Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pretendo vender a minha habitação e uma pessoa interessada propôs-me adquirir a mesma mas através de um processo de arrendamento com opção de compra.

    Gostaria de saber quais os cuidados que devo ter para garantir um processo sem problemas, se devo manter os pontos existentes normalmente nos CPCV, nomeadamente o valor de sinal e se este poderá, na vossa óptica e experiência, ser uma boa alternativa.

    Agradeço desde já a vossa colaboração.
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: ricardosaPretendo vender a minha habitação

    Se quer vender, por que razão vai arrendar?


    Colocado por: ricardosapropôs-me adquirir a mesma mas através de um processo de arrendamento com opção de compra.

    Arrendar com opção de compra significa isso mesmo; ARRENDAR. Depois, só venderá se o inquilino OPTAR mesmo pela compra, coisa que não fica garantida aquando do arrendamento ... A NÃO SER que o inquilino/comprador lhe proponha no negócio algumas cláusulas que lhe dêem a si garantia de venda do imóvel.

    Sem essas garantias, você só vai arrendar a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
  3.  # 3

    há cerca de duas semanas o governo publicitou os alugueres de longa duração onde é possive alugar, pagar uma caução que equivale a 10 ou 20 por cento do valor do imóvel, e depois já não me lembro mas veja aqui

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2019/02/15/38789-governo-cria-novo-contrato-de-habitacao-vitalicio-e-aposta-no-arrendamento-acessivel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
  4.  # 4

    Colocado por: luismiguelrodrigueshá cerca de duas semanas o governo publicitou os alugueres de longa duração onde é possive alugar, pagar uma caução que equivale a 10 ou 20 por cento do valor do imóvel, e depois já não me lembro mas veja aqui

    Com as vantagens que estão previstas nesta legislação para proprietários e arrendatários, ficarei muito surpreendido se houver mais de meia dúzia de negócios deste tipo a serem executados nos próximos anos.
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
  5.  # 5

    Se quer vender, por que razão vai arrendar?


    A ideia de arrendar colocou-se porque desta forma permitiria à pessoa que está interessada em resolver algumas questões financeiras que tem pendente. Eu estava a pensar na possibilidade de, tal como normalmente se faz nos CPCV, solicitar um valor de sinal para "garantir" (se é que isto é possível em alguma situação) a venda futura.

    há cerca de duas semanas o governo publicitou os alugueres de longa duração onde é possive alugar, pagar uma caução que equivale a 10 ou 20 por cento do valor do imóvel, e depois já não me lembro mas veja aqui


    A minha ideia não é manter a casa em regime de aluguer. Estou a facilitar o processo ao comprador, uma vez que lhe permite deduzir as rendas entretanto pagas no valor da casa, o que lhe permite solicitar um montante mais baixo junto da entidade bancária.

    Cumprimentos
  6.  # 6

    às vezes pode fazer sentido para poder fazer um "test drive" ao imóvel antes de o comprar, no entanto só consigo encontrar vantagens para o comprador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
  7.  # 7

    às vezes pode fazer sentido para poder fazer um "test drive" ao imóvel antes de o comprar, no entanto só consigo encontrar vantagens para o comprador...


    Eu nesta fase também... Mas se houver alguma forma de ter algumas vantagens, nem que seja, a "garantia" (e aqui volto a repetir que hoje em dia as garantias são o que são) de venda. Se o valor da renda for superior ao do mercado ou se existir um entrada inicial poderá funcionar como "garantias" de venda.

    O motivo de criar esta discussão foi exatamente perceber se já alguém passou por situação semelhante e o que aconselham.
  8.  # 8

    Colocado por: ricardosa

    Eu nesta fase também... Mas se houver alguma forma de ter algumas vantagens, nem que seja, a "garantia" (e aqui volto a repetir que hoje em dia as garantias são o que são) de venda. Se o valor da renda for superior ao do mercado ou se existir um entrada inicial poderá funcionar como "garantias" de venda.

    O motivo de criar esta discussão foi exatamente perceber se já alguém passou por situação semelhante e o que aconselham.


    já me fizeram essa proposta e avançámos, acabou por ser um arrendamento normal, passado dois anos foi embora. Claro que se conseguir ter um sinal ou valor de renda acima da média de mercado, óptimo, mas deixa de ser opção de compra, e passa quase a ser obrigado a comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
  9.  # 9

    Esses arrendamentos com opção de compra, dão mais vantagens ao inquilino que ao dono. Muitas vezes os possíveis inquilinos fazem as propostas apenas para poder alugar uma casa que estaria no mercado para ser vendida. Muitas vezes é um "truque". O inquilino pode sair em qualquer momento, e se deixar de pagar rendas a lei que aplica é a lei geral.

    Depois há o problema de, um dia já depois de fazer este aluguer, aparecer alguem realmente interessado em comprar a casa de imediato, e você está de mãos e pernas atadas...
    Concordam com este comentário: smst
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardosa
 
0.0149 seg. NEW