Iniciar sessão ou registar-se
    • DPS
    • 5 abril 2019

     # 1

    Olá, boa noite a todos.

    Estou num grande dilema e necessito da ajuda de quem entende, conhece ou tem mais experiência.

    Neste momento moro nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas, num T4. Moro aqui já há alguns anos e adoro o bairro por diversos motivos: a urbanização é moderna, bonita, tenho ao pé de casa desde bancos, cafés, pastelarias, restaurantes, enfim, serviços de todo o tipo, fora os excelentes acessos. Não tenho problemas relativos à vizinhança e desde que cá moro, também nunca os tive com relação à segurança. Ou seja, eu não pensaria em mudar daqui por nada, a não ser ... porque ando a pensar numa moradia, pois vivi toda a vida numa moradia (noutro país) e gosto da liberdade, privacidade e de ter mais espaço, jardim, essas coisas.

    Sendo assim, fomos ver uma moradia em Famões no bairro de São Sebastião pela qual me apaixonei. É tudo o que nós queríamos. Pensei em vender o meu apartamento e assim mudar-me para lá, mas estou bastante temerosa porque não conheço a zona, nunca tinha lá passado sequer, não conheço ninguém que lá more, embora tenha conhecimento de alguns vizinhos aqui das colinas que se têm mudado para lá nos últimos tempos ... o meu receio prende-se muito com a questão da segurança, pois a moradia em questão tem um terreno baldio ao lado, outro atrás, embora tenha casas do outro lado da rua e muitas outras, mais abaixo, muitas também nas redondezas. Mas ali ,naquele sítio preciso, parece-me um pouco isolada, desprotegida, se é que me entendem, os muros são muito baixos, qualquer um pode pular quando quiser ... e não sei nada sobre Famões. Se é uma boa ideia essa minha, se é um lugar seguro, se costumam haver assaltos às residências, se é possível estar lá em paz e sossego com a minha família (temos 2 crianças pequenas) ou se vou perder a minha paz de espírito, a que tenho aqui nas colinas, e viver preocupada de estar sozinha em casa, ou de deixar as minhas filhas em casa (com alguém, claro) para ir jantar fora e chegar tarde à casa.

    Eu sei que assaltos podem haver em todo lado, mesmo aqui nas colinas já ouvi relatos de garagens arrombadas há uns anos atrás, mas acredito que hajam sítios melhores e piores, mas enfim, peço muito a vossa ajuda:

    . Alguém que more em Famões, ou conheça, especialmente ali perto do bairro de São Sebastião? Como é morar lá?
    . Há bairros problemáticos por perto?
    . Vou poder ter tranquilidade e ficar sossegada, especialmente por causa das minhas crianças?
    . Se eu tiver um cão de guarda e mais o sistema de alarme, é o suficiente para que me sinta menos receosa?

    Por outro lado,também queria saber se acham que é bom negócio em termos de investimento, vender o meu ap nas colinas para ir comprar uma moradia em Famões, tendo ainda que pagar uma pequena diferenca, se calhar.

    Desculpem se pareço exageradamente preocupada, mas realmente estou num impasse e não sabemos o que fazer. Preciso de ajuda. O meu marido quer muito mudar-se. Adorou a vivenda, mas ele nem sempre avalia estas coisas da mesma forma que eu, por isso resolvi vir aqui.

    Obrigada desde já.
  1.  # 2

    Boa noite.

    Daquilo que sei, Famões é bem mais seguro de que as Colinas.

    Bairros problemáticos perto? Há um bairro social perto que é bem mais sossegado do que a Arroja, pelo que não vejo qualquer problema.

    Agora... uma vivenda é uma vivenda. A segurança por principio é menor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPS
    • DPS
    • 6 abril 2019

     # 3

    Colocado por: AMVPBoa noite.

    Daquilo que sei, Famões é bem mais seguro de que as Colinas.

    Bairros problemáticos perto? Há um bairro social perto que é bem mais sossegado do que a Arroja, pelo que não vejo qualquer problema.

    Agora... uma vivenda é uma vivenda. A segurança por principio é menor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPS



    Obrigada por responder ... bom saber que alguém que conhece a zona a considera segura.
  2.  # 4

    Eu aconselhava vivamente ir ver o PDM da Câmara de Loures para saber o destino planeado para esses terrenos à volta da moradia. Pode estar planeada uma zona industrial, que nunca convive bem com moradias. Se não forem terreno urbanos para habitação eu esquecia. Essa zona de Famões e arredores tem muito potencial para a pequena industria etc.
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPS
  3.  # 5

    Colocado por: ParamonteEu aconselhava vivamente ir ver o PDM da Câmara de Loures para saber o destino planeado para esses terrenos à volta da moradia. Pode estar planeada uma zona industrial, que nunca convive bem com moradias. Se não forem terreno urbanos para habitação eu esquecia. Essa zona de Famões e arredores tem muito potencial para a pequena industria etc.



