Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias pessoal.

    Recorro uma vez mais ao fórum para partilhar dúvidas e inquietações.

    Para AQS e aquecimento e climatização, tenho definido em o seguinte:
    - Painéis solares circulação forçada
    - Bomba de calor
    - PRH hidráulico
    - Deposito de inércia
    - Recuperador hidro a lenha
    - Ventilação duplo fluxo

    Estes elementos estão definidos em âmbito de projeto e estão refletidos nas especialidades e no pré certificado energético.

    Na minha visão, o recuperador irá ajudar nos dias em que há menos sol nas AQS e climatização, sendo que o calor gerado pelo recuperador irá, não só ajudar as AQS e o PRH, assim como irá ser também "distribuído" pela ventilação mecânica (visto pretender extrair da hotti do recuperador para a restante habitação)

    Neste momento a minha inquietação prende-se com o recuperador hidro a lenha. O mesmo, para funcionar terá 'arranque manual', ou seja só após algum tempo é que o efeito do mesmo será "sentido" pelos ocupantes.
    Numa tentativa de maximizar a utilização / aproveitamento dessa ideia (assim como 'automatizar' o arranque desta componente), coloquei a questão sobre uma eventual substituição do recuperador hidro a lenha por um recuperador hidro a pellets.

    Ao expor esta dúvida a um potencial instalador deste tipo de sistemas, o mesmo referiu o seguinte:
    * Ao utilizar um recuperador hidro, e assumindo a utilização de uma BC estou a duplicar o sistema de aquecimento, sendo que o recuperador será um apoio 'desnecessário' visto a BC conseguir responder a todas as necessidades do sistema.
    * Para ele, o investimento num recuperador hidro não faz sentido numa visão custo vs beneficio, pois a contribuição do recuperador para a globalidade do sistema seria residual e dificilmente "recuperável".
    * Na experiência dele, a generalidade dos Recuperadores hidro a Pellets ainda não atingiram a maturidade suficiente de modo a ser um elemento eficaz e isento de problemas
    * Na opinião dele, o que lhe faria sentido seria substituir o recuperador hidro por um a ar, mantendo as restantes características definidas inicialmente (ou seja mantendo a extração dentro da hotti).
    * Na visão dele, a utilização de um recuperador a ar a pellets iria permitir "automatizar" a questão do aquecimento ambiente usando a ventilação.

    Não tenho conhecimentos nem experiencia neste tema ficando ainda mais baralhado em relação às opções disponíveis.
    Ou seja, o que está definido:
    - Painéis solares circulação forçada
    - Bomba de calor
    - PRH hidráulico
    - Deposito de inércia
    - Ventilação duplo fluxo

    A minha duvida existencial prende-se com o recuperador, que tipo de recuperador deverei escolher, isto numa perspetival raciona em termos do investimento a fazer
    1 - Recuperador hidro a lenha
    * Arranque manual
    * Contribui pouco para o sistema de AQS e PRH por causa da existência da Bomba de Calor (?)
    * Contribui na climatização da habitação através da existência de boca de extração no sistema de ventilação
    * Custo 3 (mais caro que recuperador ar a Pellets)
    - Recuperador hidro a peles
    * Arranque automático - é programável
    * Contribui pouco para o sistema de AQS e PRH por causa da existência da Bomba de Calor (?)
    * Contribui na climatização da habitação através da existência de boca de extração no sistema de ventilação
    * Custo 4 (mais caro que recuperador hidro a lenha)
    - Recuperador ar a lenha
    * Arranque manual
    * Nada contribui para o sistema de AQS e PRH
    * Contribui na climatização da habitação através da existência de boca de extração no sistema de ventilação
    * Custo 1
    - Recuperador ar a pellets
    * Arranque automático - é programável
    * Nada contribui para o sistema de AQS e PRH
    * Contribui na climatização da habitação através da existência de boca de extração no sistema de ventilação
    * Custo 2 (mais caro que recuperador ar a lenha)

    Grato desde já por todas as respostas e opiniões que possam partilhar.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    O recuperador hidráulico vai contribuir na proporção das vezes que o ligar, só tem que garantir o "nivelar" a elevada temperatura do mesmo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, amartins
  3.  # 3

    o recuperador irá compensar, se o usar muito...
    aliás se o usar todo o inverno, pode usar só o recuperador no inverno e o sistema solar no verão.

    agora se usa pouco o recuperador, mais vale meter só a Bomba de calor, que faz aquecimento e AQS.... e provavelmente até pode não meter os paineis solares.

    quanto a ligar o ar quente da Hotte ao sistema de ventilação mecanica de fluxos cruzados.... não sei se será boa idea....
    isso a longo prazo é capaz de começar a meter fumos no sistema de ventilação... depende muito da execução e manutenção, claro
  4.  # 4

    nestas coisas acho que o melhor é simplificar.... e o amartins parece-me que está a complicar demasiado a coisa...
    Concordam com este comentário: amartins
  5.  # 5

    Fernando


    O que pretendo é simplificar. Daí as minhas dúvidas.

