Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou a morar em um prédio onde comprei uma fracção desde 2017.
    Acontece que desde que aqui moro o administrador do prédio é também o dono de uma fracção mas nunca me deu qualquer recibo de pagamento.
    Todos os meses peço-lhe os recibos e a maioria das vezes quando é pessoalmente diz que tem de tratar disso ou que vai tratar mas a verdade é que já lá vão 2 anos e tal.
    Sei de uma história que o dono e uma outra fração deixou de pagar o condomínio à vários anos atrás porque ele simplesmente nunca lhe passou 1 único recibo.

    A conta bancária para a qual eu transfiro todos os meses dinheiro é de um condomínio, mas a verdade é que não tenho qualquer recibo e não sei exactamente o que fazer.

    Já pensei em parar de pagar por falta de comprovativos de pagamento (apesar de ter registos de todas as transferências bancárias) ou falar com a minha advogada para mover um processo contra o condomínio.

    Mas não queria entrar em conflitos e penso que estes recibos não me fazem assim tanta falta. No entanto, é uma indicação de que tudo estaria dentro das normas e como não me dá os recibos, começo a desconfiar de que algo errado possa estar acontecer com esta gestão.

    Alguma sugestão? Obrigado.
  2.  # 2

    Não há reunião de condomínio onde ele mostra as contas?
    • size
    • 18 março 2019

     # 3

    Quando paga as contas da água, da energia, do gás do telefone, por transferência bancária/Multibanco, alguém lha passa algum recibo como prova de pagamento ?

    Pois, o documento da transferência bancária servirá de prova desse pagamento. Se fosse em numerário haveria razão.
    Depois, o administrador do condomínio não desenvolve nenhuma actividade comercial, apenas gere as contas de receitas e despesas do prédio e presta contas aos condóminos .
    Se desconfia dele, na próxima assembleia, coloque na mesa a sua preocupação.
  3.  # 4

    E a conta do condomínio é movimentada com 2 assinaturas?
  4.  # 5

    Os recibos de condomínio para pouco ou nada servem. Mesmo como senhorio deduzo o valor dos mesmos nas rendas mas as Finanças nunca os pedem. Se paga por transferência o comprovativo é mais que suficiente.
  5.  # 6

    Colocado por: rjmsilvaNão há reunião de condomínio onde ele mostra as contas?


    Também estou curioso.
    Ainda bem que não fui o único a pensar nisto.
    O problema aqui não é o utilizador ter ou não o recibo.
  6.  # 7

    Colocado por: sizeQuando paga as contas da água, da energia, do gás do telefone, por transferência bancária/Multibanco, alguém lha passa algum recibo como prova de pagamento ?

    Pois, o documento da transferência bancária servirá de prova desse pagamento.


    Size, as contas da águas, energia, etc são diferentes porque geralmente estamos a falar de fatura/recibo em que existe lá informação a indicar que aquele documento serve como recibo após boa cobrança. Não é a mesma situação, pois penso que o administrador não passa faturas desta forma. Assim, mesmo que pague a fatura e tenha o comprovativo, não lhe é garantia nenhuma de que essa dívida foi saldada (aos olhos do administrador).

    Utilizador 686, já entrou no seu portal das finanças (na parte do e-fatura)? Tem lá lançado os valores pagos? Se tiver, então o Administrador provavelmente está a agir em conformidade. Caso contrário, seria outra questão a colocar-lhe
  7.  # 8

    Colocado por: Tiago1993
    Utilizador 686, já entrou no seu portal das finanças (na parte do e-fatura)? Tem lá lançado os valores pagos? Se tiver, então o Administrador provavelmente está a agir em conformidade. Caso contrário, seria outra questão a colocar-lhe

    Os recibos de condomínio não entram no E-fatura.
  8.  # 9

    Colocado por: Tiago1993Utilizador 686, já entrou no seu portal das finanças (na parte do e-fatura)? Tem lá lançado os valores pagos? Se tiver, então o Administrador provavelmente está a agir em conformidade. Caso contrário, seria outra questão a colocar-lhe
    Mas desde quando é que os recibos do condomínio entram no Portal das Finanças?
    Sugestão minha: o Utilizador 686 deve apresentar o assunto na reunião da Assembleia de condóminos.
    Ps: no prédio do meu filho todos os pagamentos de condóminos são pagos por transferência bancária. A administração não emite recibo, o talão do Banco/Multibanco faz prova de pagamento. Decisão tomada em assembleia.
  9.  # 10

    Eu no prédio onde vivo sou administrador e passo os recibos trimestralmente em PDF e envio por mail. Já há anos que não existe papel. E todos os meses envio por mail para todos os condóminos o mapa da situação dos pagamentos e um extrato da conta bancária (tirado do banco online).
    • size
    • 18 março 2019

     # 11

    Colocado por: Tiago1993<

    Size, as contas da águas, energia, etc são diferentes porque geralmente estamos a falar de fatura/recibo em que existe lá informação a indicar que aquele documento serve como recibo após boa cobrança. Não é a mesma situação, pois penso que o administrador não passa faturas desta forma. Assim, mesmo que pague a fatura e tenha o comprovativo, não lhe é garantia nenhuma de que essa dívida foi saldada (aos olhos do administrador).

    Utilizador 686, já entrou no seu portal das finanças (na parte do e-fatura)? Tem lá lançado os valores pagos? Se tiver, então o Administrador provavelmente está a agir em conformidade. Caso contrário, seria outra questão a colocar-lhe


    À partida, os condomínios não estão obrigados è emissão de faturas, para colocação da tal mensagem, ou para efeitos do e-factura, mas o principio do comprovativo de pagamento das quotas do condomínio poderá ser o mesmo. - documento da transferência, débito na conta do ordenante, crédito na conta do beneficiário. Optar pelo SIMPLEX..

    Pode haver casos em que poderão ser necessários os recibos, ou declaração anual dos pagamentos das quotas, como seja para documentar encargos com frações arrendadas, em que tais despesas são dedutíveis no rendimento das rendas. Então sim, justifica-se. Fora disso, que necessidade pode existir de mais um papel, a dar trabalho ao Administrador e despesa ao condomínio ?
  10.  # 12

    Colocado por: PalhavaE a conta do condomínio é movimentada com 2 assinaturas?

    normalmente a administração é feita por 2 condóminos.
 
0.0148 seg. NEW