    Famões é do concelho de Odivelas. Há uma zona considera industrial perto, na zona do Intermarché. Esta zona é apenas para armazéns ou indústria não poluente, como acontece em todo o concelho de Odivelas em que existem zonas industriais.
  4.  # 6

    DPS,

    Ainda ontem estava a falar com um colega que mora em Famões e ele após ter ido ao Dolce Vita, decidiu ir por "dentro" e apercebeu-se que foi passar pelo bairro social que há lá ao lado. A expressão dele foi: "Fechar portas e vidros e não parar por nada".
    Ele disse-me o nome do bairro mas não me recordo, desculpe.

    Claro que quanto mais perto do centro de Famões ou mais chegado a Odivelas melhor.
    Mas bairros problemáticos existem em todo o lado, e uma moradia está sempre mais exposta.

    Eu tenho acompanhado o mercado em Odivelas, particularmente moradias em Famões e Ramada. O mercado em Famões já está inflacionado, a aproveitar a evolução de preços que se tem visto.
    Eu não sei os valores do negócio que está a estudar, mas se fosse eu, pelos montantes que vejo no mercado, privilegiava a zona da Ramada.
    Ramada.. não confundir Caneças. Também não tenho grande opinião sobre Caneças tirando os acessos que não são grande coisa...
  5.  # 7

    Pois eu conheço ambos os sítios e pessoalmente acho que Famões tem mais potencial de valorização, visto os valores ainda se encontrarem abaixo da ramada.
    Posso estar enganada, mas o casal de São Sebastião não é perto do dolce Vita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPS
    • DPS
    • 6 abril 2019

     # 8

    Colocado por: ParamonteEu aconselhava vivamente ir ver o PDM da Câmara de Loures para saber o destino planeado para esses terrenos à volta da moradia. Pode estar planeada uma zona industrial, que nunca convive bem com moradias. Se não forem terreno urbanos para habitação eu esquecia. Essa zona de Famões e arredores tem muito potencial para a pequena industria etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPS


    Olá , agradeço o seu conselho, vou procurar investigar isso, mas até onde ouvi dizer, aqueles terrenos ali no bairro São Sebastião são todos urbanos. E naquela rua, em particular, há várias vivendas. A maioria não são recém construídas, mas todas em bom estado e com boa aparência. E depois há os projetos novos, como o que me interessou, mais modernas e tal ... algumas estão prontas e muitas ainda em construção. Nada como tentar saber se o terreno ao lado do que seria a minha casa já tem dono/finalidade.
    Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: salvador99
    • DPS
    • 6 abril 2019

     # 9

    Colocado por: slicerDPS,

    Ainda ontem estava a falar com um colega que mora em Famões e ele após ter ido ao Dolce Vita, decidiu ir por "dentro" e apercebeu-se que foi passar pelo bairro social que há lá ao lado. A expressão dele foi: "Fechar portas e vidros e não parar por nada".
    Ele disse-me o nome do bairro mas não me recordo, desculpe.

    Claro que quanto mais perto do centro de Famões ou mais chegado a Odivelas melhor.
    Mas bairros problemáticos existem em todo o lado, e uma moradia está sempre mais exposta.

    Eu tenho acompanhado o mercado em Odivelas, particularmente moradias em Famões e Ramada. O mercado em Famões já está inflacionado, a aproveitar a evolução de preços que se tem visto.
    Eu não sei os valores do negócio que está a estudar, mas se fosse eu, pelos montantes que vejo no mercado, privilegiava a zona da Ramada.
    Ramada.. não confundir Caneças. Também não tenho grande opinião sobre Caneças tirando os acessos que não são grande coisa...


    Pois, bairros sociais há por todo lado. Desde que não esteja à minha porta, não me preocupo.

    Quanto à Ramada, também não conheço bem. Já lá passei, mas não conheço. Vou fazer uma pesquisa a ver o que aparece.

    Entretento, também vou dar uma volta por ali a ver as imediações e sondar a zona. De facto, quando lá fui fazer a visita, não passei por nenhum bairro social. Subi as colinas em direção ao Continente Modelo e sempre por aí acima ...

    Sim, a moradia ser mais exposta é que me está a deixar com dores de cabeça nesse momento. Eu nasci e cresci numa vivenda, a vida toda até poucos anos atrás, e nunca me senti insegura, mas era uma rua movimentada, rodeada de vizinhos, no centro da cidade onde morava. Era diferente. Bairros isolados assustam-me um pouco, e aquela rua é a mais isolada por onde passei, por ali. Enfim, durmo e acordo a pensar nisso.

