Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, sou nova no forum apesar de já o ler à algum tempo e acompanhar alguns relatos de construções.
    Infelizmente ainda só consegui encontrar 1 relato de uma moradia mais pequena como a que desejo, gostava de ler mais alguns se existirem digam-me. Apesar de ainda ter muitas dúvidas a semente da construção já cresceu e começamos em janeiro à procura de um terreno na zona da Batalha para futuramente construirmos a nossa moradia. O que temos idealizado para o nosso orçamento de 110000 já com iva é uma moradia térrea t3 com aproximadamente 120m2 úteis sem garagem. Basta-nos apenas uma placa ou um ligeiro recolhimento da porta da casa para colocar o carro como tem o nosso vizinho.
    O orçamento para o terreno não é grande (12000) e os mesmos estão pela hora da morte, como não queremos vender um fígado ou um rim sabemos que ainda temos uns bons meses de procura pela frente até encontrarmos um pedaço de terra que esteja dentro dos valores que podemos pagar e permita a área de implementação adequada.
    Depois de ler aqui no forum achei melhor começar à procura do arquitecto também nesta altura para que quando encontrasse-mos um terreno com as características que desejamos tivéssemos alguém que nos desse apoio para verificar se o terreno está legalizado, se permite o que nós queremos, etc. Já tivemos uma reunião com a Contaminar e gostamos mesmo muito da equipa e temos uma reunião marcada para a próxima semana com o Arq Filipe Saraiva. Tentei ligar e marcar com a Comvicente mas por desencontros de ambas as partes desisti. Ainda nos falta falar com um projectista que nos foi bastante recomendado por conhecidos mas gostava de marcar com mais um arquitecto aqui da zona para ter pelo menos três opções e orçamentos recomendam algum?
    Com todos eles planeamos falar num projecto com caderneta de encargos, mapa de quantidades, licenças e especialidades faltará mais alguma coisa nesta parte? O que deve vir discriminado nos orçamentos dos arquitectos e com o que devemos contar assim que encontrarmos o terreno e depois para iniciarmos o projecto?
    Muito obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: ****No mercdo actual 600 € m2 é um pouco utopia , tera que fazer concessões , e não se esqueça que 120 úteis não são brutos e área de construção, o que conta é a bruta , e ainda falta a tao falada pala da garagem .


    E saber que tem que ser contida e sonhar so metade.

    Para estes lados ainda se encontra bons profissionais a trabalhar a 650-750 o m2 o importante para mim é firmar a área útil que preciso para a vivência diária a estes acrescenta-se as paredes o que dará uns 140m2 ou estou enganada? Poderei chegar aos 120000 mas não o queria fazer. A pala será ou não tudo depende dos custos. Se o espaço para o carro por recuo for mais económico para mim dá bem.
  3.  # 3

    Colocado por: ****750 x 140 m2 =105.000+24.150 =129.150 , Eu custa-me a acrteditar no mercado actualé aguem a construir nesses valores m2 , quando sabemos que o mercado esta ao rubro, mas nada como ir ter com os(as) arquitectos, expondo o seu caso e aquilo que pretende, acredito que se retirar PRH, madeiras, aplica5r ceramico de 10€/m2 , consiga la chegar, voçê têm muita informaçao no forum é so ler.

    Boa sorte na aventura.

    Na minha zona felizmente ainda há alguns. Foi o que fiz na reunião que tive com o arquitecto e o que fazei nas próximas reuniões. O nosso limite é os 110000€ já com IVA e a casa terá que ter uma área útil entre os 100 e os 120m2 teremos que trabalhar em conjunto dentro deste valor. Obrigada!
  4.  # 4

    12000 para a compra de terreno deve ser apertado... mas claro depende da zona, aqui em Bragança por exemplo menos de 40/50mil não encontra nada e mesmo estes preços são para terrenos com algumas "condicionantes"!
    Dê muita importancia ao caderno de encargos e mapa de quantidades, posteriormente quando receber orçamentos será muito importante para comparar e escolher o melhor para si.
  5.  # 5

    Colocado por: ****
    ja têm uma ideia da planta ?

