Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a tod@s,

    Tinha um apartamento alugado (há uns anos já) em que a inquilina me avisou que precisava sair no final do mês passado, mas que arranjou alguém para me ficar com o apartamento. Ela supostamente teria de deixar o apartamento no estado em que o encontrou.

    Ora, desloquei-me ao apartamento e aparentemente, precisava de uma pintura e reparar uma coisa ou outra...

    Quando este mês entrou o novo inquilino, viemos a descobrir os dois (que afinal, haviam muito mais coisas "escondidas").

    - A fechadura da porta de entrada de casa, estava estragada e o inquilino ficou "fechado" fora de casa (120€ para novo canhão + abertura de fechadura)
    - O frigorífico aparentemente trabalhava,o congelador trabalhava, mas no entanto não faz frio em baixo e tem a luz queimada (frigorifico novo)
    - A instalação de TV para os quartos, foi cortado e houve necessidade de reparar a instalação (passar fio novo - 150€)
    - Pintura num T3 (2 a 3 baldes de tinta, que a mão de obra é dos irmãos - 120€)
    - Para além da fechadura nova, a porta, terá de ser substituída, pois a "senhora" lembrou-se de colocar uma fechadura nova, por problemas com familiares.

    Há alguma coisa que possa fazer para "responsabilizar"?

    A caução não chega nem de perto para arranjar tudo isto (350€).
      fios.jpg
      frigorifico.jpg
      porta.jpg
  2.  # 2

    Cool story.
  3.  # 3

    Porque raio cortaram o cabo da TV? Desculpe jcfcid mas fartei-me de rir com o cabo cortado que raio looool epah entre em contacto com ela, nem que seja pra tentar um acordo pra pagar aos poucos os danos... O frigorifico e o canhão ainda dou de barato, mas quanto à porta, pediu-lhe autorização pra fazer um buraco novo na porta? E os cabos da TV ela que pague também, não tinham nada que fazer esse "chop".
  4.  # 4

    Colocado por: desofiapedroPorque raio cortaram o cabo da TV? Desculpe jcfcid mas fartei-me de rir com o cabo cortado que raio looool epah entre em contacto com ela, nem que seja pra tentar um acordo pra pagar aos poucos os danos... O frigorifico e o canhão ainda dou de barato, mas quanto à porta, pediu-lhe autorização pra fazer um buraco novo na porta? E os cabos da TV ela que pague também, não tinham nada que fazer esse "chop".


    Sei que colocou a fechadura por problemas familiares e para impedir a entrada no apartamento. Nunca me pediu autorização, teria pedido para colocar um canhão novo ou algo do género, nunca lhe daria autorização para tal!

    Em relação aos cabos, não faço ideia.... Sem comentários!

    A questão é saber se há alguma forma de responsabilizar o fiador ou a propria inquilina anterior...
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaCool story.


    De cool tem muito pouco!

    Sempre fui correto em tudo.. Estragou-se o esquentador, coloquei um termoacumulador a pedido dela... Estragaram-se outras coisas, sempre me mostrei disponivel para reparar.. .
  6.  # 6

    Já falou com ela? para a caução não pagar 350 era um valor muito baixo de renda. Tende falar com ela a bem e veja que valor ela pode pagar nem que lhe facilite os pagamentos. Se não for a bem parece-me que só metendo advogado, agora é avaliar se vale a pena.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 7

    sempre foi correcto e foi comido tambem..... 150 euros para passar cabo de tv? olhe que é bastante.....
    Concordam com este comentário: Diogo999
  8.  # 8

    Colocado por: jorgferrJá falou com ela? para a caução não pagar 350 era um valor muito baixo de renda. Tende falar com ela a bem e veja que valor ela pode pagar nem que lhe facilite os pagamentos. Se não for a bem parece-me que só metendo advogado, agora é avaliar se vale a pena.
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Não adianta falar com ela... Ela disse que o pai lá colocava uma porta, que o pai pintava as paredes e que o pai faria tudo.. Dei-lhe até à entrada efetiva do novo inquilino, o que não aconteceu. A

    A caução era precisamente uma renda.. Eu facilitei e deixei sair sem os 2 meses de aviso, porque me arranjou alguém. A questão é se posso responsabilizar essa pessoa, pelos danos que deixou.
  9.  # 9

    Colocado por: loverscoutt


    Não concordo, foi passado o cabo todo, porque foi cortado onde não devia...

    Mão de obra, mais cabo... Não me parece muito caro!
  10.  # 10

    Colocado por: jorgferrSe não for a bem parece-me que só metendo advogado, agora é avaliar se vale a pena.


    Vale sempre a pena, mais que não seja paga os honorários para o advogado mediar o caso e para que este escreva uma carta em legales a acusar o dano e pedido a reparação ou ressarcimento deste, com a "ameaça" que seguidamente se seguirá a via judicial. Não lhe deve custar mais de 100Eur e se calhar até surte efeito sem ter que efetivamente seguir pela via judicial.

    A pintura eu não consideraria estrago. Se já estava alugado há alguns anos se calhar era algo que também era conveniente fazer de qq forma.
    A questão do frigorífico depende se foi apenas uma avaria resultante da normal utilização e idade do aparelho ou se foi dano causado por má utilização.

    O resto deveria pelo menos ter pedido autorização.
    Os cabos até admito que tenha sido o instalador de um operador que não esteve com meias medidas, mas a inquilina devia ter supervisionado os trabalhos e garantido que nada era estragado no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
    • zed
    • 8 abril 2019

     # 11

    Estava à espera de bem pior, afinal são coisas relativamente pequenas.