    Obrigada.
    • DPS
    • 6 abril 2019

     # 10

    Colocado por: AMVPPois eu conheço ambos os sítios e pessoalmente acho que Famões tem mais potencial de valorização, visto os valores ainda se encontrarem abaixo da ramada.
    Posso estar enganada, mas o casal de São Sebastião não é perto do dolce Vita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPS



    Também tenho essa impressão (mas posso estar totalmente equivocada) de que Famões tem mais potencial de valorização ... mas lá está, eu não conheço bem nenhum dos sítios.
    • rdbp
    • 2 janeiro 2020

     # 11

    Boa noite DPS,

    Sempre avançou para a compra da moradia ? Chegou a recolher mais opiniões/informação da zona?

    Obrigado.
  6.  # 12

    Colocado por: DPSOlá, boa noite a todos.

    Estou num grande dilema e necessito da ajuda de quem entende, conhece ou tem mais experiência.

    Neste momento moro nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas, num T4. Moro aqui já há alguns anos e adoro o bairro por diversos motivos: a urbanização é moderna, bonita, tenho ao pé de casa desde bancos, cafés, pastelarias, restaurantes, enfim, serviços de todo o tipo, fora os excelentes acessos. Não tenho problemas relativos à vizinhança e desde que cá moro, também nunca os tive com relação à segurança. Ou seja, eu não pensaria em mudar daqui por nada, a não ser ... porque ando a pensar numa moradia, pois vivi toda a vida numa moradia (noutro país) e gosto da liberdade, privacidade e de ter mais espaço, jardim, essas coisas.

    Sendo assim, fomos ver uma moradia em Famões no bairro de São Sebastião pela qual me apaixonei. É tudo o que nós queríamos. Pensei em vender o meu apartamento e assim mudar-me para lá, mas estou bastante temerosa porque não conheço a zona, nunca tinha lá passado sequer, não conheço ninguém que lá more, embora tenha conhecimento de alguns vizinhos aqui das colinas que se têm mudado para lá nos últimos tempos ... o meu receio prende-se muito com a questão da segurança, pois a moradia em questão tem um terreno baldio ao lado, outro atrás, embora tenha casas do outro lado da rua e muitas outras, mais abaixo, muitas também nas redondezas. Mas ali ,naquele sítio preciso, parece-me um pouco isolada, desprotegida, se é que me entendem, os muros são muito baixos, qualquer um pode pular quando quiser ... e não sei nada sobre Famões. Se é uma boa ideia essa minha, se é um lugar seguro, se costumam haver assaltos às residências, se é possível estar lá em paz e sossego com a minha família (temos 2 crianças pequenas) ou se vou perder a minha paz de espírito, a que tenho aqui nas colinas, e viver preocupada de estar sozinha em casa, ou de deixar as minhas filhas em casa (com alguém, claro) para ir jantar fora e chegar tarde à casa.

    Eu sei que assaltos podem haver em todo lado, mesmo aqui nas colinas já ouvi relatos de garagens arrombadas há uns anos atrás, mas acredito que hajam sítios melhores e piores, mas enfim, peço muito a vossa ajuda:

    . Alguém que more em Famões, ou conheça, especialmente ali perto do bairro de São Sebastião? Como é morar lá?
    . Há bairros problemáticos por perto?
    . Vou poder ter tranquilidade e ficar sossegada, especialmente por causa das minhas crianças?
    . Se eu tiver um cão de guarda e mais o sistema de alarme, é o suficiente para que me sinta menos receosa?

    Por outro lado,também queria saber se acham que é bom negócio em termos de investimento, vender o meu ap nas colinas para ir comprar uma moradia em Famões, tendo ainda que pagar uma pequena diferenca, se calhar.

    Desculpem se pareço exageradamente preocupada, mas realmente estou num impasse e não sabemos o que fazer. Preciso de ajuda. O meu marido quer muito mudar-se. Adorou a vivenda, mas ele nem sempre avalia estas coisas da mesma forma que eu, por isso resolvi vir aqui.

    Obrigada desde já.



    Bom dia.