    Temos algumas ideias de como gostaríamos que flui se mas só.
  6.  # 6

    Colocado por: Emanuel8512000 para a compra de terreno deve ser apertado... mas claro depende da zona, aqui em Bragança por exemplo menos de 40/50mil não encontra nada e mesmo estes preços são para terrenos com algumas "condicionantes"!
    Dê muita importancia ao caderno de encargos e mapa de quantidades, posteriormente quando receber orçamentos será muito importante para comparar e escolher o melhor para si.


    Aqui também os temos desses valores e relativamente pequenos, quanto mais perto do centro pior, como estamos à procura em aldeias os valores são substancialmente mais baixos, ainda assim sabemos que com o valor que temos é difícil mas alguma coisa irá aparecer.
  7.  # 7

    Colocado por: ****

    Bem open space e 3 quartos ?

    Quase open space mas não totalmente, 3 quartos e 2 WC.
  8.  # 8

    Com esse valor eu se fosse a Vânia começava à procura de apartamentos.
    Nao se iluda.daqui a 3 anos ainda está no ponto de partida.
  9.  # 9

    Colocado por: SirruperCom esse valor eu se fosse a Vânia começava à procura de apartamentos.
    Nao se iluda.daqui a 3 anos ainda está no ponto de partida.

    Certamente que não. Basta encontrar um terreno e tudo o resto decorrerá naturalmente.
  10.  # 10

    não tendo terreno e dada o limite orçamental, não sei se era mais seguro ir para um andar.

    não sei se existem em portugal terrenos urbanos que deem para construir uma casa terrea por 12.000. a existir será lotes/terrenos pequenos em que obriga a dividir em casa em R/C e 1º andar.
  11.  # 11

    Colocado por: ****

    Têm de ponderar bem tudo, esse 110 mil é com projetos e taxas ?'

    Não. 110 serão apenas para a construção.
  12.  # 12

    O Homem sonha e o Mundo avança.
    Boa sorte.
  13.  # 13

    Como várias pessoas a estão a alertar aqui, está a começar todo o processo da pior maneira possível, que é agarrar-se ao sonho e não à realidade.


    Tem de ser realista desde o início. O seu orçamento não é suficiente para o que pretende. Os preços da construção têm vindo a subir, e se neste momento o valor que espera gastar não chega então daqui a 1 ou 2 anos quando iniciar a obra muito menos. Arrisca-se a gastar dinheiro no terreno, impostos, projetos, taxas camarárias e 1 ano depois a alimentar o sonho vai receber orçamentos dos empreiteiros que a vão desanimar.

    E desconfie se o seu Arquitecto lhe disser que consegue construir 650-750 €/m2 com IVA. Não vai conseguir. Se mesmo assim quiser avançar na sua conta e risco, então peça ao Arquiteto para escrever no contrato de honorários do projeto que se compromete a desenvolver uma casa para esses valores.

    Eu diria que para o que pretende, contando que arranja um terreno barato, vai precisar de uns 150 mil euros. Se não pode investir tanto adie a ideia da construção da casa ou em alternativa procure um apartamento.
  14.  # 14

    Colocado por: pauloagsantosnão tendo terreno e dada o limite orçamental, não sei se era mais seguro ir para um andar.

    não sei se existem em portugal terrenos urbanos que deem para construir uma casa terrea por 12.000. a existir será lotes/terrenos pequenos em que obriga a dividir em casa em R/C e 1º andar.

    Um undar está fora de questão até porque aqui na nossa zona nem existem andares. Ainda em Novembro passado um conhecido comprou um terreno por 14 mil e já colocou os papeis na câmara. O colega do meu marido comprou um rural por perto de 8mil e pediu a alteração e consegiu contruir a dele.
    Basta me um terreno com uma área de implementação de 130-140 m2 para fazer a minha casa térrea e para isso não têm que ser terrenos enormes. Eles existem só temos que procurar bem e fora das agências.
  15.  # 15

    Colocado por: ****

    encontra terrenos facilmente na sua zona dentro desse valores ?


