
    apenas se substituiu ao executado no pagamento da dívida. ponto. nada mais.
    Concordam com este comentário: Gabizudinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabizudinha
  14.  # 15

    Bukowski
    Pois. Exactamente como eu pensei.
    Estas coisas de herancas ja são dificeis.. quando mete partilhas ou venda existindo dividas ..só piora..

    Obrigado a todos pela ajuda e opiniões

    Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bukowski
 
0.0178 seg. NEW