Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma casa térrea em pleno Ribatejo, a qual não tem placa de betão, apenas o telhado e por baixo um forro feito em tabuado de madeira específica para o efeito.

    Obviamente, a casa aquece muito no verão e arrefece muito no inverno. Tenho feito alguma pesquisa na Net e parece-me que a aplicação de Roofmate SL pode ser uma solução. No entanto como não sou especialista nestas matérias gostaria de saber a opinião de quem sabe.

    No site da DOW (http://building.dow.com/europe/pt/proddata/xps/roofmate.htm) encontrei alguma informação sobre o Roofmate SL e reparei que há placas com diversas espessuras (entre os 30mm e os 80mm). Será que consigo um bom resultado com placas de 50mm?

    Em termos de aplicação estou a pensar aplicar as placas de XPS sobre o forro de madeira, eventualmente colocar sobre as placas umas ripas de madeira que atravessem várias placas e fazer passar um parafuso que vai fixar nos barrotes de madeira que suportam o forro. Se souberem de alterativas, ou melhores práticas, agradeço a ajuda e o esclarecimentos.

    Com os melhores cumprimentos.
    J.A.Mexia
  2.  # 2

    o ideal é mesmo colocar o xps logo abaixo das telhas, não acima do forro
    se não vai ficar com uma concentração de ar quente entre o telhado e o forro, que vai demorar a dissipar.
  3.  # 3

    Tem de garantir que há uma boa ventilação no sotão de forma a dissipar o calor de que falava o colega Fernando.
  4.  # 4

    Boas

    Há qualquer coisa que me está a escapar: Vai aplicar o Roofmate sobre ou sob o forro de madeira?
    50 mm pode ser pouco.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Viva,

    A ideia é aplicar o roofmate por cima do forro de madeira, ficando a caixa de ar entre as tenhas vãs e o roofmate aplicado.

    Para clarificar melhor a situação, a casa tem os barrotes de madeira, e sobre estes está aplicado o forro, ficando por cima uma superficie plana.

    Em termos de ventilação, julgo que o facto de ter a telha aplicada sobre o vigamento (e ripas transversais) de cimento, acaba por ter boa circulação de ar. A telha aplicada é lusa, pelo que não fecha muito e permite a passagem do ar.

    E desde já agradeço os vossos contributos.
 
0.0094 seg. NEW