    De forma a rentabilizar o sistema num primeiro momento optei pelo recuperador hidro para no inverno o custo da electricidade não subir muito. Mas como referido por ambos o recuperador a lenha só funciona manualmente e era esse o ponto que queria automatizar. Sendo que não tendo a noção das necessidades e para 'fugir' a uma caldeira pensei no recuperador a pellets (que teoricamente terá a possibilidade de automatizar)

    Entretanto com a indicação de que os recuperadores hidro a pellets estão a dar problemas fiquei um pouco preocupado.


    Em relação aos fumos, como a ideia seria a extracção da hotti passar pela máquina de ventilação, julgo que esse tema não existe
  6.  # 6

    Tem caldeiras a lenha automáticas, automáticas no sentido de acender sozinhas, infelizmente carregar a lenha não, há uma que carrega a lenha automaticamente mas mesmo essa tem
    Que carregar o depósito da lenha
  7.  # 7

    Sérgio,

    o recuperador a pellets também têm de ter alguém a encher o depósito 😶

    É como tinha indicado anteriormente não pretendia instalar caldeira
  8.  # 8

    Colocado por: amartinsSérgio,

    o recuperador a pellets também têm de ter alguém a encher o depósito 😶

    É como tinha indicado anteriormente não pretendia instalar caldeira
    Depende, se for com um silo grande carrega uma vez por ano por exemplo
  9.  # 9

    Colocado por: amartinsContribui na climatização da habitação através da existência de boca de extração no sistema de ventilação
    não pode directamente injectar ar do recuperador de calor numa unidade de tratamento de ar de duplo fluxo.
  10.  # 10

    jorgealves


    Porquê é que não se pode injectar directamente o ar de um recuperador numa unidade de ventilação duplo fluxo?

    Pergunto pois sinceramente não sei.
  11.  # 11

    O meu exemplo. Tenho PRH a climatizar sensivelmente 220m2 com um recuperador de calor adf calida 100 duo e não preciso de mais nada para aquecer a casa.
    O recuperador liberta imenso calor para o ar, ainda bem que o meu Rés do chão é todo open space, sendo que o Rés do chão atinge rapidamente a temperatura desejada, já o piso de cima demora mais um pouco, mas posso dizer que quando acordo de manhã tenho o quarto à mesma temperatura de quando me deitei.
    Uma coisa muito importante é ter a casa muito bem isolada.
  12.  # 12

    david_C

    Esse recuperador é hidro? Ou é só ventilado?
  13.  # 13

    Colocado por: amartinsO que pretendo é simplificar. Daí as minhas dúvidas.

    De forma a rentabilizar o sistema num primeiro momento optei pelo recuperador hidro para no inverno o custo da electricidade não subir muito. Mas como referido por ambos o recuperador a lenha só funciona manualmente e era esse o ponto que queria automatizar. Sendo que não tendo a noção das necessidades e para 'fugir' a uma caldeira pensei no recuperador a pellets (que teoricamente terá a possibilidade de automatizar)

    Entretanto com a indicação de que os recuperadores hidro a pellets estão a dar problemas fiquei um pouco preocupado.


    tem por exemplo as salamandras a pellets, Hidro. e não metia a bomba de calor.... trabalharia com a salamandra e o sistema solar.

    acho que estar a meter dois sistemas só vai encarecer, e o retorno desse investimento será longo...

    por exemplo se tiver 2 sistemas, vai gastar mais cerca de 3 ou 4 mil euros.... recupera isso quando?
  14.  # 14

    ou então mete só a bomba de calor, e nem precisaria do sistema solar
  15.  # 15

    Colocado por: amartins
    Esse recuperador é hidro? Ou é só ventilado?


    É Hidro, sim.
  16.  # 16

    A meu ver a melhor solução qualidade preço é recuperador a ar a lenha, com ligação aos principais espaços que quer aquecer..

    Para agua AQS bomba de calor monobloco com apoio solar..
 
0.0181 seg. NEW