Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri uma casa para habitação própria permanente em Fevereiro de 2019 (mês passado), e alterei, no dia seguinte à compra o meu domicílio fiscal tanto na AT como no meu Cartão de Cidadão.
    Possuo ainda um lote de terreno urbano para construção, adquirido em 2018, no qual estou a construir uma moradia. Esta deverá ficar concluída em Setembro de 2019.
    Quando a moradia ficar concluída pretendo mudar-me para lá e aí fazer a minha HPP (Habitação Própria e Permanente). Irei vender a casa onde habito atualmente e provavelmente irei ter uma mais valia.
    Perguntas:
    1 - No caso acima explicado, quando eu vender a casa adquirida em Fevereiro, e, se a vender em 2020 ou 2021 e obtiver uma mais valia, posso considerar o valor gasto na construção da casa nova como reinvestimento para efeitos de HPP e obviamente não pagar mais valias?
    2 - Durante quanto tempo tenho que habitar na minha HPP, (com domicílio fiscal lá), para que possa beneficiar fiscalmente da dispensa de mais-valias por reinvestimento?
    3 - A partir de que data poderei alterar a minha morada fiscal de HPP para não perder os benefícios fiscais?
    Agradeço imenso se me poderem elucidar sobre este assunto.
    Muito obrigado,
    Cumprimentos,
    Artquir
    Concordam com este comentário: InvestArrenda
  2.  # 2

    Alguma resposta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Artquir
  3.  # 3

    Colocado por: ArtquirAdquiri uma casa para habitação própria permanente em Fevereiro de 2019 (mês passado), e alterei, no dia seguinte à compra o meu domicílio fiscal tanto na AT como no meu Cartão de Cidadão.
    Possuo ainda um lote de terreno urbano para construção, adquirido em 2018, no qual estou a construir uma moradia. Esta deverá ficar concluída em Setembro de 2019.
    Quando a moradia ficar concluída pretendo mudar-me para lá e aí fazer a minha HPP (Habitação Própria e Permanente). Irei vender a casa onde habito atualmente e provavelmente irei ter uma mais valia.
    Perguntas:
    1 - No caso acima explicado, quando eu vender a casa adquirida em Fevereiro, e, se a vender em 2020 ou 2021 e obtiver uma mais valia, posso considerar o valor gasto na construção da casa nova como reinvestimento para efeitos de HPP e obviamente não pagar mais valias?
    2 - Durante quanto tempo tenho que habitar na minha HPP, (com domicílio fiscal lá), para que possa beneficiar fiscalmente da dispensa de mais-valias por reinvestimento?
    3 - A partir de que data poderei alterar a minha morada fiscal de HPP para não perder os benefícios fiscais?
    Agradeço imenso se me poderem elucidar sobre este assunto.
    Muito obrigado,
    Cumprimentos,
    Artquir
    Concordam com este comentário:InvestArrenda


    Alguém tem experiência semelhante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Artquir
  4.  # 4

    Boas, eu não tenho a certeza, mas possivelmente não terá direito a isenção das mais valias, apenas teria se vende se a sua casa e começa-se a construir no terreno que comprou, aí justificaria que estava a investir o dinheiro. Agora ao vender a casa e ja tendo a nova casa pronta como vai justificar o reinvestimento se o investimento já esta concluído antes de vender a casa onde tem agora HPP?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Artquir
 
0.0087 seg. NEW