    Não facilmente mas sim ainda se encontram, vivemos numa área rural.
  16.  # 16

    110k incluindo o IVA significa cerca de 96k assumindo que encontra um empreiteiro que lhe fará materiais a 23% e mão de obra a 6%.

    A isso ainda deduz projectos e taxas. Nem vai ter 90k para construir.

    É por este valor que tem de se guiar: preço de construção de moradia até 90k + IVA.

    Tem por aqui um tópico sobre moradias até 100k, e ainda tem de ter em conta que os preços aumentaram nestes últimos anos (tendo em conta que esse tópico já tem uns anos).
  17.  # 17

    Colocado por: fredcunhaComo várias pessoas a estão a alertar aqui, está a começar todo o processo da pior maneira possível, que é agarrar-se ao sonho e não à realidade.


    Tem de ser realista desde o início. O seu orçamento não é suficiente para o que pretende. Os preços da construção têm vindo a subir, e se neste momento o valor que espera gastar não chega então daqui a 1 ou 2 anos quando iniciar a obra muito menos. Arrisca-se a gastar dinheiro no terreno, impostos, projetos, taxas camarárias e 1 ano depois a alimentar o sonho vai receber orçamentos dos empreiteiros que a vão desanimar.

    E desconfie se o seu Arquitecto lhe disser que consegue construir 650-750 €/m2 com IVA. Não vai conseguir. Se mesmo assim quiser avançar na sua conta e risco, então peça ao Arquiteto para escrever no contrato de honorários do projeto que se compromete a desenvolver uma casa para esses valores.

    Eu diria que para o que pretende, contando que arranja um terreno barato, vai precisar de uns 150 mil euros. Se não pode investir tanto adie a ideia da construção da casa ou em alternativa procure um apartamento.


    Nao creio que me esteja agarrar a um sonho. Temos dinheiro para o terreno, sim é apertado mas é possível encontrar na minha área por esses valores. Temos dinheiro para o projecto, licenças e o que mais for necessário e temos dinheiro 110 mil para a construção de uma casa relativamente pequena.
    Na minha área tenho construtores com os quais já falei e que os conheço, a praticar esses valores não estou a supor valores, são valores reais de gente da minha terra. Mesmo que aponte para os 1000€ o m2 que é extremamente elevado para a minha zona dará perfeitamente uma pequena moradia de tipologia t3.
  18.  # 18

    Colocado por: O.Martins110k incluindo o IVA significa cerca de 96k assumindo que encontra um empreiteiro que lhe fará materiais a 23% e mão de obra a 6%.

    A isso ainda deduz projectos e taxas. Nem vai ter 90k para construir.

    É por este valor que tem de se guiar: preço de construção de moradia até 90k + IVA.

    Tem por aqui um tópico sobre moradias até 100k, e ainda tem de ter em conta que os preços aumentaram nestes últimos anos (tendo em conta que esse tópico já tem uns anos).

    Os 110 mil são apenas e só para a construção. Os construtores que conheço e com quem falei estão a trabalhar dentro dos valores que mencionei.
    A questão da construção não está em causa.
  19.  # 19

    Eu também acredito que há empreiteiros a fazer a esses valores. MAS uma nota, você só lá pode aparecer no final da obra, não ter fiscalização e deixar o empreiteiro escolher os acabamentos.
    Concordam com este comentário: Picareta
  20.  # 20

    Tem noção que 120 m2 para um T3 é um pouco casa de bonecas?
    não digo que não seja possível mas descontando paredes, sobretudo as exteriores que são mais espessas, vai investir em algo muito parco e 110 mil é dinheiro.
    ponha a hipótese de comprar algo já construído e depois remodelar.
    há tanta casa bonita e sítios bonitos nos meios rurais a precisarem de uma renovação.
    Concordam com este comentário: jorgferr
 
0.0321 seg. NEW