    Vivi em Famões durante cerca de 10 anos, precisamente no Bairro Casal de São Sebastião. Saí para viver em Odivelas centro e estou nesta fase em projeto de construção de moradia no Bairro de São Sebastião Norte, logo acima do primeiro. Os meus pais continuam no Bairro de São Sebastião. Ora bem, é uma zona extensa de moradias por excelência, a valorizar de dia para dia e com construção nova. De facto, há um conjunto de prédios considerados habitação social, mas considerar que isso confere mais perigo é um pouco exagerado. Nunca houve problemas com o bairro dito social, que me lembre. A zona de moradias (que começa, nessa zona, no bairro de São Sebastião está algo isolada e afastada dessa rua e portanto do centro (mais movimentado) de Famões. Há uns terrenos para industria onde se situava a Cometna. Em tempos (no tempo do Eng Socrates) o projeto para essa zona era um pólo tecnológico, com faculdade, prédios (não muitos), mais de 6000 m2 de jardins, uma pista de atletismo suspensa, além de ligação com o metropolitano. Era um projeto espetacular e até foi lançada a primeira pedra. Mas estamos a falar do tempo do Eng Sócrates e como é obvio isso não aconteceu. Penso que, como já foi dito, os terrenos (extensos) servem (e acho que servirão) para armazéns, sem grande impacto ambiental e muito menos impacto na zona de moradias (mas isto será sempre uma incógnita).

    Em relação a segurança, como disse, nunca tivemos problemas. Claro que poderá sempre haver e agora que os bairros de Famões (de moradias) estão a crescer (de forma intensa) e que a zona está valorizada e ainda a valorizar, poderá constituir chamariz. No entanto, os sistemas de segurança também evoluíram e é como disse, sempre me senti seguro. Ter um cão é sempre uma vantagem :)

    Tranquilidade e sossego abundam naqueles bairros. Falta, agora que a zona está em expansão, trazer (mais) serviços.

    Resumidamente, acho que é uma boa aposta se pretende uma moradia e ficar em Odivelas. Espero ter ajudado. Isto é apenas a minha experiência, claro.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  7.  # 13

    Boa tarde,

    Eu comprei terreno para construir junto ao bairro social da Quinta das Pretas, perto da zona industrial onde fica o Intermarché (comprei, porque, devido a isso o valor por m2 era menor).

    Também recolhi feedback positivo em termos de segurança das habitações e das pessoas. Já quanto a atos de vandalismo dos espaços e equipamentos públicos, e desleixe/falta de civismo quanto a lixo, espaços verdes e assim... enfim, é uma zona de bairro social.
  8.  # 14

    Colocado por: ricardo.rodriguesBoa tarde,

    Eu comprei terreno para construir junto ao bairro social da Quinta das Pretas, perto da zona industrial onde fica o Intermarché (comprei, porque, devido a isso o valor por m2 era menor).

    Também recolhi feedback positivo em termos de segurança das habitações e das pessoas. Já quanto a atos de vandalismo dos espaços e equipamentos públicos, e desleixe/falta de civismo quanto a lixo, espaços verdes e assim... enfim, é uma zona de bairro social.


    Acrescentar que, independentemente de ser ou não bairro social e isso poder estar ou não relacionado com essas coisas, a verdade é que faltam serviços em Famões, nomeadamente recolha de lixo frequente, caixotes (o número de contentores de lixo na minha opinião é baixo para o número atual de residentes) incluindo para reciclagem. Portanto, não será só um problema de falta doe civismo (que de facto abunda, mas não é só em Famões ou sequer Odivelas) mas também de falta de limpeza das ruas e recolha de lixos, por exemplo.
  9.  # 15

    Colocado por: ricardo.rodriguesBoa tarde,

    Eu comprei terreno para construir junto ao bairro social da Quinta das Pretas, perto da zona industrial onde fica o Intermarché (comprei, porque, devido a isso o valor por m2 era menor).

    Também recolhi feedback positivo em termos de segurança das habitações e das pessoas. Já quanto a atos de vandalismo dos espaços e equipamentos públicos, e desleixe/falta de civismo quanto a lixo, espaços verdes e assim... enfim, é uma zona de bairro social.


    Boa tarde se comprou os terrenos encostado ao campo da bola realmente estavam bastante baratos para os preços da zona mas tem o inconveniente do bairro.

    Mas posso confirmar que o bairro é bastante sossegado (teve 2 balcões bancários) a funcionar dentro do bairro sem qualquer problema durante anos e anos, para mim que nasci e cresci na amadora aquilo nem um bairro social é, basta ir ao pingo doce e ao Intermarché para se perceber que o ambiente é pacato.

    Sobre o comentário do início do tópico sobre bairro social ao pé do dolce Vita é o bairro casal da mira e não tem nada haver com Famões ainda fica na amadora, acabou por estragar a zona á volta (moinhos Funcheira, vale grande e vale pequeno) mas sinceramente já fica longe para estragar Famões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  10.  # 16

    Também irá influenciar o futuro preço de uma eventual venda da casa. É um compromisso "calculado".
 
0.0217 seg. NEW