    Um frigorífico de >8 anos como esse já não vale muito, se não tiver arranjo compre outro no OLX. Não percebo porque necessita de porta nova, não pode tapar o buraco com uma peça metálica? Ou com uma resina.

    Desta feita quanto pediu de caução?
  11.  # 12

    Colocado por: zedEstava à espera de bem pior, afinal são coisas relativamente pequenas.

    Um frigorífico de >8 anos como esse já não vale muito, se não tiver arranjo compre outro no OLX. Não percebo porque necessita de porta nova, não pode tapar o buraco com uma peça metálica? Ou com uma resina.

    Desta feita quanto pediu de caução?


    Não percebe porque precisa? Se arrendasse a sua casa pintada de fresco, limpinha, com tudo impecavel e a funcionar, aceitaria uma casa com a porta esburacada (madeira maçiça), frigorifico estragado, pintura lastimavel, mofo nos WC's e um dos quartos, aceitaria de bom grado?

    Coisas relativamente pequenas ora vejamos:

    Porta em madeira maçiça : quer dar valor? (falaram-me em cerca de 500€)

    Frigorifico: 150 / 200€ ?

    Pintura: 150 €

    Cablagem: 150€

    O aluguer são 350€ / mês (T3 em Leiria a 10 minutos a pé do centro da cidade). Desta vez a manutenção dos electrodomésticos é exclusivamente a cargo do inquilino, sendo que no final, tem de ficar o que tem...
  12.  # 13

    Colocado por: hangas

    Vale sempre a pena, mais que não seja paga os honorários para o advogado mediar o caso e para que este escreva uma carta em legales a acusar o dano e pedido a reparação ou ressarcimento deste, com a "ameaça" que seguidamente se seguirá a via judicial. Não lhe deve custar mais de 100Eur e se calhar até surte efeito sem ter que efetivamente seguir pela via judicial.

    A pintura eu não consideraria estrago. Se já estava alugado há alguns anos se calhar era algo que também era conveniente fazer de qq forma.
    A questão do frigorífico depende se foi apenas uma avaria resultante da normal utilização e idade do aparelho ou se foi dano causado por má utilização.

    O resto deveria pelo menos ter pedido autorização.
    Os cabos até admito que tenha sido o instalador de um operador que não esteve com meias medidas, mas a inquilina devia ter supervisionado os trabalhos e garantido que nada era estragado no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcfcid


    Ele foi entregue pintado de fresco, por isso, ou pedia ao pai, já que é um faz tudo e construtor civil para o fazer antes de sair ou ficava sem o correspondente, nunca lhe exigi dinheiro, só que deixasse a casa conforme a encontrou (que aliás, está em contrato).

    Em relação ao frigorifico, foi mesmo má utilização... Pelo que o homem que lá foi ver me disse, foi a porta que ficou muito tempo aberta e a luz "derreteu"...
    • zed
    • 10 abril 2019

     # 14

    Colocado por: jcfcidaceitaria de bom grado?


    De bom grado não.. Mas também não iria esperar que a pintura, frigorífico, e fechadura estivessem a 100% após 8 anos. Estas coisas gastam-se e avariam, seria de esperar a necessidade de alguma manutenção. Se quer ter tudo impecável como diz tem de estabelecer a renda já a contar que o frigorífico é para substituir de 5 em 5 anos, a casa é pintada entre inquilinos, etc.

    A questão da porta é chata mas volto a perguntar: porque não tapa com uma chapa que não tenha um buraco? Ou então coloque uma fechadura igual à que a inquilina tinha instalada, até valoriza a casa em termos de segurança.
    Concordam com este comentário: hangas
  13.  # 15

    Ainda tem a caução de 350€ em sua posse ou já a devolveu?
  14.  # 16

    Colocado por: O.MartinsAinda tem a caução de 350€ em sua posse ou já a devolveu?


    Claro que não! Não perco tudo é verdade!

    Colocado por: zed

    De bom grado não.. Mas também não iria esperar que a pintura, frigorífico, e fechadura estivessem a 100% após 8 anos. Estas coisas gastam-se e avariam, seria de esperar a necessidade de alguma manutenção. Se quer ter tudo impecável como diz tem de estabelecer a renda já a contar que o frigorífico é para substituir de 5 em 5 anos, a casa é pintada entre inquilinos, etc.

    A questão da porta é chata mas volto a perguntar: porque não tapa com uma chapa que não tenha um buraco? Ou então coloque uma fechadura igual à que a inquilina tinha instalada, até valoriza a casa em termos de segurança.
    Concordam com este comentário:hangas


    A fechadura que lá estava instalada, era de trancas (uma para cima e outra para baixo). Ela estragou-a, para colocar a segunda, para alem de fazer mais um buraco!

    O que está em contrato é bem claro... A casa tem de ser deixada no estado em que foi entregue. Se tem electrodomésticos incluídos, tem de pelo menos os deixar a funcionar não?

    Se foi entregue pintada de fresco, no minimo, limpava os bolores assim como as paredes que estavam marcadas e com papel de parede que eu não autorizei a colocar... ou sou eu que vejo errado?
  15.  # 17

    Tem de aumentar a caução no próximo contrato
    Concordam com este comentário: zed
 
0.0220 seg. NEW