Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Comprei há uns anos uma casa em conjunto com o meu mario com recurso a crédito à habitação. Estamos casados em regime de comunhão de bens adquiridos, portanto a casa é 50% de cada um.
    Os meus pais doaram-me uma certa quantia em dinheiro (aproximadamente 1/4 do valor de compra da casa) que daria para amortizar uma boa parte do capital que ainda temos em dívida.
    Se eu decidir usar o dinherio para amortizar o empréstimos, existe alguma forma de salvaguardar que x% da casa foi paga com fundos prórpios e que a prorporção passaria a ser 62.50% meu e 37.5€ do meu marido?

    Obrigada
    • zed
    • 19 março 2019 editado

     # 2

    Leia isto e veja se se aplica à sua situação.

    Casou-se com comunhão de bens e comprou um carro ou casa com poupanças suas? Tem provas? Então o bem é só seu. STJ deixa clara esta interpretação e todos os tribunais terão de segui-la.

    https://observador.pt/2015/10/19/comunhao-de-adquiridos-sim-mas-a-casa-e-minha/
  2.  # 3

    Divorcie-se já, poupe as chatices mais tarde.
    Concordam com este comentário: mica, Picareta, Apostador
  3.  # 4

    Colocado por: gatinhomauSe eu decidir usar o dinherio para amortizar o empréstimos, existe alguma forma de salvaguardar que x% da casa foi paga com fundos prórpios e que a prorporção passaria a ser 62.50% meu e 37.5€ do meu marido?


    eu até acho piada esta preocupação, é salutar, mas será que as despesas são todas divididas lá em casa? será que por um ter um ordenado superior ao outro e pagar mais despesas não devia ficar com uma percentagem maior da casa?

    note-se que são apenas perguntas.
  4.  # 5

    Com um problema destes o melhor é o dinheiro continuar na conta do pai.
    Concordam com este comentário: zed
  5.  # 6

    Se o marido por acaso ficar sem emprego e todas as despesas da casa forem por sua conta, ele passa a ser 100% propriedade sua?
 
0.0097 seg. NEW